Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51024
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_ObrasRarasBibliotecaCentral.pdf181,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília : séculos XVI e XVII
Autor(es): Araújo, André Gustavo de Melo (org.)
Lourenço, Néria (org.)
Greenhalgh, Raphael Diego (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8483-8235
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Departamento de História
Universidade de Brasília, Biblioteca Central
Universidade de Brasília, Biblioteca Central
Assunto: Livros raros - catálogos
Bibliotecas - coleções especiais
Universidade de Brasília. Biblioteca Central
Data de publicação: 2024
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: ARAÚJO, André de Melo; LOURENÇO, Néria; GREENHALGH, Raphael Diego (org.). Obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília: séculos XVI e XVII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (241 p., il. ).
Resumo: A despeito da variedade tipológica do acervo de obras raras preservado na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, o objetivo inicial deste Catálogo de Obras raras da Universidade de Brasília – Séculos XVI e XVII foi fazer o levantamento completo da coleção de impressos a partir de uma perspectiva cronológica, motivo pelo qual se registra apenas as obras datadas até o ano de 1700. Além de apresentar a descrição bibliográfica de 152 obras raras que integram o acervo da UnB, o catálogo ainda traz 25 breves artigos analíticos escritos por pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas universidades brasileiras e europeias. Nesse sentido, a obra desperta três interesses editoriais mais evidentes, a saber: o interesse institucional de divulgação do patrimônio da universidade, o interesse bibliográfico de registro das peças preservadas na instituição e o interesse acadêmico relacionado às análises apresentadas nos artigos que integram o catálogo. Informa-se ainda que o estudo, a descrição e o manuseio cautelosos das peças resultou em uma série de descobertas relevantes, dentre as quais destacam-se a identificação da peça impressa mais antiga pertencente ao acervo da UnB. A análise atenta da configuração material dos volumes também revelou a presença de fragmentos de obras impressas e manuscritos mais antigos reaproveitados para estruturar a encadernação de alguns exemplares, como registrado nas páginas do catálogo. Assim, a obra não apenas registra e descreve os títulos impressos nos séculos XVI e XVII que integram o acervo da UnB. Ela igualmente expõe as marcas de produção, uso e proveniência por meio das quais é possível compreender a história dos artefatos impressos.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Biblioteca Central (BCE)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Licença: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.