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ValdivanFerreiraDeLima_TESE.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPato, Claudia Márcia Lyrapt_BR
dc.contributor.authorLima, Valdivan Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-10T16:37:40Z-
dc.date.available2024-12-10T16:37:40Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.date.submitted2024-06-27-
dc.identifier.citationLIMA, Valdivan Ferreira de. Memória autoecobiográfica educativa: pesquisa-formação, pertencimento docente e educação ambiental. 2024. 220 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51147-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA formação tem sido apontada como aspecto importante para minorar a falta de engajamento docente nas atividades de Educação Ambiental em escolas públicas e a consequente incidência de abordagens superficiais e descontínuas das temáticas ambientais. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a relação humano/natureza e o sentimento de pertencimento docente ao campo de atuação da Educação Ambiental no contexto escolar por meio de um dispositivo de pesquisa-formação nomeado “Memória Autoecobiográfica Educativa”. Trata-se da concepção de um processo formativo fundado na reflexão dialógica sobre valores ecológicos e conexão com a natureza, a partir das memórias educativas e ambientais dos sujeitos. O público-alvo foi constituído por professores da Educação Básica, em regência de classe na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com atuação em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa se fundamentou no pensamento complexo e transdisciplinar ao propor o diálogo teórico-metodológico entre a Educação Ambiental, a Ecologia Humana e a Psicologia Ambiental, mediado pela abordagem (auto)biográfica. O estudo, de método misto sequencial, foi estruturado em três fases: na primeira, com abordagem quantitativa, aplicou-se um survey a 296 professores de 17 escolas, com média etária de 42,1 anos, sendo 91,9% do sexo feminino. O survey foi composto por duas escalas: Inclusão da Natureza no Self (INS) e Questionário de Valores Refinado (PVQRR). Na segunda fase, com abordagem qualitativa, realizou-se um processo formativo por meio de oficinas autoecobiográficas. Participaram dessa etapa 15 professores, com média etária de 40,9 anos, sendo 12 do sexo feminino. A terceira fase consistiu na reaplicação dos instrumentos aos participantes do processo formativo, para verificar possíveis mudanças nos escores iniciais que pudessem sinalizar alterações na percepção de inclusão à natureza e a ativação de valores ecológicos. Para os dados quantitativos foram utilizadas análises descritivas e inferenciais multivariadas, enquanto para os dados qualitativos foi a análise compreensiva-interpretativa das narrativas. Os resultados apontam aumento das médias obtidas na fase 3 em relação às médias do estudo inicial na fase 1. Na mesma direção, as narrativas orais e escritas sinalizaram condições favoráveis a mudanças e incremento da conexão com a natureza e dos valores ecológicos, bem como pertencimento docente ao campo da educação ambiental. Vislumbram-se, portanto, possíveis contribuições para políticas públicas de formação docente, que busquem fomentar a conexão com a natureza e a ativar valores ecológicos pela mediação do método (auto)ecobiográfico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemória autoecobiográfica educativa : pesquisa-formação, pertencimento docente e educação ambientalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMemória educativapt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordPertencimentopt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.subject.keywordEcologia - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Training has been identified as an important aspect to alleviate the lack of teacher engagement in Environmental Education activities in public schools and the consequent incidence of superficial and discontinuous approaches to the environmental issues. Thus, this research aimed to analyze the human/nature relationship and the feeling of teacher belonging to the field of Environmental Education in the school context through a research-training device called “Educational Autoecobiographical Memory”. This conception of training is based on a dialogical reflection on ecological values and connection with nature, built on the educational and environmental memories of the subjects. The primary public were teachers of early childhood education and primary education, working in public schools in the Distrito Federal. The research was based on complex and transdisciplinary thinking by proposing a theoreticalmethodological dialogue between Environmental Education, Human Ecology and Environmental Psychology, mediated by the (auto)biographical approach. The study, using a sequential mixed method, was structured in three phases: the first, with a quantitative approach, a survey carried out with 296 teachers from 17 schools, with mean age of 42.1 years, of which 91.9% were female. The survey comprised two scales: Inclusion of Nature in Self (INS) and Revised Portrait Value Questionnaire (PVQ-RR). Then, with a qualitative approach, a training process was carried out with 15 teachers (12 female), with age of 40.9 years, using autoecobiographical workshops. Lastly, the survey was reaplied to participants of the training process, evaluate possible changes in initials scores, which could point to changes in the inclusion of nature and the activation of ecological values. For the quantitative data, descriptive and multivariate inferential analyzes were used, while for qualitative data, comprehensive-interpretive analysis of narratives was used. The results pointing to an increase in the averages obtained in phase 3 in relation to the averages of the initial study in phase 1. In the same direction, oral and written narratives signaled favorable conditions for change, and increased connection with nature and ecological values, as well as belonging teacher in the field of environmental education. Therefore, possible contributions to public teacher training policies are envisioned, aiming to foster connection with nature and activate ecological values through the mediation of the (auto)ecobiographical.pt_BR
dc.description.abstract2La capacitación ha sido identificada como un aspecto importante para paliar la falta de compromiso de los docentes en las actividades de Educación Ambiental en las escuelas públicas y la consecuente incidencia de abordajes superficiales y discontinuos de los temas ambientales. Así, esta investigación tuvo como objetivo analizar la relación ser humano/naturaleza y el sentimiento de pertenencia del docente al campo de la Educación Ambiental en el contexto escolar a través de un dispositivo de investigación-formación denominado “Memoria Autoecobiográfica Educativa”. Esta concepción de formación se basa en una reflexión dialógica sobre los valores ecológicos y la conexión con la naturaleza, construida a partir de las memorias educativas y ambientales de los sujetos. El público primario fueron docentes de educación infantil y educación primaria, que laboran en escuelas públicas del Distrito Federal. La investigación se basó en un pensamiento complejo y transdisciplinario al proponer un diálogo teórico-metodológico entre Educación Ambiental, Ecología Humana y Psicología Ambiental, mediado por el enfoque (auto)biográfico. El estudio, mixto secuencial, se estructuró en tres fases: en la primera, de enfoque cuantitativo, se aplicó una encuesta a 296 docentes de 17 escuelas, con una edad media de 42,1 años, de los que 91,9 % eran mujeres. La encuesta estuvo compuesta por dos escalas: Inclusión de la Naturaleza en el Self (INS) y Cuestionario de Retrato de Valore Refinado (PVQ-RR). Luego, con un enfoque cualitativo, se realizó un proceso de capacitación con 15 docentes (12 mujeres), con una edad promedio de 40,9 años, mediante talleres autoecobiográficos. Finalmente, se volvió a aplicar la encuesta a los participantes del proceso de capacitación, para evaluar posibles cambios en los puntajes iniciales, que podrían señalar cambios en la inclusión en la naturaleza y la activación de valores ecológicos. Para los datos cuantitativos se utilizó análisis inferencial descriptivo y multivariado, mientras que para los datos cualitativos se utilizó análisis interpretativo integral de las narrativas. Los resultados apuntan a un aumento en los promedios obtenidos en la fase 3 en relación con los promedios de estudio inicial en la fase 1. En la misma dirección, las narrativas orales y escritas señalaron condiciones favorables para el cambio y una mayor conexión con la naturaleza y valores ecológicos. Por lo tanto, se vislumbran posibles aportes a políticas públicas de formación docente, con el objetivo de fomentar la conexión con la naturaleza y la activación de valores ecológicos por intermedio del método (auto)ecobiográfico.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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