Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Vagner Neto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-14 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Vagner Neto. Jogos no ensino de Ecologia: uma análise documental da revista RENBIO. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51105 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na presente dissertação foram analisados os jogos produzidos para o ensino de Ecologia
publicados em periódico especializado, objetivando assim o estabelecimento de um panorama
geral dos jogos em tal área do ensino. É uma pesquisa predominantemente qualitativa
fundamental, tendo por metodologia a Análise de Conteúdo. Para tanto, foi feita uma breve
descrição do fenômeno lúdico tendo por base Huizinga e Caillois, ressaltando os jogos, em
especial os jogo do tipo analógico, como os de tabuleiro e mesa. Woods e outros classificam
os jogos analógicos em três famílias: Jogos Clássicos, Jogos de Mercado De Massa e os Jogos
de Hobby, sendo enfatizados nesse trabalho estes últimos e seus quatro gêneros, Wargames,
Collectible Card Games, Roleplaying Games e Eurogames, principalmente devido sua
diversidade de mecânicas e abordagens. Com tal caracterização do lúdico e dos jogos
analógicos, abordamos o uso dos jogos no ensino em perspectiva histórica, partindo da Grécia
Antiga, percorrendo o Império Romano, Idade Média, Modernidade e Contemporaneidade,
sendo tal descrição embasada em Reale e Antiseri; Daniel-Rops, Abbagnano e Cambi. A
teoria do uso dos jogos no ensino é composta principalmente por Brougère; Kishimoto;
Soares, Cleophas; Cavalcanti; Vial; Krasilchik, e outros pesquisadores dedicados ao ensino de
ciências e ao uso do lúdico no ensino. Para uma melhor compreensão dos jogos analógicos,
abordamos a tétrade elaborada por Schell e as mecânicas enumeradas por Engelstein e Shalev,
além das bases da elaboração de jogos proposta por Engelstein. O pano de fundo é o ensino
em Ecologia, escolhido pela sua relevância biológica, política, social e econômica. A base
teórica ecológica é composta principalmente por Acot; Townsend, Begon e Harper; Cain,
Bowman e Hacker; e Reece et al. Seguindo a Análise de Conteúdo elaboramos 4 categorias, a
saber: 1 – Origens das pesquisas, 2 – Métodos e instrumentos das pesquisas, 3 –
Fundamentação teórica e conceitual e 4 – Descrição dos jogos; através da qual estabeleceu-se
então um panorama do uso dos jogos em Ecologia, por meio dos trabalhos publicados na
Revista de Ensino em Biologia (REnBio) da Sociedade de Ensino em Biologia - SBENBIO,
sendo utilizadas as edições lançadas de 2005 à 2022. Constatou-se que 103 trabalhos
publicados em tal periódico abordaram jogos no ensino, a maior parte destes componentes das
edições que trouxeram as atas do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), e
destes 15 abordaram conteúdos de Ecologia, em especial as relações ecológicas, os Biomas e
populações biológicas. A produção destes concentrou-se no Sudeste e no Nordeste, com
predominância das Instituições Federais, e destas destacamos a Universidade Federal do
Piauí. A maioria dos jogos foram aplicados em sala de aula, principalmente no Ensino Médio
e foram do tipo analógicos, havendo predominância de jogos similares ao Perfil, da editora
Grow. A partir da análise realizada no periódico nota-se a incipiência da pesquisa do ensino
lúdico em Ecologia no cenário nacional, e o panorama estabelecido na presente pesquisa
proporciona apontamentos para futuras pesquisas sobre o uso dos jogos em sala de aula, em
especial no ensino de Ecologia. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jogos no ensino de Ecologia : uma análise documental da revista RENBIO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lúdico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Game design | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this dissertation, games produced for teaching Ecology published in specialized journals
were analyzed, thus aiming to establish a general overview of games in this area of teaching.
It is predominantly fundamental qualitative research, using Content Analysis as its
methodology. To this end, a brief description of the recreational phenomenon was made based
on Huizinga and Caillois, highlighting games, especially analog games, such as board and
table games. Woods and others classify analog games into three families: Classic Games,
Mass Market Games and Hobby Games, with emphasis in this work on the latter and their
four genres, Wargames, Collectible Card Games, Roleplaying Games and Eurogames, mainly
due to their diversity of mechanics and approaches. With this characterization of play and
analog games, we approach the use of games in teaching from a historical perspective,
starting from Ancient Greece, covering the Roman Empire, the Middle Ages, Modernity and
Contemporary times, with this description being based on Reale and Antiseri; Daniel-Rops,
Abbagnano and Cambi. The theory of using games in teaching is mainly composed by
Brougère; Kishimoto; Soares, Cleophas; Cavalcanti; Vial; Krasilchik, and other researchers
dedicated to science teaching and the use of play in teaching. For a better understanding of
analog games, we address the tetrad elaborated by Schell and the mechanics enumerated by
Engelstein and Shalev, in addition to the bases of game design proposed by Engelstein. The
background is teaching in Ecology, chosen for its biological, political, social and economic
relevance. The ecological theoretical basis is mainly composed of Acot; Townsend, Begon
and Harper; Cain, Bowman and Hacker; and Reece et al. Following the Content Analysis, we
created 4 categories, namely: 1 – Origins of the research, 2 – Research methods and
instruments, 3 – Theoretical and conceptual foundation and 4 – Description of the games;
through which an overview of the use of games in Ecology was then established, through
works published in the Revista de Ensino em Biologia (RenBio) of the Sociedade de Ensino
em Biologia - SBENBIO, using the editions released from 2005 to 2022. It was found that
103 works published in this journal addressed games in teaching, most of these components of
the editions that brought the proceedings of the National Biology Teaching Meeting
(ENEBIO), and of these 15 addressed Ecology content, in particular ecological relationships,
Biomes and biological populations. Their production was concentrated in the Southeast and
Northeast, with a predominance of Federal Institutions, and of these we highlight the Federal
University of Piauí. Most of the games were applied in the classroom, mainly in high school
and were of the analogue type, with a predominance of games similar to Perfil, from the
publisher Grow. From the analysis carried out in the journal, it is clear that research into
playful teaching in Ecology is incipient in the national scenario, and the panorama established
in the present research provides notes for future research on the use of games in the
classroom, especially in teaching Ecology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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