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IsabelaDeLimaFelinto_DISSERT.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Diaspt_BR
dc.contributor.authorFelinto, Isabela de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T21:06:30Z-
dc.date.available2024-12-05T21:06:30Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-03-22-
dc.identifier.citationFELINTO, Isabela de Lima. O Role Playing Game no ensino inclusivo de Ciências: uma relação entre o RPG e os alunos com deficiência visual. 2024. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51095-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA atual realidade educacional, em que há um maior ingresso de estudantes com deficiências na Educação Básica, requer metodologias e o aprimoramento de materiais didáticos que favoreçam, não só a permanência desses alunos nas classes comuns, mas, também, participação com qualidade desses indivíduos no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, a exploração de caminhos alternativos que contribuam com esse direito é fundamental. Portanto, surgiu a ideia de investigar as possibilidades do uso de um jogo, do tipo Role Playing Game (RPG), para alunos com deficiência visual no ambiente escolar. No RPG, os jogadores interpretam personagens e externalizam suas ações com o intuito de alcançar soluções para os desafios abordados nas histórias narradas pelo mestre. Esse tipo de jogo é, comumente, cooperativo, isto é, os jogadores devem se relacionar em busca de objetivos em comum. Dessa forma, o RPG não carece definitivamente de recursos físicos dependendo, principalmente, da construção de imagens mentais dos participantes, da inter-relação entre os membros das equipes e das linguagens corporais dos discentes. Nesse contexto, para observar as possibilidades do uso do RPG para alunos com deficiência visual, esse trabalho pautou-se nas compreensões sócio interacionistas de Vygotsky, por meio do estudo de casos que favoreceu a avaliação comportamental dos estudantes durante as aplicações das aventuras. Tal escolha foi feita devido à necessidade de percorrer um caminho metodológico qualitativo que permitisse a observação de fatores pontuais na pesquisa em questão. A pesquisa foi feita em duas escolas públicas do Distrito Federal. Sendo que, em uma das escolas, a aplicação do jogo ocorreu na sala de recursos. As aplicações do RPG contaram com a participação de quatro alunos com deficiência visual. Para contribuir com a construção de informações relevantes para essa pesquisa, a coleta de dados foi baseada no diário de bordo e nas filmagens das aplicações dos jogos. Por fim, foi utilizada a análise de conteúdos de Bardin para categorizar e analisar as informações construídas no decurso da investigação. Como resultado dessas investigações, foi possível notar as diferentes alternativas surgidas com o uso do RPG para alunos com deficiência visual. Percebeu-se que essa ferramenta pode favorecer a construção de imagens mentais por esses alunos, além de oportunizar a externalização de informações por meio das linguagens corporais, sem que as especificidades visuais se tornem empecilhos para tal.pt_BR
dc.language.isoPortugûespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Role Playing Game no ensino inclusivo de Ciências : uma relação entre o RPG e os alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRole Playing Game (RPG)pt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visual - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The current educational reality, in which there is a greater influx of students with disabilities into Basic Education, requires methodologies and the improvement of teaching materials that favor not only the permanence of these students in ordinary classes, but also the quality participation of these individuals in the teaching and learning process. To this end, exploring alternative ways of contributing to this right is fundamental. The idea therefore arose to investigate the possibilities of using a Role Playing Game (RPG) for visually impaired students in the school environment. In RPGs, players play characters and externalize their actions in order to find solutions to the challenges addressed in the stories narrated by the master. This type of game is usually cooperative, the players must relate to each other in pursuit of common goals. In this way, RPGs definitely don't need physical resources, depending mainly on the construction of the participants' mental images, the interrelationship between team members and the students' body languages. In this context, in order to observe the possibilities of using RPGs for visually impaired students, this work was based on Vygotsky's socio-interactionist understandings, through case studies that favored the behavioral evaluation of students during the application of the adventures. This choice was made due to the need to follow a qualitative methodological path that would allow the observation of specific factors in the research in question. The research was carried out in two public schools in the Distrito Federal. In one of the schools, the game was played in the resource room. Four students with disabilities took part in the RPG. In order to contribute to the construction of information relevant to this research, data collection was based on the students' logbooks and the filming of the game applications. Finally, Bardin's content analysis was used to categorize and analyse the information gathered during the research. As a result of these investigations, it was possible to see the different alternatives that have arisen through the use of role-playing games for visually impaired students. It was noticed that this tool can encourage the construction of mental images by these students, as well as giving them the opportunity to externalize information through body language, without their visual specificities becoming an obstacle.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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