Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Márcio Muniz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira Junior, Marcone de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:01:55Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T18:01:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JUNIOR, Marcone de. Análise numérica tridimensional do trincamento de misturas asfálticas. 2024. 135 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50869 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese de doutorado detalha uma nova abordagem para a simulação numérica
do trincamento de misturas asfálticas em mesoescala. Para a construção do modelo, foram
adotadas duas fases constituintes do material compósito, quais sejam a MAF (Matriz de
Agregados Finos) e o ESG (Esqueleto Sólido Graúdo), que constituem o CBUQ (Concreto
Betuminoso Usinado a Quente). A fim de se simular o comportamento de forma verossímil, os
materiais constituintes de cada fase foram estudados e caracterizados individualmente, de forma
experimental, para suas representações numéricas, considerando características básicas, como
tamanho e forma, bem como seus modelos constitutivos. Foram empregadas novas tecnologias
para geração e empacotamento de partículas, com o objetivo de se construir um conjunto de
agregados representativo que, uma vez envolto em um meio contínuo definido em um domínio
pré-estabelecido, permitiu a construção de um modelo que simula um corpo de prova de
concreto asfáltico. Com o objetivo de emular o trincamento de misturas asfálticas, foi definida
uma geometria do modelo numérico que simulasse o ensaio de flexão em amostra semicircular,
e essa foi ensaiada virtualmente, com o programa ABAQUS, sob as mesmas condições de
contorno especificadas para o ensaio experimental. Uma vez calibrado o modelo, este mostrouse validado uma vez comparado a resultados experimentais, o que o viabiliza para utilização
em estudos paramétricos e valida a tecnologia empregada para a representação numérica de um
problema complexo. Observou-se, finalmente, que o modelo construído representa de forma
fidedigna a formação das trincas, embora não represente sua propagação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise numérica tridimensional do trincamento de misturas asfálticas | pt_BR |
dc.title.alternative | Numerical analysis of asphalt hot mixtures cracking | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Misturas asfálticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Partículas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise numérica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This doctoral dissertation details a new approach to the numerical simulation of
cracking in asphalt mixtures on a mesoscale. To build the model, two constituent phases of the
composite material were adopted, namely the FAM (Fine Aggregate Matrix) and the ESG
(Coarse Solid Skeleton), which make up the FMA (Hot Mix Asphalt). In order to simulate the
behaviour in a reliable way, the constituent materials of each phase were studied and
characterized individually, experimentally, for their numerical representations, considering
basic characteristics such as size and shape, as well as their constitutive models. New
technologies for generating and packing particles were used in order to build a representative
set of aggregates which, once surrounded by a continuous medium defined in a pre-established
domain, allowed for the construction of a model that simulates an asphalt concrete specimen.
To emulate the cracking of asphalt mixtures, a numerical model geometry was defined to
simulate the bending test on a semicircular sample, which was then tested virtually using the
ABAQUS program, under the same boundary conditions specified for the experimental test.
Once the model had been calibrated, it proved to be validated when compared to experimental
results, which makes it viable for use in parametric studies and validates the technology used
to represent it. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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