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Título: A escrita musical e o teatro-ritual da autora camaronesa Werewere-Liking
Autor(es): Lourenço, Thaynara Henrique Vieira
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Teatro musical
Teatro
Ritual
Colonialismo
Data de publicação: 17-Dez-2024
Referência: LOURENÇO, Thaynara Henrique Vieira. A escrita musical e o teatro-ritual da autora camaronesa Werewere-Liking. 2024. 172 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo analisa a obra da autora pluridisciplinar camaronesa Werewere-Liking, que se destaca por sua atuação em diversas áreas, como escrita, música, percussão, romance, ensaio, atuação e direção, entre outros ofícios exercidos em torno do espetáculo. Nosso objetivo central consiste em investigar a maneira como a autora manipula o hibridismo em suas criações, especialmente nas interações entre linguagem dramática e musical, fundamentadas nas tradições de seu povo, os Bassa, também de Camarões. Ademais, pretendemos examinar sua obra em um contexto brasileiro caracterizado pela carência de estudos acadêmicos sobre a autora e sua cultura, tanto em traduções para o português quanto em registros documentais e audiovisuais. Uma meta adicional é abordar as vozes femininas africanas no Brasil, preenchendo assim uma lacuna de pesquisa. Buscou-se, como embasamento teórico, a centralização em epistemes negras e afrocentradas, a fim de ter por base olhares efetivamente voltados para a África e evidenciar interlocuções que abrangem suas próprias produções e perspectivas sobre os desdobramentos do colonialismo. Na primeira parte do trabalho, será discutida a Coletânea de Canções Épicas do povo Bassa de Camarões (2007), considerada uma obra rara. Esse texto estabelece uma conexão direta com o que a autora denomina de teatroritual, uma forma contemporânea de teatro que ela desenvolveu na Costa do Marfim, com base nos princípios da tradição bassa. Na segunda seção, serão examinados os textos da autora que se enquadram nessa estética, enquanto na terceira parte serão tratados aqueles que não estabelecem essa conexão de forma direta. Foi verificado que a musicalidade, que abrange a dinâmica da obra de Werewere-Liking, é uma ferramenta de produção e recuperação de sentido, alçado não apenas na concretização do imaginário africano, mas também na musicalidade como um mecanismo efetivo de recuperação de um passado coletivo originário.
Abstract: Este estudo analisa a obra da autora pluridisciplinar camaronesa Werewere-Liking, que se destaca por sua atuação em diversas áreas, como escrita, música, percussão, romance, ensaio, atuação e direção, entre outros ofícios exercidos em torno do espetáculo. Nesta pesquisa, interessa-nos investigar como a autora opera esse hibridismo em suas criações, principalmente no que se refere às interações entre a linguagem dramática e musical, visto que herdou as bases da tradição de seu povo, os Bassa, também de Camarões. Buscou-se, como embasamento teórico, a centralização em epistemes negras e afrocentradas, a fim de ter por base olhares efetivamente voltados para a África e evidenciar interlocuções que abrangem suas próprias produções e perspectivas sobre os desdobramentos do colonialismo. Na primeira parte do trabalho, será discutida a Coletânea de Canções Épicas do povo Bassa de Camarões (2007), considerada uma obra rara. Esse texto estabelece uma conexão direta com o que a autora denomina de teatro-ritual, uma forma contemporânea de teatro que ela desenvolveu na Costa do Marfim, com base nos princípios da tradição bassa. Na segunda seção, serão examinados os textos da autora que se enquadram nessa estética, enquanto na terceira parte serão tratados aqueles que não estabelecem essa conexão de forma direta. Foi verificado que a musicalidade, que abrange a dinâmica da obra de Werewere-Liking, é uma ferramenta de produção e recuperação de sentido, alçado não apenas na concretização do imaginário africano, mas também na musicalidade como um mecanismo efetivo de recuperação de um passado coletivo pré-colonial.This study analyzes the work of the Cameroonian pluridisciplinary author Werewere-Liking, which stands out for its action in several areas, such as writing, music, percussion, romance, essay, acting and direction, among other occupations exercised around performance. Our central objective is to investigate how the author manipulates hybridism in her creations, especially in the interactions between dramatic and musical language, grounded in the traditions of her people, the Bassa, also from Cameroon. Furthermore, we intend to examine her work in a Brazilian context characterized by a lack of academic studies on the author and her culture, both in translations into Portuguese and in documentary and audiovisual records. An additional goal is to address African female voices in Brazil, thus filling a research gap. It was sought, as a theoretical basis, the centralization in black and Afro-centered epistemes, in order to be based on looks effectively focused on Africa and evidence interlocutions that cover their own productions and perspectives on the deployments of colonialism. In the first part of the work, it will be discussed the Collection of Epic Songs of the Bassa people of Cameroon (2007), considered a rare work. This text establishes a direct connection with what the author calls ritual-theater, a contemporary form of theater that she developed in Ivory Coast, based on the principles of the Bassa tradition. In the second section, the author’s texts that fit this aesthetic will be examined, while in the third part will be treated those that do not establish this connection directly. The discovery was made that musicality, as exemplified in the dynamic creations of Werewere-Liking, serves as a potent instrument for both the production and rediscovery of meaning. It extends beyond mere representation of the African imagination, functioning as a powerful mechanism for reconnecting with a shared ancestral heritage.
Résumé: Cette étude analyse l'œuvre de l'auteure pluridisciplinaire camerounaise Werewere-Liking, qui se distingue par son engagement dans divers domaines tels que l'écriture, la musique, la percussion, le roman, l'essai, l'interprétation et la direction, entre autres activités liées au spectacle. Notre objectif principal est d'explorer la manière dont l'auteure manipule l'hybridisme dans ses créations, notamment dans les interactions entre le langage dramatique et musical, en s'appuyant sur les traditions de son peuple, les Bassa, également du Cameroun. De plus, nous avons l'intention d'examiner son œuvre dans un contexte brésilien caractérisé par le manque d'études académiques sur l'auteure et sa culture, tant en traductions vers le portugais qu'en enregistrements documentaires et audiovisuels. Un objectif supplémentaire est d'aborder les voix féminines africaines au Brésil, comblant ainsi une lacune de recherche. On rechercha, comme fondement théorique, la centralisation en épistémes noires et afrocentrées, afin de se fonder sur des regards effectivement tournés vers l’Afrique et de mettre en évidence des interlocutions qui englobent leurs propres productions et perspectives sur les déploiements du colonialisme. Dans la première partie de l’ouvrage, sera discuté le Recueil de chansons épiques du peuple Bassa du Cameroun (2007), considéré comme une œuvre rare. Ce texte établit un lien direct avec ce que l’auteure appelle le théâtre-rituel, une forme contemporaine de théâtre qu’elle a développé en Côte d’Ivoire, sur la base des principes de la tradition bassa. Dans la deuxième section, les textes de l’auteure qui relèvent de cette esthétique seront examinés, tandis que dans la troisième partie seront traités ceux qui n’établissent pas ce lien directement. Il a été constaté que la musicalité, qui englobe la dynamique de l’œuvre de Werewere-Liking, est un outil de production et de récupération de sens, non seulement dans la concrétisation de l’imaginaire africain, mais aussi dans la musicalité comme mécanisme efficace de récupération d’un passé collectif originaire.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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