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dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Kaline Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T20:54:07Z-
dc.date.available2024-12-09T20:54:07Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.date.submitted2024-05-22-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Kaline Ferreira. Educaçao domiciliar e nova direita: a mercantilização sob o discurso de liberdade educacional no DF/Brasil. 2024. 82 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51128-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os argumentos do movimento em defesa da Educação Domiciliar, influenciado pela Nova Direita sob o discurso de liberdade educacional. Feito um levantamento das produções acadêmicas no período de 10 anos (2012-2022), confirmou-se o crescente interesse na temática da Educação Domiciliar. Quanto à metodologia utilizada, realizou-se análise documental do Projeto de Lei nº 6.759/2020 no Distrito Federal e das páginas online de associações defensoras da educação domiciliar. Identificou-se que as associações fundamentam suas escolhas e orientações pelo viés religioso e também com intuito de mercantilização de materiais pedagógicos. Em meio aos argumentos e pautas defendidas, o direito à educação é posto à prova, sendo questionado em diversos pontos, entre eles a obrigatoriedade escolar. Os resultados confirmam a hipótese inicial da pesquisa, de que as instituições que divulgam a educação domiciliar utilizam argumentos que reivindicam a liberdade educacional. Há a tentativa de regulamentar e implementar a Educação Domiciliar, distorcendo o papel da escola, renegando-o a um serviço mercantil, privando aos sujeitos da obrigatoriedade escolar em uma instituição regular de ensino, em detrimento de uma educação sem regulamentação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducaçao domiciliar e nova direita : a mercantilização sob o discurso de liberdade educacional no DF/Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação domiciliarpt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMercantilizaçãopt_BR
dc.subject.keywordNova direita - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoDuarte, Natália de Souzapt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to analyze the arguments of the movement in defense of Home Education, influenced by the New Right under the discourse of educational freedom. A survey of academic output over a 10-year period (2012-2022) confirmed the growing interest in the subject of Home Education. As for the methodology used, a documentary analysis was carried out of Bill No. 6.759/2020 in the Federal District and of the online pages of associations advocating home education. It was identified that the associations base their choices and guidelines on religious bias and also with the aim of commercializing teaching materials. Amid the arguments and agendas defended, the right to education is put to the test, being questioned on several points, including compulsory schooling. The results confirm the initial hypothesis of the research, that the institutions that promote home education use arguments that claim educational freedom. There is an attempt to regulate and implement Home Education, distorting the role of the school, renouncing it to a commercial service, depriving subjects of compulsory schooling in a regular educational institution, to the detriment of unregulated education.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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