Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ricardo Cruccioli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-26 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ricardo Cruccioli. Existir, resistir e r-existir em retratos de mim: contribuições das artes cênicas no enfrentamento de violências LGBTQIAPN+fóbicas em ambientes escolares. 2024. 197 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51185 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto-tese contempla uma reflexão sobre o potencial pedagógico das artes cênicas
no enfrentamento de violências de gênero e sexualidade direcionadas à comunidade
LGBTQIAPN+ em ambientes escolares. Parto do pressuposto de que as artes cênicas
podem constituir territórios estéticos-político de existências, resistências e r-existências
(PORTO-GONÇALVES, 2002; 2008) que visibilizam positivamente corpos, culturas e
saberes transgressivos, difundindo uma educação antiLGBTQIAPN+fóbica capaz de
afetar e transformar espaços de escolarização que são hostis com essa comunidade. A
pesquisa é autorreferenciada. O principal aporte empírico é o recorte de uma experiência
que tive enquanto docente e diretor de teatro, na condução de processo artístico cênico
teatral, desenvolvido em parceria com estudantes dos cursos de bacharelado e
licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), situada em
Brasília (DF), no período de fevereiro de 2017 a abril de 2019. As análises que geram a
reflexão de que falei anteriormente focam, especificamente, o processo de montagem e
apresentação do espetáculo teatral “O causo de Maria e Etevaldo” (Ricardo C.
RIBEIRO, 2017). Além disso, como parte dos procedimentos metodológicos, foram
realizados estudos teóricos em chave decolonial, com a mobilização de obras e
pensadoras do campo da educação, dos estudos de gênero e dos estudos cuir/queer.
Foram, também, aplicados dois questionários com professoras formadoras e três
com professoras cursistas, responsáveis e participantes, respectivamente, de
formações que tratam de diversidade de gênero e orientação sexual, ofertadas pela
Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF
(EAPE/SEEDF), que objetivaram ampliar a compreensão de como as violências
LGBTQIAPN+fóbicas podem ser identificadas e combatidas em ambientes escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Existir, resistir e r-existir em retratos de mim : contribuições das artes cênicas no enfrentamento de violências LGBTQIAPN+fóbicas em ambientes escolares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTIfobia | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation contemplates a reflection on the pedagogical potential of the performing
arts in confronting gender and sexual violence directed at the LGBTQIAPN+ community
in school environments. I start from the assumption that the performing arts can constitute
aesthetic-political territories of existences, resistances and r-existences (PORTOGONÇALVES, 2002; 2008) that positively visualize bodies, cultures and transgressive
knowledge, spreading an anti-LGBTQIAPN+phobic education capable of affecting and
transforming schooling spaces that are hostile to this community. The research is selfreferenced. The main empirical contribution is the excerpt of an experience I had as a
teacher and theater director, in conducting a theatrical scenic artistic process, developed
in partnership with students from the bachelor's and degree courses in Theater at the
Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), located in Brasília (DF), from February
2017 to April 2019. The analyzes that generate the reflection I mentioned above focus,
specifically, on the process of putting together and presenting the theatrical show “O
causo de Maria e Etevaldo” (Ricardo C. RIBEIRO, 2017). Furthermore, as part of the
methodological procedures, theoretical studies were conducted in a decolonial key, with
the mobilization of works and thinkers from the field of education, gender studies and
cuir/queer studies. Two questionnaires were also applied to teacher trainers and three
to teacher students, responsible for and participants, respectively, in training courses
that deal with gender diversity and sexual orientation, offered by the Subsecretaria de
Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF (EAPE/SEEDF), which
aimed to expand the understanding of how LGBTQIAPN+phobic violence can be
identified and combated in school environments. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este texto-tesis contempla una reflexión sobre el potencial pedagógico de las artes
escénicas en el enfrentamiento de la violencia de género y sexualidad dirigida a la
comunidad LGBTQIAPN+ en entornos escolares. Parto de la premisa de que las artes
escénicas pueden constituir territorios estético-políticos de existencias, resistencias y rexistencias (PORTO-GONÇALVES, 2002; 2008) que visibilizan positivamente
cuerpos, culturas y saberes transgresores, difundiendo una educación antiLGBTQIAPN+fóbica capaz de afectar y transformar espacios de escolarización que son
hostiles con esta comunidad. La investigación es autorreferencial. El principal aporte
empírico es el extracto de una experiencia que tuve como docente y director de teatro,
en la conducción de un proceso artístico escénico teatral, desarrollado en colaboración
con estudiantes de los cursos de bachillerato y licenciatura en Teatro de la Faculdade de
Artes Dulcina de Moraes (FADM), ubicada en Brasilia (DF), de febrero de 2017 a abril
de 2019. Los análisis que generan la reflexión de la que hablé anteriormente se centran,
específicamente, en el proceso de montaje y presentación del espectáculo teatral "O
causo de Maria e Etevaldo" (Ricardo C. RIBEIRO, 2017). Además, como parte de los
procedimientos metodológicos, se realizaron estudios teóricos en clave decolonial, con
la movilización de obras y pensadoras del campo de la educación, de los estudios de
género y de los estudios cuir/queer. También se aplicaron dos cuestionarios a
profesoras formadoras y tres con profesoras cursistas, responsables y
participantes, respectivamente, de cursos de capacitación sobre diversidad de género y
orientación sexual, ofrecidos por la Subsecretaria de Formação Continuada de
Profissionais da Educação do DF (EAPE/SEEDF), que tuvieron como objetivo ampliar
la comprensión de cómo las violencias LGBTQIAPN+fóbicas pueden ser identificadas
y combatidas en los entornos escolares. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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