Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Antenor Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Jofilsan, Lucas Calado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T20:42:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T20:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-10 | - |
dc.identifier.citation | JOFILSAN, Lucas Calado. Música infinita para cenários infinitos no contexto dos videogames: a criação de um sistema de composição musical que promova a integração entre algoritmos, game arte e interatividade. 2024. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51216 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou criar um sistema de composição musical com
qualidades generativas, integrando game arte, design de jogos e criação algorítmica
no processo de criação ou modificação de cenários 2D para videogames. Para isso,
realizou-se uma ampla revisão de literatura, abrangendo elementos de música
computacional, música para videogames e processos técnicos de criação musical na
indústria de software. A seguir, foram desenvolvidas duas ferramentas para análise,
gestão e avaliação de sistemas musicais procedurais: o Protocolo de Auxílio à
Tomada de Decisão e o Sistema de Análise de Recorrência e Espacialidade em
áudios dinâmicos. As ferramentas criadas foram integradas ao modelo
composicional e, posteriormente, testadas em um protótipo de jogo digital concebido
no âmbito da pesquisa com o intuito de permitir a experimentação dos
procedimentos desenvolvidos. O conceito-chave abordado na concepção de
músicas com qualidades generativas para videogames foi o de "design de mudança"
em um ambiente virtual. Adicionalmente, fez-se uso da inferência causal para o
controle desses processos, permitindo maior previsibilidade sobre as composições
implementadas com qualidades generativas em jogos digitais. Como resultado,
demonstrou-se que qualidades generativas podem surgir a partir da interação
simultânea de vários sistemas procedurais em um ambiente virtual. Conclui-se,
ainda, que uma visão integrada, que leve em consideração elementos artísticos,
programação algorítmica e interatividade, pode contribuir para uma melhor
compreensão da construção musical para videogames com qualidades generativas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Música infinita para cenários infinitos no contexto dos videogames : a criação de um sistema de composição musical que promova a integração entre algoritmos, game arte e interatividade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Videogame | pt_BR |
dc.subject.keyword | Composição (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música generativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design integrado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The goal of this research was to create a music composition system with generative
qualities, integrating game art, game design and algorithmic creation in the process
of creating or modifying 2D scenarios for video games. To this end, a comprehensive
literature review was conducted, covering elements of computer music, music for
videogames and technical processes of music creation in the software industry.
Following, two tools for analysis, management, and evaluation of procedural music
systems were developed: the Decision-Making Aid Protocol and the Recurrence and
Spatiality Analysis System in dynamic audios. The tools created were integrated into
the compositional model and, later, tested in a digital game prototype designed within
the context of the research with the aim of allowing experimentation of the developed
procedures. The key concept addressed in the conception of music with generative
qualities for videogames was that of "changing design" in a virtual environment.
Additionally, causal inference was used to control these processes, allowing greater
predictability over the compositions implemented with generative qualities in digital
games. As a result, it was demonstrated that generative qualities can arise from the
simultaneous interaction of several procedural systems in a virtual environment. It is
also concluded that an integrated approach, which takes into account artistic
elements, algorithmic programming, and interactivity, can contribute to a better
understanding of musical construction for videogames with generative qualities. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente investigación tuvo como objetivo crear un sistema de composición
musical con cualidades generativas, integrando arte de videojuegos, diseño de
juegos y creación algorítmica en el proceso de creación o modificación de
escenarios 2D para videojuegos. Para ello, se realizó una amplia revisión de la
literatura, abarcando elementos de música computacional, música para videojuegos
y procesos técnicos de creación musical en la industria del software. A continuación,
se desarrollaron dos herramientas para el análisis, gestión y evaluación de sistemas
musicales procedurales: el Protocolo de Apoyo para la Toma de Decisiones y el
Sistema de Análisis de Recurrencia y Espacialidad en audios dinámicos. Las
herramientas creadas fueron integradas al modelo composicional y, posteriormente,
probadas en un prototipo de juego digital concebido en el marco de la investigación
con el objetivo de permitir la experimentación de los procedimientos desarrollados. El
concepto clave abordado en la concepción de músicas con cualidades generativas
para videojuegos fue el de "diseño de cambio" en un entorno virtual. Adicionalmente,
se hizo uso de la inferencia causal para el control de estos procesos, lo que permitió
una mayor previsibilidad sobre las composiciones implementadas con cualidades
generativas en juegos digitales. Como resultado, se demostró que las cualidades
generativas pueden surgir de la interacción simultánea de varios sistemas
procedurales en un entorno virtual. Además, se concluye que una visión integrada,
que tenga en cuenta elementos artísticos, programación algorítmica e interactividad,
puede contribuir a una mejor comprensión de la construcción musical para
videojuegos con cualidades generativas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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