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LorranyRodriguesDoNascimento_TESE.pdf | 6,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | “Não é um espaço pra mim, né, a UnB” : maternidade, trabalho reprodutivo e Política de Assistência Estudantil |
Autor(es): | Nascimento, Lorrany Rodrigues do |
Orientador(es): | Rodrigues, Marlene Teixeira |
Assunto: | Política de assistência social Universidade de Brasília Assistência estudantil Maternidade |
Data de publicação: | 9-Dez-2024 |
Data de defesa: | 10-Jul-2024 |
Referência: | NASCIMENTO, Lorrany Rodrigues do. “Não é um espaço pra mim, né, a UnB”: maternidade, trabalho reprodutivo e Política de Assistência Estudantil. 2024. 173 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta tese foi pensada em um contexto de avanço do neoconservadorismo no Brasil, especialmente da última década, caracterizado pela deslegitimação das Políticas Sociais e afirmativas que têm como foco os direitos reprodutivos das mulheres e pelo reforço do modelo de família nuclear, o qual se fundamenta na particularização do cuidado. Nessa conjuntura, setores de direita também buscaram invalidar a Educação Superior pública, sendo o desinvestimento estatal nas Universidades e Institutos Federais justificados com base na ideia de que seriam ambientes de desordem. Tendo por pano de fundo um contexto de reforço do trabalho reprodutivo como atribuição feminina e de restrição ao acesso à educação superior, adotou-se como objeto de estudo a trajetória acadêmica de jovens mães que são estudantes de graduação nos campi que compõem a Universidade de Brasília (UnB). O objetivo central da pesquisa foi identificar as dificuldades enfrentadas no exercício do trabalho reprodutivo associado à maternidade de forma concomitante à graduação. Dentre as principais categorias de análise destacam-se: democratização do ensino superior no Brasil, Patriarcado, divisão sexual do trabalho, trabalho reprodutivo, Cidadania, Política Social, juventude e maternidade. O método empregado foi uma conjugação entre o Materialismo Histórico-Dialético e a Decolonialidade e a metodologia foi qualitativa. Foram realizadas entrevistas não-estruturadas guiadas com 8 estudantes dos 4 campi da UnB. Os resultados indicaram que as estudantes são as principais responsáveis pelo trabalho reprodutivo, principalmente no que se refere ao cuidado. As políticas institucionais estatais não se mostram compatíveis com as demandas e as necessidades das estudantes e de suas (seus) filhas (os). No plano estrutural, observa-se: 1) inexistência de vagas suficientes em creches públicas e conveniadas; 2) horários de funcionamento que não levam em conta a rotina laboral ou acadêmica das mães; 3) pouca abertura para a participação das(dos) responsáveis; 4) o modelo de família nuclear tomado como referência na legislação favorece a isenção dos pais com relação ao provimento material e suporte afetivo quando o relacionamento com a mãe é rompido. Já com relação às políticas institucionais, ainda não se concretizaram iniciativas que sejam voltadas, de maneira mais ampla, à coletivização do trabalho de cuidado. De modo geral, as iniciativas que foram formalizadas, como o Projeto Cirandas na Faculdade de Planaltina (FUP) e o Espaço de Acolhimento na Faculdade de Educação (Fe) do campus Darcy Ribeiro, se restringem às estudantes de determinados cursos. Conclui-se que as omissões estatais no que se refere à proteção à maternidade e à infância se relacionam ao caráter parcial que a Cidadania assume sob o Capitalismo Patriarcal e que a resistência das mulheres que são mães e estudantes nesse contexto se fundamenta, sobretudo, no fortalecimento das redes de apoio nas famílias, nas comunidades e no ambiente acadêmico. |
Abstract: | This thesis was conceived in the context of the advance of neoconservatism in Brazil, which has been characterized by the delegitimization of social and affirmative policies that focus on women's reproductive rights and the reinforcement of the nuclear family model, which is based on the particularization of care. In this context, right-wing sectors also sought to invalidate public higher education, with state disinvestment in universities and federal institutes justified on the grounds that they were environments of disorder. In a scenario of reinforcement of reproductive work as a female attribution and restriction of access to higher education, the object of study was the academic trajectory of young mothers who are undergraduate students at the campuses that make up the University of Brasília (UnB). The main objective of the research was to identify the difficulties faced in carrying out reproductive work associated with motherhood concurrently with graduation. The main categories of analysis include: democratization of higher education in Brazil, patriarchy, sexual division of labor, reproductive labor, citizenship, social policy, youth, and motherhood. The method used was a combination of Historical-Dialectical Materialism and Decoloniality, based on qualitative methodology. Guided unstructured interviews were conducted with eight students from the four UnB campuses. The results indicated that female students are primarily responsible for reproductive work, especially with regard to care. State institutional policies are not compatible with the demands and needs of students and their children. At a structural level, the following can be observed: 1) lack of sufficient places in public and contracted daycare centres; 2) opening hours that do not take into account the mothers' work or academic routine; 3) little openness to the participation of guardians; 4) the nuclear family model taken as a reference in the legislation favours the fathers' exemption from material provision and affective support when the relationship with the mother is broken. Regarding institutional policies, initiatives that are more broadly focused on the collectivization of care work have not yet been implemented. In general, the initiatives that were formalized, with the Cirandas Project at the College of Planaltina (FUP) and the Reception Space at the College of Education (Fe) of the Darcy Ribeiro campus, are restricted to students of certain courses. The conclusion is that the state omissions regarding the protection of motherhood and childhood are related to the partial character that citizens rights assume under patriarchal capitalism. The resistance of women who are mothers and students in this context is based, above all, on the strengthening of support networks in families, communities, and the academic environment. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
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