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Título: Cultura corporal amazônica : entre o saber objetivo, o saber assimilável e as possibilidades pedagógicas.
Autor(es): Lima, Rafael Antônio Bonneterre
Orientador(es): Hungaro, Edson Marcelo
Assunto: Pedagogia histórico-crítica
Corpo e cultura
Educação física
Cultura popular - Brasil
Data de publicação: 21-Nov-2024
Referência: LIMA, Rafael Antônio Bonneterre. Cultura corporal amazônica: entre o saber objetivo, o saber assimilável e as possibilidades pedagógicas. 2024. 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Ser “amazônida” é a definição para quem reconhece que é natural ou habitante da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, visto por muitos como apenas um vasto território, porém, caracterizada pela pluralidade de comunidades, identidades, territórios, climas, nacionalidades, entre outros, apresentando-a, dessa forma, como “amazônias”. Diante disso, surgiram algumas reflexões acerca dos problemas e desafios que as amazônias proporcionam aos educadores em seu território, para compreender as possibilidades de se trabalhar os temas da “Cultura Corporal Amazônica” nas aulas de Educação Física. Este trabalho, inspirado nos estudos marxistas, apresenta a “Cultura Corporal Amazônica” a partir das reflexões sobre a Construção histórico-cultural da Cultura Corporal na região amazônica, presentes no Estado do Pará. Para isso, se faz um breve deslocamento de conceito sobre a Cultura Corporal para o colocar em contexto amazônico. Portanto, esse estudo tem como objetivo geral analisar as práticas corporais amazônicas como saber objetivo nas práticas pedagógicas de professores de Educação Física e como objetivos específicos: a) descrever os temas da Cultura Corporal amazônica e analisar o preparar do saber assimilável desse conteúdo; b) relacionar a produção do conhecimento trato da cultura amazônica nas aulas de Educação Física; e c) compreender as possibilidades de se trabalhar os temas da Cultura Corporal amazônica identificados nas aulas de Educação Física na educação básica. Para isso, utilizou-se o Materialismo Histórico-dialético como métodos de abordagem e procedimento. Observou-se algumas proposições acerta da ação humana e seu trato na Educação Física, identificando alguns elementos da cultura popular, colocando as “amazônias” como espaços de transformação, à luz da abordagem crítico-superadora. Esse estudo propõe caminhos para novas pesquisas sobre o tema, adequando os meios para alcançar a finalidade da formação de professores que fazem parte dos contextos amazônicos, atuantes em territórios com identidades distintas, partindo da essência, analiticamente chegando, cada vez mais, aos conceitos mais simples.
Abstract: Being “Amazonian” is the definition for those who recognize that they are native or inhabitant of the Amazon, the largest tropical forest in the world, seen by many as just a vast territory, but characterized by the plurality of communities, identities, territories, climates, nationalities, among others, thus presenting it as “Amazons”. Given this, some reflections emerged about the problems and challenges that the Amazons provide to educators in their territory, to understand the possibilities of working on the themes of “Amazonian Corporal Culture” in Physical Education classes. This work, inspired by Marxist studies, presents the “Amazonian Corporal Culture” based on reflections on the historical-cultural Construction of Corporal Culture in the Amazon region, with emphasis on the riverside and rural population, in State of Pará. To this end, a brief shift in the concept of Cultural Culture is made to place it in the Amazonian context. Therefore, this study has the general objective of “analyzing Amazonian body practices as objective knowledge in the pedagogical practices of Physical Education teachers”. The specific objectives are: a) to describe the themes of Amazonian Corporal Culture and analyze the preparation of assimilable knowledge of this content; b) relate the production of knowledge and the treatment of Amazonian culture in Physical Education classes; c) to understand the possibilities of working on the themes of Amazonian Corporal Culture identified in Physical Education classes in basic education. For this, Historical-Dialectical Materialism was used as a method of approach and procedure. Some propositions were observed regarding human action and its treatment in Physical Education, identifying some elements of popular culture, placing the “Amazonias” as spaces of transformation, in the light of the critical-overcoming approach. This study proposes paths for new research on the topic, adapting the means to achieve the purpose of training teachers who are part of the Amazonian contexts, working in territories with distinct identities, starting from the essence, analytically arriving, increasingly, at the simplest concepts.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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