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Título: Relato de experiência de supervisão clínico institucional em Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, no município de Sete Lagoas/MG
Autor(es): Câmara, Keyla Antunes Kikushi
Orientador(es): Odeh, Muna Muhammad
Assunto: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Educação Permanente em Saúde
Data de publicação: 10-Dez-2024
Referência: CÂMARA, Keyla Antunes Kikushi. Relato de experiência de supervisão clínico institucional em Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, no município de Sete Lagoas/MG. 2024. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de narrar a experiência de Supervisão Clínico-Institucional (SCI) vivenciada no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II do Município de Sete Lagoas, Minas Gerais, com a finalidade de propor uma matriz analítica no período de 2022 a 2023. Destaca-se a importância da SCI como ferramenta de empoderamento dos trabalhadores e das trabalhadoras dos CAPS, estimulando o exercício e a autonomia crítica a partir do referencial teórico da educação permanente em saúde e da pedagogia da autonomia. A partir do relato de experiência, foi possível a construção de uma matriz analítica respaldada no percurso de um ano de SCI no CAPS II, demonstrando-se o referencial teórico utilizado, o cenário das práticas e as ações estratégicas de superação dos elementos limitadores encontrados no percurso da supervisão. Como resultado, demonstrou-se que a SCI é uma ferramenta de qualificação dos profissionais a qual proporciona e intermedeia diálogos em que as diferenças possam ser expostas e manejadas, sendo pautada na solidariedade, na ética e no respeito à dignidade e à autonomia das pessoas.
Abstract: This research aims to narrate the experience of Institutional Clinical Supervision (SCI) lived at the Psychosocial Care Center – CAPS II, in the municipality of Sete Lagoas, Minas Gerais, in order to propose an analytical matrix in the period from 2022 to 2023. The importance of SCI as a tool for the empowerment of workers in Psychosocial Care Centers (CAPS) is highlighted, stimulating the exercise and critical autonomy based on the theoretical framework of Permanent Education in Health (EPS) and the Pedagogy of Autonomy. From the experience report (SR) it was possible to build an analytical matrix supported by the course of one year of institutional clinical supervision at CAPS II, where it demonstrates the theoretical framework used, the scenario of the practices and the strategic actions to overcome the limiting elements found in the course of the SCI and as a result, demonstrating that SCI is a tool for the qualification of professionals, which provides and mediates dialogues in which differences can be exposed and managed, being based on solidarity, ethics, respect for the dignity and autonomy of people.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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