Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Felinto, Isabela de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:30Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.citation | FELINTO, Isabela de Lima. O Role Playing Game no ensino inclusivo de Ciências: uma relação entre o RPG e os alunos com deficiência visual. 2024. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51095 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A atual realidade educacional, em que há um maior ingresso de estudantes com deficiências
na Educação Básica, requer metodologias e o aprimoramento de materiais didáticos que
favoreçam, não só a permanência desses alunos nas classes comuns, mas, também,
participação com qualidade desses indivíduos no processo de ensino e aprendizagem. Para tal,
a exploração de caminhos alternativos que contribuam com esse direito é fundamental.
Portanto, surgiu a ideia de investigar as possibilidades do uso de um jogo, do tipo Role
Playing Game (RPG), para alunos com deficiência visual no ambiente escolar. No RPG, os
jogadores interpretam personagens e externalizam suas ações com o intuito de alcançar
soluções para os desafios abordados nas histórias narradas pelo mestre. Esse tipo de jogo é,
comumente, cooperativo, isto é, os jogadores devem se relacionar em busca de objetivos em
comum. Dessa forma, o RPG não carece definitivamente de recursos físicos dependendo,
principalmente, da construção de imagens mentais dos participantes, da inter-relação entre os
membros das equipes e das linguagens corporais dos discentes. Nesse contexto, para observar
as possibilidades do uso do RPG para alunos com deficiência visual, esse trabalho pautou-se
nas compreensões sócio interacionistas de Vygotsky, por meio do estudo de casos que
favoreceu a avaliação comportamental dos estudantes durante as aplicações das aventuras. Tal
escolha foi feita devido à necessidade de percorrer um caminho metodológico qualitativo que
permitisse a observação de fatores pontuais na pesquisa em questão. A pesquisa foi feita em
duas escolas públicas do Distrito Federal. Sendo que, em uma das escolas, a aplicação do jogo
ocorreu na sala de recursos. As aplicações do RPG contaram com a participação de quatro
alunos com deficiência visual. Para contribuir com a construção de informações relevantes
para essa pesquisa, a coleta de dados foi baseada no diário de bordo e nas filmagens das
aplicações dos jogos. Por fim, foi utilizada a análise de conteúdos de Bardin para categorizar e
analisar as informações construídas no decurso da investigação. Como resultado dessas
investigações, foi possível notar as diferentes alternativas surgidas com o uso do RPG para
alunos com deficiência visual. Percebeu-se que essa ferramenta pode favorecer a construção
de imagens mentais por esses alunos, além de oportunizar a externalização de informações
por meio das linguagens corporais, sem que as especificidades visuais se tornem empecilhos
para tal. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Role Playing Game no ensino inclusivo de Ciências : uma relação entre o RPG e os alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Role Playing Game (RPG) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current educational reality, in which there is a greater influx of students with disabilities
into Basic Education, requires methodologies and the improvement of teaching materials that
favor not only the permanence of these students in ordinary classes, but also the quality
participation of these individuals in the teaching and learning process. To this end, exploring
alternative ways of contributing to this right is fundamental. The idea therefore arose to
investigate the possibilities of using a Role Playing Game (RPG) for visually impaired
students in the school environment. In RPGs, players play characters and externalize their
actions in order to find solutions to the challenges addressed in the stories narrated by the
master. This type of game is usually cooperative, the players must relate to each other in
pursuit of common goals. In this way, RPGs definitely don't need physical resources,
depending mainly on the construction of the participants' mental images, the interrelationship
between team members and the students' body languages. In this context, in order to observe
the possibilities of using RPGs for visually impaired students, this work was based on
Vygotsky's socio-interactionist understandings, through case studies that favored the
behavioral evaluation of students during the application of the adventures. This choice was
made due to the need to follow a qualitative methodological path that would allow the
observation of specific factors in the research in question. The research was carried out in two
public schools in the Distrito Federal. In one of the schools, the game was played in the
resource room. Four students with disabilities took part in the RPG. In order to contribute to
the construction of information relevant to this research, data collection was based on the
students' logbooks and the filming of the game applications. Finally, Bardin's content analysis
was used to categorize and analyse the information gathered during the research. As a result
of these investigations, it was possible to see the different alternatives that have arisen through
the use of role-playing games for visually impaired students. It was noticed that this tool can
encourage the construction of mental images by these students, as well as giving them the
opportunity to externalize information through body language, without their visual
specificities becoming an obstacle. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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