Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Filho, Antônio Isidro da Silva | - |
dc.contributor.author | Dal-rosso, Rafael Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T20:38:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T20:38:10Z | - |
dc.date.submitted | 2024-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50945 | - |
dc.description.abstract | As ouvidorias públicas se encontram inseridas em um ambiente altamente complexo e
em constantes mudanças. Essas unidades estão intimamente envolvidas na prestação de
serviços públicos e políticas públicas de qualidade, e precisam se adaptar constantemente ao
ambiente para desempenhar suas atividades de forma adequada. Nesse contexto, mostra-se
importante o estudo do tema das Capacidades Dinâmicas, que visa compreender o desempenho
de organizações inseridas em ambientes dinâmicos e de que forma elas buscam renovar suas
competências e reconfigurar seus recursos, objetivando obter vantagem competitiva
sustentável. Dessa maneira, o presente estudo foca não apenas na observação do fenômeno das
capacidades dinâmicas no setor público, uma abordagem menos comum na literatura, como traz
um recorte inédito da observação do fenômeno no âmbito das Ouvidorias Públicas ministeriais.
Para isso, foram identificadas e categorizadas práticas específicas relacionadas a Capacidades
Dinâmicas adotadas pelas unidades de Ouvidoria e registradas em seus relatórios anuais de
gestão, utilizando como referência a escala de mensuração dos elementos componentes e
mecanismos organizacionais de desenvolvimento de capacidades dinâmicas em organizações
proposta por Zaluski et al. (2020). A escala, composta por 21 indicadores, leva em consideração
os elementos componentes e mecanismos organizacionais propostos por Meirelles e Camargo
(2014) a partir de três dimensões: comportamentos e habilidades de mudança e inovação;
processos e rotinas de busca e inovação; e mecanismos de aprendizagem e governança do
conhecimento. Considera ainda o constructo teórico baseado em Wang e Ahmed (2007), que
estabelece três elementos componentes das Capacidades Dinâmicas: a capacidade absortiva,
adaptativa e inovativa. A escala utiliza complementarmente os modelos de Zahra e George
(2002), Akgün, Kestin e Byrne (2007), Staber e Sydow (2002) e Gibson e Birkinshaw (2004).
A metodologia do estudo baseou-se na análise qualitativa, de natureza exploratória e descritiva,
com uso de análise de conteúdo. Foram analisados 58 relatórios de 15 ouvidorias ministeriais,
referentes aos anos de 2019 a 2022. Foram identificadas 343 práticas específicas nos relatórios
e categorizadas nos indicadores da escala proposta por Zaluski et al. (2020) e ao final foi
produzida uma listagem com 45 categorias de práticas genéricas voltadas para o universo das
Ouvidorias Públicas, como desdobramento dos indicadores originalmente constantes da escala
de mensuração. Os resultados evidenciaram a existência de ações adotadas pelas Ouvidorias
em praticamente todos os indicadores propostos por Zaluski et al. (2020). Esta dissertação
contribui na compreensão do desenvolvimento de capacidades dinâmicas nas organizações e
oferece material de referência para unidades de Ouvidoria que buscam formas de enfrentar
ambientes dinâmicos de maneira organizada, ampliando a discussão sobre capacidades
dinâmicas no âmbito nacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Capacidades dinâmicas em ouvidorias públicas ministeriais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacidades dinâmicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor Público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ouvidoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ombudsman | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Public ombudsman offices are inserted in a highly complex and constantly changing
environment. These units are closely involved in the provision of quality public services and
public policies and need to constantly adapt to the environment to perform their activities
appropriately. In this context, it is important to study the topic of Dynamic Capabilities, which
aims to understand the performance of organizations inserted in dynamic environments and
how they seek to renew their skills and reconfigure their resources, aiming to obtain a
sustainable competitive advantage. In this way, the present study focuses not only on observing
the phenomenon of dynamic capabilities in the public sector, a less common approach in the
literature, but also provides an unprecedented observation of the phenomenon within the scope
of ministerial Public Ombudsman Offices. To this end, specific practices related to Dynamic
Capabilities adopted by the Ombudsman units and recorded in their annual management reports
were identified and categorized, using as a reference the measurement scale of the component
elements and organizational mechanisms for developing dynamic capabilities in organizations
proposed by Zaluski et al. (2020). The scale, composed of 21 indicators, takes into account the
component elements and organizational mechanisms proposed by Meirelles and Camargo
(2014) based on three dimensions: behaviors and skills for change and innovation; search and
innovation processes and routines; and learning and knowledge governance mechanisms. It also
considers the theoretical construct based on Wang and Ahmed (2007), which establishes three
component elements of Dynamic Capabilities: absorptive, adaptive and innovative capacity.
The scale complementary uses the models of Zahra and George (2002), Akgün, Kestin and
Byrne (2007), Staber and Sydow (2002) and Gibson and Birkinshaw (2004). The study
methodology was based on qualitative analysis, of an exploratory and descriptive nature, using
content analysis. 58 reports from 15 ministerial ombudsman offices were analyzed, covering
the years 2019 to 2022. 343 specific practices were identified in the reports and categorized
according to the scale indicators proposed by Zaluski et al. (2020) and in the end, a list was
produced with 45 categories of generic practices focused on the universe of Public Ombudsmen,
as a breakdown of the indicators originally included in the measurement scale. The results
showed the existence of actions adopted by the Ombudsman's Offices in practically all
indicators proposed by Zaluski et al. (2020). This dissertation contributes to the understanding
of the development of dynamic capabilities in organizations and offers reference material for
Ombudsman units that seek ways to face dynamic environments in an organized manner,
expanding the discussion on dynamic capabilities at the national level. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.description.unidade | Programa de Pós-Graduação Em Administração - PPGA | pt_BR |
dc.description.unidade | Mestrado Profissional em Administração Pública - MPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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