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Título: Criatividade na percepção de professores de Ciências Naturais
Autor(es): Silva, Isabelle Garcia da
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores de Ciências
Professores - formação
Criatividade (Educação)
Data de publicação: 5-Dez-2024
Referência: SILVA, Isabelle Garcia da. Criatividade na percepção de professores de Ciências Naturais. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Pesquisas têm indicado a importância do estímulo à criatividade na formação inicial e continuada dos professores de Ciências Naturais, tendo em vista ser uma característica que pode trazer contribuições para a Educação em Ciências. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de criatividade dos docentes egressos de um curso de Ciências Naturais e a influência da formação inicial no desenvolvimento dessa característica em sua docência. A metodologia foi qualitativa e as entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como instrumento para a obtenção dos dados, que foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Após a unitarização e categorização foram elaboradas três categorias finais: 1- Concepção de criatividade, 2- Fatores que influenciam a criatividade e 3-Professores criativos. Os resultados indicaram que os docentes possuem uma percepção atual sobre a criatividade, pois concordam que esta não é uma característica inata, portanto, pode ser desenvolvida, além de envolver múltiplos fatores internos e externos as pessoas. Também relataram reconhecer a importância da criatividade para soluções do cotidiano e nas práticas pedagógicas. Além disso, foi possivel identificar que a formação inicial desses docentes influenciou de maneira positiva o estímulo da criatividade. Alguns aspectos foram indicados como obstáculos ao desenvolvimento dessa habilidade, como excesso de atividade, cansaço e um ambiente opressor.
Abstract: Research has indicated the importance of stimulating creativity in the initial and continuing training of Natural Sciences teachers, considering that it is a characteristic that can bring contributions to Science Education. In this context, the objective of this research was to analyze the conceptions of creativity of teachers who graduated from a Natural Sciences course, as well as whether their initial training influenced the development of this characteristic in their teaching. The methodology was qualitative and semi-structured interviews were used as an instrument to obtain data, which were analyzed based on Discursive Textual Analysis. After unitarization and categorization, three final categories were created: 1- Concept of creativity, 2- Factors that influence creativity and 3- Creative teachers. The results indicated that teachers have a current perception of creativity, as they agree that this is a characteristic that involves multiple factors and can be developed, in addition to recognizing the importance of creativity for everyday solutions and in pedagogical practices. Furthermore, the analyzes indicated that the initial training of these teachers positively influenced the stimulation of these teachers' creativity. However, some points were identified as obstacles to the development of this skill, such as excessive activity, tiredness, and an oppressive environment.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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