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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Diaspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cleberson Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T21:06:26Z-
dc.date.available2024-12-05T21:06:26Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Cleberson Souza da. O RPG como Instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem em Química segundo a taxionomia dos objetivos educacionais. 2024. 203 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51092-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado é proveniente de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e apresenta como objeto de estudo o jogo de Role Playing Game (RPG) como instrumento para coleta de dados na avaliação da aprendizagem. Desse modo, para conseguirmos estudar esse objeto, elaboramos a pergunta problematizadora a seguir: Como um jogo de RPG do tipo Live Action pode ser utilizado como instrumento para coleta de dados para investigar o nível de desenvolvimento cognitivo de estudantes de licenciatura em Química sobre a forma e a estrutura das moléculas? Para nos ajudar a responder essa pergunta-problema, esta pesquisa teve o seguinte objetivo geral: compreender o jogo de RPG do tipo Live Action como instrumento avaliativo para investigar o grau de desenvolvimento cognitivo de estudantes de licenciatura em Química sobre a forma e a estrutura das moléculas. Para isso, dividimos essa tese em quatro partes. A primeira parte, composta pelo referencial teórico, que está dividido em 2 capítulos que dissertam a respeito: do jogo de RPG e de uma análise das produções acadêmicas no ensino de Química, Física e Biologia e da avaliação da aprendizagem com foco na Taxionomia dos Objetivos Educacionais. Já a segunda parte desta tese é intitulada de Percurso Metodológico e apresenta os pressupostos metodológicos que guiaram a pesquisa que deu origem a esta tese de doutoramento, bem como explicitamos como o jogo de RPG denominado de: Um Crime na Purdue Produtos Químicos, foi construído com base na Taxionomia dos Objetivos Educacionais, de Benjamin Bloom. A terceira parte da tese apresenta os Resultados e Discussão e contém alguns dados provenientes de gravações de áudio e vídeo que foram analisados com a ajuda da técnica de análise de conteúdo por meio de três categorias de análise, a saber: a) entendimento; b) avaliação; e c) caráter lúdico, que emergiram a posteriori. A quarta parte desta tese é composta pelas Considerações Finais que apontam, entre outras coisas, contribuições e implicações desta pesquisa em, pelo menos, três aspectos: atual estado das pesquisas sobre o RPG; elaboração de uma aventura de RPG como instrumento de coleta de dados para avaliação da aprendizagem; e proposição de enquadramentos dos estudantes nos domínios cognitivos básico, operacional e global. Além disso, as limitações desta tese foram elencadas como possibilidade para o desdobramento de novas pesquisas na área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortugûespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO RPG como Instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem em Química segundo a taxionomia dos objetivos educacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTaxonomia de Bloompt_BR
dc.subject.keywordRole Playing Game (RPG)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This doctoral thesis comes from qualitative case study research and presents as its object of study the Role Playing Game (RPG) as an instrument for collecting data in the assessment of learning. Therefore, in order to be able to study this object, we elaborated the following problematizing question: How can a Live Action role-playing game be used as an instrument for collecting data to investigate the level of cognitive development of undergraduate Chemistry students on the form and the structure of molecules? To help us answer this problem question, this research had the following general objective: to understand the Live Action role-playing game as an evaluative instrument to investigate the degree of cognitive development of undergraduate Chemistry students regarding the form and structure of molecules. To do this, we divide this thesis into four parts. The first part, composed of the theoretical framework, which is divided into 2 chapters that discuss: the RPG game and an analysis of academic productions in the teaching of Chemistry, Physics and Biology and the assessment of learning with a focus on the Taxonomy of Objectives Educational. The second part of this thesis is entitled Methodological Path and presents the methodological assumptions that guided the research that gave rise to this doctoral thesis, as well as explaining how the RPG game called: Um Crime na Purdue Produtos Químicos, was built with based on Benjamin Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. The third part of the thesis presents the Results and Discussion and contains some data from audio and video recordings that were analyzed with the help of the content analysis technique through three categories of analysis, namely: a) understanding; b) evaluation; and c) playful character, which emerged afterwards. The fourth part of this thesis is composed of Final Considerations that point out, among other things, contributions and implications of this research in at least three aspects: current state of research on RPG; elaboration of an RPG adventure as a data collection instrument to evaluate learning; and proposing student frameworks in the basic, operational and global cognitive domains. Furthermore, the limitations of this thesis were listed as a possibility for the development of new research in the area.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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