Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Kaline Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T20:54:07Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T20:54:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-22 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Kaline Ferreira. Educaçao domiciliar e nova direita: a mercantilização sob o discurso de liberdade educacional no DF/Brasil. 2024. 82 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51128 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar os argumentos do movimento em defesa da
Educação Domiciliar, influenciado pela Nova Direita sob o discurso de liberdade
educacional. Feito um levantamento das produções acadêmicas no período de 10
anos (2012-2022), confirmou-se o crescente interesse na temática da Educação
Domiciliar. Quanto à metodologia utilizada, realizou-se análise documental do Projeto
de Lei nº 6.759/2020 no Distrito Federal e das páginas online de associações
defensoras da educação domiciliar. Identificou-se que as associações fundamentam
suas escolhas e orientações pelo viés religioso e também com intuito de
mercantilização de materiais pedagógicos. Em meio aos argumentos e pautas
defendidas, o direito à educação é posto à prova, sendo questionado em diversos
pontos, entre eles a obrigatoriedade escolar. Os resultados confirmam a hipótese
inicial da pesquisa, de que as instituições que divulgam a educação domiciliar utilizam
argumentos que reivindicam a liberdade educacional. Há a tentativa de regulamentar
e implementar a Educação Domiciliar, distorcendo o papel da escola, renegando-o a
um serviço mercantil, privando aos sujeitos da obrigatoriedade escolar em uma
instituição regular de ensino, em detrimento de uma educação sem regulamentação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educaçao domiciliar e nova direita : a mercantilização sob o discurso de liberdade educacional no DF/Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação domiciliar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercantilização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nova direita - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Duarte, Natália de Souza | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to analyze the arguments of the movement in defense of Home
Education, influenced by the New Right under the discourse of educational freedom.
A survey of academic output over a 10-year period (2012-2022) confirmed the growing
interest in the subject of Home Education. As for the methodology used, a documentary
analysis was carried out of Bill No. 6.759/2020 in the Federal District and of the online
pages of associations advocating home education. It was identified that the
associations base their choices and guidelines on religious bias and also with the aim
of commercializing teaching materials. Amid the arguments and agendas defended,
the right to education is put to the test, being questioned on several points, including
compulsory schooling. The results confirm the initial hypothesis of the research, that
the institutions that promote home education use arguments that claim educational
freedom. There is an attempt to regulate and implement Home Education, distorting
the role of the school, renouncing it to a commercial service, depriving subjects of
compulsory schooling in a regular educational institution, to the detriment of
unregulated education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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