Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Lobato, Renata Esteves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:52Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-04 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Renata Esteves. Entre o esboço e a pintura: a atividade criadora na organização didática da aula de artes visuais. 2024. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51184 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Intitulado, “Entre o esboço e a pintura: a atividade criadora na organização didática da aula de
Artes Visuais”, esta pesquisa foi construída a partir do seguinte problema de pesquisa: a
organização didática da aula de Artes Visuais de uma escola pública do DF repercute no
desenvolvimento do processo criador e do fazer artístico dos alunos do ensino fundamental? A
partir dessa problemática foi materializado, como objetivo geral, analisar a organização didática
da aula de Artes Visuais e suas repercussões no desenvolvimento do processo criador e do fazer
artístico dos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública, situada na
Região Administrativa de Samambaia. A metodologia, de natureza qualitativa, consubstanciada
nas discussões e aproximações elaboradas pelo Materialismo Histórico-Dialético (MHD),
fundamentamos em: Marx (1982); Netto (2011); Húngaro (2008); Cury (1989). Utilizamos para
a produção de dados: análise documental do Currículo em Movimento do Distrito Federal
(2018) e da Base Nacional Curricular Comum (2017). Bem como foi utilizado como
instrumentos metodológicos: observação das aulas de Artes, entrevistas semiestruturadas com
uma professora de Artes Visuais e grupo de discussão com estudantes (Weller, 2006). Os dados
foram organizados por meio do processo analítico denominado Núcleos de Significação
(Aguiar & Ozella, 2014). Nas construções teóricas sobre trabalho e trabalho pedagógico
recorremos a Saviani (2007), Fuentes e Ferreira (2017). Para discutir a organização didática da
aula fundamentamos em Libâneo (2013), Silva (2014), Veiga (2008) e Saviani (2021b). Para a
discussão a respeito da aula de artes e atividade criadora voltamos para os textos e produções
de Barbosa (2019), Vigotski (2018) e Saccomani (2016) e para a discussão a respeito da
importância da Arte para a sociedade recorremos a Lukács (2023). Compreendemos, a partir
dos resultados que: a) a atividade criadora é uma potencialidade a ser desenvolvida também
pela escola, portanto a organização didática da aula interfere no desenvolvimento do ato criador
dos alunos; b) há a necessidade de os professores de Artes Visuais desenvolverem suas aulas
articulando teoria e prática, uma vez que a atividade criadora se desenvolve a partir das
referências adquiridas pelo sujeito, o que dialoga com as perspectivas teórico-metodológicas
que fundamentam a aula de Artes Visuais; c) as perspectivas teórico-metodológicas que
orientam a aula de Artes Visuais são as propostas no Currículo em Movimento do Distrito
Federal. No entanto, há adesão à perspectiva tradicional, identificada em algumas ações da
professora; d) a precarização das escolas é um impedimento para que o ato criador seja
desenvolvido nos estudantes, uma vez que sem os materiais e o espaço adequado, há o
comprometimento no trabalho do professor e no desenvolvimento dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o esboço e a pintura : a atividade criadora na organização didática da aula de Artes Visuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade criadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Entitled, “Between the sketch and the painting: the creator activity in the didactic organization
of the Visual Arts class”, this research was constructed from the following research problem:
the didactic organization of the Visual Arts class in a public school in DF has repercussions in
the development of the creator process and artistic practice of elementary school students? From
this problem, the general objective was to analyze the didactic organization of the Visual Arts
class and its repercussions on the development of the creator process and artistic practice of
students in the final years of elementary school at a public school, located in the Administrative
Region. of Fern. The methodology, of a qualitative nature, embodied in the discussions and
approaches developed by Historical-Dialetic Materialism (MHD), is based on: Marx (1982);
Netto (2011); Hungarian (2008); Cury (1989). We used to produce data: documentary analysis
of the Currículo em Movimento do Distrito Federal (2018) and the Common National
Curricular Base (2017). It was also used as methodological instruments: observation of Arts
classes, semi-structured interviews with a Visual Arts teacher and discussion group with
students (Weller, 2006). The data was organized through the analytical process called Meaning
Cores (Aguiar & Ozella, 2014). In theoretical constructions about work and pedagogical work
we resort to Saviani (2007), Fuentes and Ferreira (2017). To discuss the didactic organization
of the class, we based it on Libâneo (2013), Silva (2014), Veiga (2008) and Saviani (2021b).
For the discussion regarding the arts class and creator activity we turn to the texts and
productions of Barbosa (2019), Vigotsky (2018) and Saccomani (2016) and for the discussion
regarding the importance of Art for society we turn to Lukásc ( 2023).We understand, from the
results that: a) creator activity is a potentiality to be developed also by the school, therefore the
didactic organization of the class interferes in the development of the students' creator act; b)
there is a need for Visual Arts teachers to develop their classes by articulating theory and
practice, since the creator activity develops from the references acquired by the subject, which
dialogues with the theoretical-methodological perspectives that underlie the Arts class Visuals;
c) the theoretical-methodological perspectives that guide the Visual Arts class are those
proposed in the Federal District's Curriculum in Movement. However, there is adherence to the
traditional perspective, identified in some of the teacher's actions; d) the precariousness of
schools is an impediment for the creator act to be developed in students, since without the
materials and adequate space, the teacher's work and the students' development are
compromised. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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