Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Rogério da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, André Araujo Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:26:35Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:26:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, André Araujo Pires. Sobrevivendo no Inferno da Divina Comédia. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51201 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo trabalhar a face da maldade abordada por Zygmunt Bauman
e Leonidas Donskis, em Cegueira Moral, a insensibilidade ao sofrimento alheio, aplicada aos
cismáticos presentes no oitavo círculo do inferno descrito por Dante Alighieri, em A (Divina)
Comédia. Também se faz presente nesta dissertação uma aproximação entre a forma como
Dante Alighieri, na obra citada, faz uso da poesia como meio de denúncia e como este mesmo
uso se dá na obra Sobrevivendo no Inferno (1997), do grupo paulista de rap Racionais MC’s. O
elemento chave para esta aproximação é a Maldade, que neste trabalho parte do conceito
delimitado por Bauman e Donskis. Tanto o rap do Racionais quanto a poesia de Dante Alighieri
utilizam da estrutura poética para denunciar fatos, sejam estes vivenciados ou praticados por
desafetos. Para desenvolver tais comparações entre o uso da poesia em contextos díspares
geográfica, temporal e politicamente, buscou-se, no arcabouço teórico, dados que delimitassem
e aproximassem os objetos pesquisados. Quanto à primeira etapa, o mal em A Cegueira Moral
e em A (Divina) Comédia, investigou-se sobre as personagens descritas por Dante Alighieri e
também sobre o próprio autor, com a finalidade de entender qual a ligação entre aqueles que
estavam situados no oitavo círculo do inferno e o mal da discórdia. Foi possível identificar nesta
pesquisa que a condenação por parte de Dante Alighieri é determinada pelas experiências
vividas pelo autor, seja no âmbito público ou privado. Por fim, o contraste entre as obras
escolhidas, é possível traçar que, apesar das diferenças que são óbvias entre o grupo de rap
paulista e o autor florentino, o uso da poesia, como meio de denúncia e como propagação de
ideias e ideais, é o que aproxima as obras estudadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sobrevivendo no Inferno da Divina Comédia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alighieri, Dante, 1265-1321 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bauman, Zygmunt, 1925-2017 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inferno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racionais Mc's | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation aims to develop an understanding of the face of evil present in Zygmunt
Bauman and Leonidas Donskis’ work, Moral Blindness: The Loss of Sensitivity in Liquid
Modernity, the insensitivity to the suffering of others, applied to those punished as schismatics
in Dante Alighieri’s (Divine) Comedy. Also, this work attempts to trace links between Dante’s
(Divine) Comedy and Brazilian rap group Racionais MC’s album, Sobrevivendo no Inferno
(1997). A key element to bring these together is evil, which is seen through the lenses of
Bauman and Donskis. Both Racionais’s rap music and Dante’s poetics use of poetry as means
to account for facts, being them lived by them or performed by their fouls. In order to exploit
given comparisons regarding the use of poetry in such different geographical, timely and
political contexts, it was sought in the theoretical framework data which provided means to
limit and bring closer the objects of study. Concerning the first phase, the evil present in Moral
Blindness and in (Divine) Comedy, it has been investigated about the characters presented by
Dante Alighieri and the author himself as means to understand the connection between those
positioned in hell’s eighth circle and the face of evil as disagreement. It has been possible to
identify in this research that the convictions determined by Dante Alighieri is determined by
the experiences lived by the author in both private and public spheres. Finally, contrasting the
selected works, it is possible to understand that apart from the obvious differences relating the
Brazilian rap group and the poet from Florence, the use of poetry as means of reporting and
spread ideas and ideals is what brings the objects of study closer. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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