Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Maceno, Débora Padilha da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:29Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-16 | - |
dc.identifier.citation | MACENO, Débora Padilha da Silva. Entre jogos e Dupla Excepcionalidade: um espaço para o ensino de Ciências. 2024. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51094 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa dedica-se à exploração do uso de jogos como uma estratégia
no Ensino de Ciências, com um enfoque especial na adaptação desses recursos
para atender as necessidades específicas de estudantes com Dupla
Excepcionalidade. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o potencial dos jogos
com conteúdos de Ciências para a promoção da complementação e suplementação
pedagógica para estudantes com Dupla Excepcionalidade que cursam os Anos
Iniciais, no contexto do Atendimento Educacional Especializado de uma escola do
Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na
perspectiva da Teoria Fundamentada, tendo como técnica para a construção de
dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A
pesquisa envolveu as/os seguintes participantes: três estudantes com Dupla
Excepcionalidade, na faixa etária de 9 a 11 anos, que frequentavam a sala de
recursos específica para altas habilidades, do tipo atividades e a professora desta
sala de recursos. Os dados construídos na pesquisa foram analisados segundo o
critério proposto pela Bardin, utilizando a Análise de Conteúdo. Como resultado
obteve-se: os jogos relacionados à disciplina de Ciências são recursos valiosos para
a complementação e suplementação pedagógica no Atendimento Educacional
Especializado. Contudo, os jogos que obtiveram sucesso foram os elaborados pela
própria professora, com adaptações baseadas nos objetivos previamente
estabelecidos por ela, já que os jogos disponíveis, comercializados, não atingiram a
finalidade proposta e assim foi possível percorrer este caminho como um espaço
para o Ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre jogos e dupla excepcionalidade : um espaço para o ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino - recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sala de recursos multifuncionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dupla excepcionalidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is dedicated to exploring the use of games as a strategy in science
education, with a special focus on adapting these resources to meet the specific
needs of twice-exceptional students. The general objective of this research is to
analyze the potential of science content games in promoting pedagogical
supplementation and complementing for twice-exceptional students in the early
grades, within the context of Specialized Educational Services in a school in the
Distrito Federal. This is a qualitative research study conducted from a case study
perspective, utilizing participant observation, semi-structured interviews, and field
journals as data collection instruments. The study involved the following participants:
three twice-exceptional students, aged 9 to 11, who attend SES, and two resource
room teachers—one from the gifted classroom and one from the generalist
classroom. The data collected in the research were analyzed using Bardin's content
analysis method. The results showed that science-related games are valuable
resources for supplementation and complementing in specialized educational
services. However, the successful games were those created by the teachers
themselves, with adaptations based on their previously established objectives, as the
commercially available games did not achieve the proposed goals. This approach
allowed for the development of science education in this context. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|