Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50902
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MarianaDeMesquitaSantos_TESE.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Vulneráveis veneráveis : agências femininas no associativismo negro baiano a partir de uma ordem terceira de homens pretos do século XIX
Autor(es): Santos, Mariana de Mesquita
Orientador(es): Pinto, Ana Flávia Magalhães
Coorientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: Bahia (BA)
Brasil - história - século XIX
Mulheres negras
Abolicionistas
Data de publicação: 13-Nov-2024
Referência: SANTOS, Mariana de Mesquita. Vulneráveis veneráveis: agências femininas no associativismo negro baiano a partir de uma ordem terceira de homens pretos do século XIX. 2024. 307 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta tese corresponde a um exercício de análise, a partir do repertório da história social, acerca dos sentidos do engajamento de mulheres negras no associativismo soteropolitano, no pós-abolição. Partindo do espaço da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo, vislumbrei trajetórias de pessoas como Joanna Maria Ritta da Conceição, Justina Ricarda da Costa, Maria do Carmo Friandes, Olga Lydia da Conceição. Essas irmãs demonstraram as vulnerabilidades e venerabilidades vividas por parcela de mulheres negras sobretudo em condição de liberdade, em Salvador, Bahia. Os limites cronológicos foram dados pelas experiências das personagens, percorridas por meio dos documentos preservados pela confraria e pela arquidiocese, jornais, testamentos, inventários, assentos de batismo e registros de imigração custodiados em arquivos públicos. Em diálogo com a historiografia, examinei esse conjunto diverso de fontes, mapeando processos de constituição das famílias, de apropriação dos espaços de trabalho, de ensino, de cuidado e de sociabilidade, como ações atravessadas por gênero, raça, origem, classe e religião. Essas experiências, forjadas portas adentro e afora, me permitiram contar histórias diversas que se encontram com o itinerário da própria confraria do Rosário, outra venerável vulnerável. Afinal, sua sobrevivência foi posta em questão a partir de meados do Oitocentos, diante da imposição de outros padrões de atuação social da Igreja, que elencavam a mulher branca de elite como figura central. Ainda que distinta pela condição de Ordem Terceira, obtida em 1899, a permanente disputa pelo reconhecimento do espaço de trabalho e da assistência à comunidade afrobaiana assinala o paralelo entre o percurso da Ordem e das suas filiadas, já que ambas mobilizaram sua liberdade e seus direitos para se conservarem influentes na cidade de Salvador na virada para o século XX.
Abstract: This thesis corresponds to an analytical exercise, based on the repertoire of social history, about the meanings of black women's engagement in associations in Salvador, in the postabolition period. Starting from the space of the Venerable Third Order of Our Lady of the Rosary at Portas do Carmo, I glimpsed the trajectories of people such as Joanna Maria Ritta da Conceição, Justina Ricarda da Costa, Maria do Carmo Friandes, Olga Lydia da Conceição. These sisters demonstrated the vulnerabilities and venerabilities experienced by a number of black women, especially in conditions of freedom, in Salvador, Bahia. The chronological limits were given by the characters' experiences, covered through documents preserved by the brotherhood and the archdiocese, newspapers, wills, inventories, baptism records and immigration records held in public archives. In dialogue with historiography, I examined this diverse set of sources, mapping processes of family formation, appropriation of work spaces, teaching, care and sociability, as actions crossed by gender, race, origin, class and religion. These experiences, forged inside and outside the chapel, allowed me to tell different stories that are in line with the itinerary of the Rosário confraternity itself, another vulnerable venerable one. After all, its survival was called into question from the mid-1800s onwards, given the imposition of other standards of social action by the Church, which cast elite white women as the central figure. Despite the distinguish status of Third Order, obtained in 1899, the permanent dispute for the recognition of work space and assistance to the Afro-Bahian community highlights the parallel between the path of the Order and its affiliates, as both mobilized their freedom and their rights to remain influential in the city of Salvador at the turn of the 20th century.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.