Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fausto Neto, Tiago Quiroga | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Rosemary Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T17:20:44Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T17:20:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-09 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Rosemary Lopes. Conexões emocionais entre marcas e pessoas: um estudo do branding como saber-poder neoliberal. 2024. 164 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51196 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tomada como referência, a contemporaneidade é o período histórico que parece alçar o
consumidor à condição fundamental de protagonista da valoração marcária. Atrelados à
radical intensificação da emocionalidade na vida social, indivíduos se convertem em fonte de
valor para as organizações por vias sem precedentes. O branding, ou seja, a construção e a
gestão de marcas realizadas com a finalidade precípua de incrementar seu valor de mercado é
um saber crucial à nova racionalidade, pois envolve técnicas que conseguem promover
conexões afetivas entre marcas, trabalhadores e consumidores. A comunicação, especialmente
a comunicação digital, desempenha um papel central nesse processo, pois além de guiar a
formação dos significados das marcas possibilitando a criação de conexões emocionais com
os consumidores, os incentiva a ações que geram valor. Tal fenômeno não pode ser dissociado
do estágio atual do capitalismo, no qual a plataformização das relações entre empresas e
consumidores e a extração de dados a partir da experiência humana na web constituem-se em
substratos econômicos fundamentais. Considerando essa problemática, a presente pesquisa se
propõe a investigar como o branding se converte, agora, em um saber-poder neoliberal, que
utiliza a comunicação digital para transformar emoções em valor econômico para as marcas,
fato que coloca indivíduos como coprodutores do processo de sua valoração, espelhando,
assim, um novo tipo de capitalismo. Para dar materialidade ao fenômeno descrito, optamos
por um estudo de caso focado na marca chinesa Shein, que atua globalmente no ramo de
vestuário do setor varejista por meio de sua plataforma digital aberta a comerciantes de seu
país de origem e de alguns dos países onde atua. A escolha da marca se justifica por sua
capacidade de refletir a complexidade da proposta que norteia a pesquisa. Conclui-se que a
empresa soube utilizar eficientemente as mais modernas ferramentas à sua disposição em prol
da escalada por poder econômico, político e cultural. Nesse cenário, evidencia-se o branding
como saber-poder estruturante dessa dinâmica na medida em que suas técnicas estimulam
comportamentos emocionais, que, em última instância, alimentam os bancos de dados das
plataformas digitais convertendo, assim, emoções em insumos vitais de um capitalismo
baseado na extração, transformação e monetização de dados comportamentais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conexões emocionais entre marcas e pessoas : um estudo do branding como saber-poder neoliberal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marcas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Branding (Marketing) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Contemporary times are the historical period that seems to elevate the consumer to the
fundamental condition of protagonist in brand valuation. Linked to the radical intensification
of emotionality in social life, individuals are becoming a source of value for organizations in
unprecedented ways. Branding, that is, the construction and management of brands carried out
with the primary purpose of increasing their market value, is a crucial skill for the new
rationality, as it involves techniques that can promote emotional connections between brands,
workers and consumers. Communication, especially digital communication, plays a central
role in this process, because, in addition to guiding the formation of brand meanings, enabling
the creation of emotional connections with consumers, it encourages them to take actions that
generate value. This phenomenon cannot be dissociated from the current stage of capitalism,
in which the platformization of relationships between companies and consumers and the
extraction of data from human experience on the web constitute fundamental economic
substrates. Considering this issue, this research aims to investigate how branding is now
becoming a neoliberal knowledge-power that uses digital communication to transform
emotions into economic value for brands, a fact that places individuals as co-producers of the
process of their valuation, thus reflecting a new type of capitalism. To give materiality to the
phenomenon described, we chose a case study focused on the Chinese brand Shein, which
operates globally in the clothing retail sector through its digital platform open to merchants in
its country of origin and in some of the countries where it operates. The choice of the brand is
justified by its ability to reflect the complexity of the proposal that guides the research. It is
concluded that the company knew how to efficiently use the most modern tools at its disposal
in order to climb the economic, political and cultural power ladder. In this scenario, branding
is evident as the structuring knowledge-power of this dynamic, as its techniques stimulate
emotional behaviors, which, ultimately, feed the databases of digital platforms, thus
converting emotions into vital inputs for a capitalism based on the extraction, transformation
and monetization of behavioral data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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