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RenataEstevesLobato_DISSERT.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes dapt_BR
dc.contributor.authorLobato, Renata Estevespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T15:10:52Z-
dc.date.available2024-12-17T15:10:52Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.date.submitted2024-09-04-
dc.identifier.citationLOBATO, Renata Esteves. Entre o esboço e a pintura: a atividade criadora na organização didática da aula de artes visuais. 2024. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51184-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractIntitulado, “Entre o esboço e a pintura: a atividade criadora na organização didática da aula de Artes Visuais”, esta pesquisa foi construída a partir do seguinte problema de pesquisa: a organização didática da aula de Artes Visuais de uma escola pública do DF repercute no desenvolvimento do processo criador e do fazer artístico dos alunos do ensino fundamental? A partir dessa problemática foi materializado, como objetivo geral, analisar a organização didática da aula de Artes Visuais e suas repercussões no desenvolvimento do processo criador e do fazer artístico dos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública, situada na Região Administrativa de Samambaia. A metodologia, de natureza qualitativa, consubstanciada nas discussões e aproximações elaboradas pelo Materialismo Histórico-Dialético (MHD), fundamentamos em: Marx (1982); Netto (2011); Húngaro (2008); Cury (1989). Utilizamos para a produção de dados: análise documental do Currículo em Movimento do Distrito Federal (2018) e da Base Nacional Curricular Comum (2017). Bem como foi utilizado como instrumentos metodológicos: observação das aulas de Artes, entrevistas semiestruturadas com uma professora de Artes Visuais e grupo de discussão com estudantes (Weller, 2006). Os dados foram organizados por meio do processo analítico denominado Núcleos de Significação (Aguiar & Ozella, 2014). Nas construções teóricas sobre trabalho e trabalho pedagógico recorremos a Saviani (2007), Fuentes e Ferreira (2017). Para discutir a organização didática da aula fundamentamos em Libâneo (2013), Silva (2014), Veiga (2008) e Saviani (2021b). Para a discussão a respeito da aula de artes e atividade criadora voltamos para os textos e produções de Barbosa (2019), Vigotski (2018) e Saccomani (2016) e para a discussão a respeito da importância da Arte para a sociedade recorremos a Lukács (2023). Compreendemos, a partir dos resultados que: a) a atividade criadora é uma potencialidade a ser desenvolvida também pela escola, portanto a organização didática da aula interfere no desenvolvimento do ato criador dos alunos; b) há a necessidade de os professores de Artes Visuais desenvolverem suas aulas articulando teoria e prática, uma vez que a atividade criadora se desenvolve a partir das referências adquiridas pelo sujeito, o que dialoga com as perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam a aula de Artes Visuais; c) as perspectivas teórico-metodológicas que orientam a aula de Artes Visuais são as propostas no Currículo em Movimento do Distrito Federal. No entanto, há adesão à perspectiva tradicional, identificada em algumas ações da professora; d) a precarização das escolas é um impedimento para que o ato criador seja desenvolvido nos estudantes, uma vez que sem os materiais e o espaço adequado, há o comprometimento no trabalho do professor e no desenvolvimento dos alunos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o esboço e a pintura : a atividade criadora na organização didática da aula de Artes Visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtividade criadorapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Entitled, “Between the sketch and the painting: the creator activity in the didactic organization of the Visual Arts class”, this research was constructed from the following research problem: the didactic organization of the Visual Arts class in a public school in DF has repercussions in the development of the creator process and artistic practice of elementary school students? From this problem, the general objective was to analyze the didactic organization of the Visual Arts class and its repercussions on the development of the creator process and artistic practice of students in the final years of elementary school at a public school, located in the Administrative Region. of Fern. The methodology, of a qualitative nature, embodied in the discussions and approaches developed by Historical-Dialetic Materialism (MHD), is based on: Marx (1982); Netto (2011); Hungarian (2008); Cury (1989). We used to produce data: documentary analysis of the Currículo em Movimento do Distrito Federal (2018) and the Common National Curricular Base (2017). It was also used as methodological instruments: observation of Arts classes, semi-structured interviews with a Visual Arts teacher and discussion group with students (Weller, 2006). The data was organized through the analytical process called Meaning Cores (Aguiar & Ozella, 2014). In theoretical constructions about work and pedagogical work we resort to Saviani (2007), Fuentes and Ferreira (2017). To discuss the didactic organization of the class, we based it on Libâneo (2013), Silva (2014), Veiga (2008) and Saviani (2021b). For the discussion regarding the arts class and creator activity we turn to the texts and productions of Barbosa (2019), Vigotsky (2018) and Saccomani (2016) and for the discussion regarding the importance of Art for society we turn to Lukásc ( 2023).We understand, from the results that: a) creator activity is a potentiality to be developed also by the school, therefore the didactic organization of the class interferes in the development of the students' creator act; b) there is a need for Visual Arts teachers to develop their classes by articulating theory and practice, since the creator activity develops from the references acquired by the subject, which dialogues with the theoretical-methodological perspectives that underlie the Arts class Visuals; c) the theoretical-methodological perspectives that guide the Visual Arts class are those proposed in the Federal District's Curriculum in Movement. However, there is adherence to the traditional perspective, identified in some of the teacher's actions; d) the precariousness of schools is an impediment for the creator act to be developed in students, since without the materials and adequate space, the teacher's work and the students' development are compromised.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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