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CamilaPatriciaJeronymoPinto_DISSERT.pdf6,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalmeira, Ennio Marquespt_BR
dc.contributor.authorPinto, Camila Patrícia Jeronymopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T18:01:52Z-
dc.date.available2024-11-12T18:01:52Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.date.submitted2024-05-28-
dc.identifier.citationPINTO, Camila Patrícia Jeronymo. Análise numérica do comportamento de estradas não pavimentadas após manutenções superficiais. 2024. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50861-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs estradas não pavimentadas são vias importantes que muitas vezes ligam áreas urbanas às rurais. Os geossintéticos são materiais de reforço que são utilizados nessas estradas a fim de gerar, por exemplo, uma melhor capacidade de suporte da estrutura, menos deformações, melhor distribuição e transferência de tensões. A melhora no desempenho mecânico faz com que realizar manutenções superficiais seja menos necessário e assim os custos relativos às reparações diminuem a longo prazo. Quando se fala em reforço, os tipos de geossintéticos mais aplicados são as geogrelhas e geotêxteis. Análises numéricas para prever certos comportamentos da estrutura são eficientes e capazes de estudar previamente o benefício na utilização desse material de reforço. A presente pesquisa se resume em simulações numéricas de uma estrada não pavimentada sob carregamento cíclico. A estrutura é formada por uma camada de aterro, uma de subleito e em dois, dos três, casos analisados o geossintético foi colocado na interface aterro-subleito. Manutenções superficiais também foram realizadas e analisadas. A metodologia utilizada foi baseada no Método da Degradação da Rigidez e o software utilizado é baseado no Método dos Elementos Finitos. Comparações entre os resultados numéricos e experimentais foram feitos e concluiu-se que boa parte das simulações apresentou uma boa concordância com o ensaio experimental. Os resultados numéricos de deslocamentos superficiais foram os que melhor concordaram com os experimentais, enquanto que os de tensões não apresentaram a mesma avaliação provavelmente devido à alta plastificação no interior da estrutura ao longo dos ensaios. De forma geral, também foi observado que, para faixas de ciclos similares, o comportamento do caso reforçado com geogrelha foi o que apresentou melhores resultados, tanto para os deslocamentos verticais quanto para as tensões verticais ao longo da profundidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise numérica do comportamento de estradas não pavimentadas após manutenções superficiaispt_BR
dc.title.alternativeNumerical analysis of the behaviour of unpaved roads after surface maintenancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstradas não pavimentadaspt_BR
dc.subject.keywordGeossintéticospt_BR
dc.subject.keywordEstradas - manutençãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRebolledo, Juan Felix Rodriguezpt_BR
dc.description.abstract1Unpaved roads are important roads that often connect urban to rural areas. Geosynthetics are reinforcing materials that are used in these roads in order to generate, for example, a better structure support capacity, less deformations, better distribution and stress transfer. The improvement in mechanical performance makes performing surface maintenance less necessary and thus the costs related to repairs decrease in the long term. When it comes to reinforcement, the most applied types of Geosynthetics are geogrids and geotextiles. Numerical analyses to predict certain behaviours of the structure are efficient and capable of studying previously the benefit in the use of this reinforcing material. This research uses numerical to simulate an unpaved road under cyclic loading. The structure is formed by a fill layer, a compressible subgrade and a geosynthetic layer placed at the fill-subgrade interface. Surface maintenance simulations were also performed and analyzed. The methodology used was based on the Stiffness Degradation Method and the software used is based on the finite element method. Comparisons between numerical and experimental results were made and it was concluded that most of the simulations showed a good agreement with the experimental test result. The numerical results of surface displacements were the ones that best agreed with the experimental ones in contrast with the vertical stresses in the subgrade probably due to the high level of plastification inside the structure along the tests. In general, it was also observed that, for range of similar cycles, the behaviour of the case reinforced with geogrid was the one that presented better results, both for the vertical displacements and for the vertical tensions along the depth.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geotecniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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