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dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Diaspt_BR
dc.contributor.authorMaceno, Débora Padilha da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T21:06:29Z-
dc.date.available2024-12-05T21:06:29Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-08-16-
dc.identifier.citationMACENO, Débora Padilha da Silva. Entre jogos e Dupla Excepcionalidade: um espaço para o ensino de Ciências. 2024. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51094-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa dedica-se à exploração do uso de jogos como uma estratégia no Ensino de Ciências, com um enfoque especial na adaptação desses recursos para atender as necessidades específicas de estudantes com Dupla Excepcionalidade. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o potencial dos jogos com conteúdos de Ciências para a promoção da complementação e suplementação pedagógica para estudantes com Dupla Excepcionalidade que cursam os Anos Iniciais, no contexto do Atendimento Educacional Especializado de uma escola do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na perspectiva da Teoria Fundamentada, tendo como técnica para a construção de dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A pesquisa envolveu as/os seguintes participantes: três estudantes com Dupla Excepcionalidade, na faixa etária de 9 a 11 anos, que frequentavam a sala de recursos específica para altas habilidades, do tipo atividades e a professora desta sala de recursos. Os dados construídos na pesquisa foram analisados segundo o critério proposto pela Bardin, utilizando a Análise de Conteúdo. Como resultado obteve-se: os jogos relacionados à disciplina de Ciências são recursos valiosos para a complementação e suplementação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado. Contudo, os jogos que obtiveram sucesso foram os elaborados pela própria professora, com adaptações baseadas nos objetivos previamente estabelecidos por ela, já que os jogos disponíveis, comercializados, não atingiram a finalidade proposta e assim foi possível percorrer este caminho como um espaço para o Ensino de Ciências.pt_BR
dc.language.isoPortugûespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre jogos e dupla excepcionalidade : um espaço para o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensino - recursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.keywordSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subject.keywordDupla excepcionalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is dedicated to exploring the use of games as a strategy in science education, with a special focus on adapting these resources to meet the specific needs of twice-exceptional students. The general objective of this research is to analyze the potential of science content games in promoting pedagogical supplementation and complementing for twice-exceptional students in the early grades, within the context of Specialized Educational Services in a school in the Distrito Federal. This is a qualitative research study conducted from a case study perspective, utilizing participant observation, semi-structured interviews, and field journals as data collection instruments. The study involved the following participants: three twice-exceptional students, aged 9 to 11, who attend SES, and two resource room teachers—one from the gifted classroom and one from the generalist classroom. The data collected in the research were analyzed using Bardin's content analysis method. The results showed that science-related games are valuable resources for supplementation and complementing in specialized educational services. However, the successful games were those created by the teachers themselves, with adaptations based on their previously established objectives, as the commercially available games did not achieve the proposed goals. This approach allowed for the development of science education in this context.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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