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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Michele Tereza Marquespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcio Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T18:52:55Z-
dc.date.available2024-12-09T18:52:55Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.date.submitted2024-06-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcio Fernando. Desenvolvimento de um serious game - ensino do lean construction. 2024. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51111-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDiversos desafios são encontrados no ensino superior, especialmente a motivação, o engajamento, a redução da evasão e a constante necessidade de diálogo com os métodos de comunicação utilizados pelos discentes. Visando contornar os problemas apresentados, a presente pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de um protótipo de ferramenta educacional baseada em técnicas de gamificação para auxiliar no ensino do conteúdo de Lean Construction nos cursos de Engenharia Civil, com foco em melhorar o engajamento, motivação e aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi a Design Science Research (DSR), que permitiu o detalhamento do protótipo do jogo "Work in Lean", especificando seus objetivos de aprendizagem, metodologias de coleta de informações, feedback e métricas de uso, além de estratégias para promover engajamento e interesse dos participantes. A partir do protótipo desenvolvido, foi realizada uma investigação para avaliar sua eficácia na aprendizagem, demonstrando que o jogo foi capaz de melhorar o processo de ensino e o conhecimento dos alunos sobre Lean Construction e, também, de promover o engajamento e a motivação. Como sugestões para trabalhos futuros, propõe-se avaliar a eficiência da combinação entre o uso do jogo e aulas teóricas, pesquisar a receptividade dos docentes em relação aos jogos para ensino e realizar experimentos com diferentes perfis de alunos para compreender suas preferências e resultados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um Serious Game : ensino do lean constructionpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of Serious Game : teaching lean constructionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLean Constructionpt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProtótipopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Various challenges are encountered in higher education, especially in terms of motivation, engagement, reducing dropout rates, and the ongoing need to align with the communication methods used by students. To address these issues, this research aimed to develop a prototype of an educational tool based on gamification techniques to assist in teaching Lean Construction content in Civil Engineering courses, focusing on improving student engagement, motivation, and learning. The methodology used was Design Science Research (DSR), which allowed for the detailed design of the "Work in Lean" game prototype, specifying its learning objectives, information collection methodologies, feedback and usage metrics, as well as strategies to promote participant engagement and interest. Following the development of the prototype, an investigation was conducted to evaluate its effectiveness in learning, demonstrating that the game improved the teaching process and students' knowledge of Lean Construction, as well as promoted engagement and motivation. For future research, it is suggested to evaluate the efficiency of combining the game with theoretical classes, investigate teachers' receptivity to using games for teaching, and conduct experiments with different student profiles to understand their preferences and outcomes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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