Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51030
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BrunoLeonardoBatistaAlcantara.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraz, Marcos Antônio dos Santos Silva-
dc.contributor.authorAlcantara, Bruno Leonardo Batista-
dc.date.accessioned2024-11-29T19:59:54Z-
dc.date.available2024-11-29T19:59:54Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51030-
dc.description.abstractAs Gerações Z e Alpha, nascidas na era digital apresentam um perfil diferente das gerações anteriores: são mais imediatistas, ansiosas e requerem respostas mais rápidas. Por isso, captar e manter seu interesse requer estratégias diferenciadas, principalmente no ensino de ciências e no de Biologia, foco desse trabalho. Assim, optou-se por promover o aprendizado dos alunos da 2ª série do Ensino Médio tendo como facilitador a animação Bob Esponja Calça Quadrada, considerando a como elemento do cotidiano do aluno dotado de apelo emocional e, com base nessa premissa, desenvolver uma sequência didática investigativa com a finalidade de dar ao aluno condições de utilizar o conhecimento prévio para gerar novos conhecimentos, ter ideias próprias e poder discuti las com colegas e professores, passando do conhecimento espontâneo ao conhecimento científico, além compreender as condições em que o conhecimento foi construído ao longo das gerações anteriores. A sequência elaborada foi constituída de duas etapas, empregando atividades práticas simples e uso de imagens na forma de baralho para dar ludicidade e promover o interesse do aluno, em alternativa às aulas expositivas de Zoologia sobre invertebrados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições da animação Bob Esponja Calça Quadrada para o ensino de zoologia de invertebradospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordBiologia marinhapt_BR
dc.subject.keywordDesenho animado em sala de aulapt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Generations Z and Alpha, born in the digital age have a different profile from previous generations: they are immediate, anxious and require faster responses. Therefore, capturing and maintaining their interest requires different strategies, especially in science teaching and biology, the focus of this work. Thus, it was decided to promote the learning of students of the 2nd grade of high school having as facilitator the animation SpongeBob Square Pants, considering it as an element of the student’s daily life and endowed with emotional appeal and based on this premise, develop an investigative didactic sequence. The sequence elaborated was constituted of two stages employing simple practical activities and use of images in the form of cards to give playfulness and to promote the interest of the student, in alternative the expositive classes of Zoology on invertebrates.pt_BR
dc.description.abstract3Les générations Z et Alpha, nées à l’ère numérique, présentent un profil différent des générations précédentes : elles sont plus immèdiatistes, anxieuses et nécessitent des réponses plus rapides. Par conséquent, capter et maintenir leur intérêt demande des stratégies différenciées, en particulier dans l’enseignement des sciences et de la biologie, au centre de ce travail. Ainsi, on a choisi de promouvoir l’apprentissage des élèves de deuxième année du secondaire en ayant comme facilitateur l’animation Bob l'éponge carrée, le considérant comme un élément de la vie quotidienne de l’élève et doté d’un attrait émotionnel et, sur la base de cette prémisse, développer une séquence didactique d’investigation. La séquence élaborée a été constituée de deux étapes utilisant des activités pratiques simples et l’utilisation d’images sous forme de cartes pour donner de la ludicité et de promouvoir l’intérêt de l’élève, en alternative aux cours d’exposition Zoologiques sur les invertébrés.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.unidadeEnsino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.