Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Michele Tereza Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcio Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T18:52:55Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T18:52:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcio Fernando. Desenvolvimento de um serious game - ensino do lean construction. 2024. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51111 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diversos desafios são encontrados no ensino superior, especialmente a motivação, o
engajamento, a redução da evasão e a constante necessidade de diálogo com os métodos
de comunicação utilizados pelos discentes. Visando contornar os problemas
apresentados, a presente pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de um
protótipo de ferramenta educacional baseada em técnicas de gamificação para auxiliar
no ensino do conteúdo de Lean Construction nos cursos de Engenharia Civil, com foco
em melhorar o engajamento, motivação e aprendizagem dos alunos. A metodologia
utilizada foi a Design Science Research (DSR), que permitiu o detalhamento do
protótipo do jogo "Work in Lean", especificando seus objetivos de aprendizagem,
metodologias de coleta de informações, feedback e métricas de uso, além de estratégias
para promover engajamento e interesse dos participantes. A partir do protótipo
desenvolvido, foi realizada uma investigação para avaliar sua eficácia na aprendizagem,
demonstrando que o jogo foi capaz de melhorar o processo de ensino e o conhecimento
dos alunos sobre Lean Construction e, também, de promover o engajamento e a
motivação. Como sugestões para trabalhos futuros, propõe-se avaliar a eficiência da
combinação entre o uso do jogo e aulas teóricas, pesquisar a receptividade dos docentes
em relação aos jogos para ensino e realizar experimentos com diferentes perfis de alunos
para compreender suas preferências e resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um Serious Game : ensino do lean construction | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of Serious Game : teaching lean construction | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lean Construction | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protótipo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Various challenges are encountered in higher education, especially in terms of
motivation, engagement, reducing dropout rates, and the ongoing need to align with the
communication methods used by students. To address these issues, this research aimed
to develop a prototype of an educational tool based on gamification techniques to assist
in teaching Lean Construction content in Civil Engineering courses, focusing on
improving student engagement, motivation, and learning. The methodology used was
Design Science Research (DSR), which allowed for the detailed design of the "Work in
Lean" game prototype, specifying its learning objectives, information collection
methodologies, feedback and usage metrics, as well as strategies to promote participant
engagement and interest. Following the development of the prototype, an investigation
was conducted to evaluate its effectiveness in learning, demonstrating that the game
improved the teaching process and students' knowledge of Lean Construction, as well as
promoted engagement and motivation. For future research, it is suggested to evaluate
the efficiency of combining the game with theoretical classes, investigate teachers'
receptivity to using games for teaching, and conduct experiments with different student
profiles to understand their preferences and outcomes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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