Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Ricardo José Dourado | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, Karoline Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T20:42:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T20:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-15 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Karoline Nascimento. Construção da performance musical de crianças ao piano: um estudo à luz da aprendizagem autorregulada. 2024. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51215 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca compreender as formas de manifestação da aprendizagem
autorregulada em cinco crianças estudantes de piano, em uma escola particular, com
idades entre sete e dez anos. A proposta parte de questões sobre a estimulação da
aprendizagem autorregulada na construção de performances musicais em crianças, a
partir da reflexão sobre quais aspectos estão envolvidos na autorregulação manifestados
pelas crianças em contextos de sala de aula e nas sessões de práticas de estudos em casa.
Para o referencial teórico, os autores escolhidos foram Barry Zimmerman (1989, 2009),
por sua abordagem multidimensional e sociocognitiva da autorregulação e Garry
McPherson (2001, 2013), por conversar com essa teoria trazendo para a perspectiva da
aprendizagem musical importantes discussões sobre os elementos que influenciam e estão
envolvidos neste processo. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório e parte das
observações dos relatos e reflexões dos alunos em sala de aula relacionadas à prática
instrumental e de entrevistas realizadas no término do semestre com os alunos e pais
responsáveis. A metodologia utilizada foi o estudo casos múltiplos e, para a construção
dos dados empíricos, foram utilizadas as técnicas de observação participante, vídeogravação, documentos e entrevistas semiestruturadas. O estudo traz importantes reflexões
para a prática docente no intuito de incentivar alunos a serem atores de seu próprio
processo de aprendizagem e mais conscientes sobre a sua performance musical. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construção da performance musical de crianças ao piano : um estudo à luz da aprendizagem autorregulada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem autorregulada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Piano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand the manifestations of self-regulated learning in five
piano students aged seven to ten at a private school. The proposal starts from questions
about the stimulation of self-regulated learning in the construction of musical
performances in children, based on reflection on which aspects are involved in selfregulation expressed by children in classroom contexts and in study practice sessions at
home. For the theoretical framework, the authors chosen were Barry Zimmerman (1989,
2009), for his multidimensional and socio-cognitive approach to self-regulation, Garry
McPherson (2001, 2013) for talking to this theory, bringing to the perspective of musical
learning important discussions about the elements who influence and are involved in this
process. The research is qualitative and exploratory, based on observations of students'
reports and reflections in the classroom related to instrumental practice, and interviews
conducted at the end of the semester with students and their parents. The methodology
used was multiple case studies and, to construct the empirical data, the techniques of
participant observation, vídeo recording, documents and semi-structured interviews were
used. The study provides important reflections for teaching practice, aiming to encourage
students to be active participants in their own learning process and more aware of their
musical performance. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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