Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Palmeira, Ennio Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Camila Patrícia Jeronymo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:01:52Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T18:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Camila Patrícia Jeronymo. Análise numérica do comportamento de estradas não pavimentadas após manutenções superficiais. 2024. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50861 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As estradas não pavimentadas são vias importantes que muitas vezes ligam áreas urbanas às
rurais. Os geossintéticos são materiais de reforço que são utilizados nessas estradas a fim de
gerar, por exemplo, uma melhor capacidade de suporte da estrutura, menos deformações,
melhor distribuição e transferência de tensões. A melhora no desempenho mecânico faz com
que realizar manutenções superficiais seja menos necessário e assim os custos relativos às
reparações diminuem a longo prazo. Quando se fala em reforço, os tipos de geossintéticos mais
aplicados são as geogrelhas e geotêxteis. Análises numéricas para prever certos
comportamentos da estrutura são eficientes e capazes de estudar previamente o benefício na
utilização desse material de reforço. A presente pesquisa se resume em simulações numéricas
de uma estrada não pavimentada sob carregamento cíclico. A estrutura é formada por uma
camada de aterro, uma de subleito e em dois, dos três, casos analisados o geossintético foi
colocado na interface aterro-subleito. Manutenções superficiais também foram realizadas e
analisadas. A metodologia utilizada foi baseada no Método da Degradação da Rigidez e o
software utilizado é baseado no Método dos Elementos Finitos. Comparações entre os
resultados numéricos e experimentais foram feitos e concluiu-se que boa parte das simulações
apresentou uma boa concordância com o ensaio experimental. Os resultados numéricos de
deslocamentos superficiais foram os que melhor concordaram com os experimentais, enquanto
que os de tensões não apresentaram a mesma avaliação provavelmente devido à alta
plastificação no interior da estrutura ao longo dos ensaios. De forma geral, também foi
observado que, para faixas de ciclos similares, o comportamento do caso reforçado com
geogrelha foi o que apresentou melhores resultados, tanto para os deslocamentos verticais
quanto para as tensões verticais ao longo da profundidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise numérica do comportamento de estradas não pavimentadas após manutenções superficiais | pt_BR |
dc.title.alternative | Numerical analysis of the behaviour of unpaved roads after surface maintenance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estradas não pavimentadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geossintéticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estradas - manutenção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rebolledo, Juan Felix Rodriguez | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Unpaved roads are important roads that often connect urban to rural areas. Geosynthetics are
reinforcing materials that are used in these roads in order to generate, for example, a better
structure support capacity, less deformations, better distribution and stress transfer. The
improvement in mechanical performance makes performing surface maintenance less necessary
and thus the costs related to repairs decrease in the long term. When it comes to reinforcement,
the most applied types of Geosynthetics are geogrids and geotextiles. Numerical analyses to
predict certain behaviours of the structure are efficient and capable of studying previously the
benefit in the use of this reinforcing material. This research uses numerical to simulate an
unpaved road under cyclic loading. The structure is formed by a fill layer, a compressible
subgrade and a geosynthetic layer placed at the fill-subgrade interface. Surface maintenance
simulations were also performed and analyzed. The methodology used was based on the
Stiffness Degradation Method and the software used is based on the finite element method.
Comparisons between numerical and experimental results were made and it was concluded that
most of the simulations showed a good agreement with the experimental test result. The
numerical results of surface displacements were the ones that best agreed with the experimental
ones in contrast with the vertical stresses in the subgrade probably due to the high level of
plastification inside the structure along the tests. In general, it was also observed that, for range
of similar cycles, the behaviour of the case reinforced with geogrid was the one that presented
better results, both for the vertical displacements and for the vertical tensions along the depth. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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