Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barreto, Cristiane Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Simone Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T18:29:55Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T18:29:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Simone Soares. Rodovias em terras indígenas: entre o dano ambiental e a (im)possível reparação. 2024. 263 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51066 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção e manutenção da infraestrutura rodoviária geram externalidades socioambientais,
sendo a mitigação dos efeitos negativos um desafio complexo e multidisciplinar, que requer
esforços convergentes entre Estado, Povos Indígenas, sociedade civil e iniciativa privada. O
Licenciamento Ambiental busca evitar ou reverter tais efeitos negativos, estabelecendo
condicionantes para mitigar e compensar os impactos socioambientais. No caso de Terras
Indígenas (TIs), o licenciamento torna-se ainda mais complexo devido à necessidade de
compatibilizar a proteção dos direitos indígenas e o uso dos recursos naturais. O objetivo desta
tese é identificar as condições, fatores ou critérios associados à efetividade das ações de
mitigação de impactos ambientais em TIs. Para isso, apoiado em literatura especializada, foi
realizado um estudo comparativo entre empreendimentos rodoviários nos quais foi exigida a
execução do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental – CI-PBA, que contempla
medidas mitigadoras voltadas aos impactos em TIs. A análise baseia-se nos resultados dos
programas ambientais, de questionários e da observação direta, visando identificar e analisar a
implementação do CI-PBA. Os resultados indicam que, na maioria dos casos analisados, as
experiências de mitigação de impactos ambientais de rodovias em TIs apresentaram baixa
efetividade e descumprimento de acordos e prazos, o que ajuda a explicar a resistência e
oposição dos Povos Indígenas aos projetos em seus territórios. Esses resultados impulsionaram
a degradação ambiental dos territórios; prejuízos sociais e culturais, afetando os modos de vida,
tradições e identidade dos povos afetados; e danos ao erário pelo atraso das obras e aplicação
de recursos em ações sem resultados efetivos. A capacidade de resposta das ações previstas
para mitigar os impactos foi inferior à evolução dos mesmos, possivelmente relacionada às
limitações do empreendedor – ente público - em executar ações distantes de sua missão
institucional. Os resultados do CI-PBA podem ser potencializados pela participação efetiva das
comunidades indígenas, pela cooperação interministerial no licenciamento, a fim de oferecer
soluções para as diferentes necessidades das comunidades indígenas, e pela adoção de
mecanismos efetivos de monitoramento e avaliação, capazes de identificar as falhas e ajustar o
rumo das ações. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Rodovias em terras indígenas : entre o dano ambiental e a (im)possível reparação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos tradicionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arranjos institucionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Nascimento, Elimar Pinheiro do | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The construction and maintenance of road infrastructure generates socio-environmental
externalities, being the mitigation of the negative effects of a complex and multidisciplinary
challenge, that requires concerted efforts from the State, Indigenous People, civil society, and
private sector. The Environmental Licensing procedure seeks to avoid or reverse such negative
effects by establishing conditions to mitigate and compensate for socio-environmental impacts.
In the case of Indigenous Lands (ILs), the licensing procedure becomes even more complex
due to the need to reconcile the protection of Indigenous rights with the use of natural resources.
The aim of this thesis is to identify the conditions, factors, and criteria associated with the
effectiveness of the actions to mitigate and compensate environmental impacts in ILs. To this
end, supported by specialized literature, a comparative study was conducted among road
projects where the Indigenous Component of the Environmental Monitoring Plan – IC-EMP
was required, which includes mitigating and compensatory measures aimed at impacts on ILs.
The analysis is based on the results of environmental programs, questionnaires, and direct
observation to identify and analyse the implementation of the IC-EMP. The results indicate that,
in most cases analysed, experiences of mitigating and compensating for environmental impacts
of roads in ILs showed low effectiveness and non-compliance with agreements and deadlines,
which helps explain the resistance and opposition of Indigenous Peoples to projects in their
territories. These results have pushed environmental degradation of the territories; social and
cultural damages, affecting the ways of life, traditions, and identification of the affected peoples;
and damages to public funds due to delayed works and allocation of resources to actions with
no effective results. The response capacity of planned actions to mitigate the impacts were
lower than the evolution of the impacts, possibly related to limitations of the entrepreneur – the
public entity – in executing actions far from its institutional mission. The results of the IC-EMP
can be enhanced by the effective participation of Indigenous communities, inter-ministerial
cooperation in licensing in order to offer solutions for the different needs of Indigenous
communities, and by adopting effective mechanisms for monitoring and evaluation capable of
identifying failures and adjusting the course of actions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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