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RicardoCruccioliRibeiro_TESE.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ana Tereza Reis dapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Ricardo Crucciolipt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T15:10:53Z-
dc.date.available2024-12-17T15:10:53Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.date.submitted2024-07-26-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ricardo Cruccioli. Existir, resistir e r-existir em retratos de mim: contribuições das artes cênicas no enfrentamento de violências LGBTQIAPN+fóbicas em ambientes escolares. 2024. 197 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51185-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste texto-tese contempla uma reflexão sobre o potencial pedagógico das artes cênicas no enfrentamento de violências de gênero e sexualidade direcionadas à comunidade LGBTQIAPN+ em ambientes escolares. Parto do pressuposto de que as artes cênicas podem constituir territórios estéticos-político de existências, resistências e r-existências (PORTO-GONÇALVES, 2002; 2008) que visibilizam positivamente corpos, culturas e saberes transgressivos, difundindo uma educação antiLGBTQIAPN+fóbica capaz de afetar e transformar espaços de escolarização que são hostis com essa comunidade. A pesquisa é autorreferenciada. O principal aporte empírico é o recorte de uma experiência que tive enquanto docente e diretor de teatro, na condução de processo artístico cênico teatral, desenvolvido em parceria com estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), situada em Brasília (DF), no período de fevereiro de 2017 a abril de 2019. As análises que geram a reflexão de que falei anteriormente focam, especificamente, o processo de montagem e apresentação do espetáculo teatral “O causo de Maria e Etevaldo” (Ricardo C. RIBEIRO, 2017). Além disso, como parte dos procedimentos metodológicos, foram realizados estudos teóricos em chave decolonial, com a mobilização de obras e pensadoras do campo da educação, dos estudos de gênero e dos estudos cuir/queer. Foram, também, aplicados dois questionários com professoras formadoras e três com professoras cursistas, responsáveis e participantes, respectivamente, de formações que tratam de diversidade de gênero e orientação sexual, ofertadas pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF (EAPE/SEEDF), que objetivaram ampliar a compreensão de como as violências LGBTQIAPN+fóbicas podem ser identificadas e combatidas em ambientes escolares.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExistir, resistir e r-existir em retratos de mim : contribuições das artes cênicas no enfrentamento de violências LGBTQIAPN+fóbicas em ambientes escolarespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+ - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLGBTIfobiapt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation contemplates a reflection on the pedagogical potential of the performing arts in confronting gender and sexual violence directed at the LGBTQIAPN+ community in school environments. I start from the assumption that the performing arts can constitute aesthetic-political territories of existences, resistances and r-existences (PORTOGONÇALVES, 2002; 2008) that positively visualize bodies, cultures and transgressive knowledge, spreading an anti-LGBTQIAPN+phobic education capable of affecting and transforming schooling spaces that are hostile to this community. The research is selfreferenced. The main empirical contribution is the excerpt of an experience I had as a teacher and theater director, in conducting a theatrical scenic artistic process, developed in partnership with students from the bachelor's and degree courses in Theater at the Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), located in Brasília (DF), from February 2017 to April 2019. The analyzes that generate the reflection I mentioned above focus, specifically, on the process of putting together and presenting the theatrical show “O causo de Maria e Etevaldo” (Ricardo C. RIBEIRO, 2017). Furthermore, as part of the methodological procedures, theoretical studies were conducted in a decolonial key, with the mobilization of works and thinkers from the field of education, gender studies and cuir/queer studies. Two questionnaires were also applied to teacher trainers and three to teacher students, responsible for and participants, respectively, in training courses that deal with gender diversity and sexual orientation, offered by the Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF (EAPE/SEEDF), which aimed to expand the understanding of how LGBTQIAPN+phobic violence can be identified and combated in school environments.pt_BR
dc.description.abstract2Este texto-tesis contempla una reflexión sobre el potencial pedagógico de las artes escénicas en el enfrentamiento de la violencia de género y sexualidad dirigida a la comunidad LGBTQIAPN+ en entornos escolares. Parto de la premisa de que las artes escénicas pueden constituir territorios estético-políticos de existencias, resistencias y rexistencias (PORTO-GONÇALVES, 2002; 2008) que visibilizan positivamente cuerpos, culturas y saberes transgresores, difundiendo una educación antiLGBTQIAPN+fóbica capaz de afectar y transformar espacios de escolarización que son hostiles con esta comunidad. La investigación es autorreferencial. El principal aporte empírico es el extracto de una experiencia que tuve como docente y director de teatro, en la conducción de un proceso artístico escénico teatral, desarrollado en colaboración con estudiantes de los cursos de bachillerato y licenciatura en Teatro de la Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), ubicada en Brasilia (DF), de febrero de 2017 a abril de 2019. Los análisis que generan la reflexión de la que hablé anteriormente se centran, específicamente, en el proceso de montaje y presentación del espectáculo teatral "O causo de Maria e Etevaldo" (Ricardo C. RIBEIRO, 2017). Además, como parte de los procedimientos metodológicos, se realizaron estudios teóricos en clave decolonial, con la movilización de obras y pensadoras del campo de la educación, de los estudios de género y de los estudios cuir/queer. También se aplicaron dos cuestionarios a profesoras formadoras y tres con profesoras cursistas, responsables y participantes, respectivamente, de cursos de capacitación sobre diversidad de género y orientación sexual, ofrecidos por la Subsecretaria de Formação Continuada de Profissionais da Educação do DF (EAPE/SEEDF), que tuvieron como objetivo ampliar la comprensión de cómo las violencias LGBTQIAPN+fóbicas pueden ser identificadas y combatidas en los entornos escolares.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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