Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50860
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AnnaClaraBrandaoLimaNascimento_DISSERT.pdf30,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cartografia geotécnica de suscetibilidade à processos geológicos e hidrológicos : avaliação da qualidade de modelos numéricos de terreno
Outros títulos: Geotechnical cartography of susceptibility to geological and hydrological processes : evaluation of the quality of digital terrain models
Autor(es): Nascimento, Anna Clara Brandão Lima
Orientador(es): Souza, Newton Moreira de
Coorientador(es): Oliveira, Bruno Rodrigues de
Assunto: Movimentos gravitacionais de massa
Inundações
Compartimentação fisiográfica
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: NASCIMENTO, Anna Clara Brandão Lima. Cartografia geotécnica de suscetibilidade à processos geológicos e hidrológicos : avaliação da qualidade de modelos numéricos de terreno. 2024. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Eventos geológicos, como movimentos gravitacionais de massa, e de natureza hidrológica, como inundações e alagamentos, são considerados naturais tendo em vista a dinâmica de alteração do relevo e eventos pluviométricos extremos. Esses fenômenos são observados anualmente em muitas cidades brasileiras, com consequências sociais, econômicas e ambientais. Neste sentido, a cartografia geotécnica se insere como instrumento a ser utilizado para diagnósticos do meio físico. O mapeamento de suscetibilidade é previsto na legislação e consiste em avaliar a predisposição intrínseca dos terrenos em desenvolver determinado processo ou fenômeno geológico. Assim, esta pesquisa visa avaliar a influência da resolução espacial e altimétrica de dois Modelos Numéricos de Terreno na qualidade de cartas de suscetibilidade a fenômenos hidrológicos e geodinâmicos. Foram avaliados o MNT proveniente da missão SRTM, condizente com a escala 1:50.000 e o MNT elaborado pela interpolação de curvas de nível disponíveis na base cartográfica digital do Distrito Federal, na escala 1:10.000. A metodologia de elaboração das cartas baseou-se em procedimentos já conhecidos na cartografia geotécnica, utilizando álgebra de mapas. Como resultados, foram obtidas diversas cartas analíticas derivadas dos MNT, a compartimentação fisiográfica da área de estudo e os zoneamentos de suscetibilidade aos fenômenos de inundação e movimentos gravitacionais de massa, nas escalas 1:50.000 e 1:25.000. A metodologia utilizada mostrou-se satisfatória e concluiu-se que a diferença de resolução entre os MNT acarreta uma perda importante de informação nos produtos derivados, diminuindo a qualidade das cartas de suscetibilidade elaboradas.
Abstract: Eventos geológicos, como movimentos gravitacionais de massa, e de natureza hidrológica, como inundações e alagamentos, são considerados naturais tendo em vista a dinâmica de alteração do relevo e eventos pluviométricos extremos. Esses fenômenos são observados anualmente em muitas cidades brasileiras, com consequências sociais, econômicas e ambientais. Neste sentido, a cartografia geotécnica se insere como instrumento a ser utilizado para diagnósticos do meio físico. O mapeamento de suscetibilidade é previsto na legislação e consiste em avaliar a predisposição intrínseca dos terrenos em desenvolver determinado processo ou fenômeno geológico. Assim, esta pesquisa visa avaliar a influência da resolução espacial e altimétrica de dois Modelos Numéricos de Terreno na qualidade de cartas de suscetibilidade à fenômenos hidrológicos e geodinâmicos. Foram avaliados o MNT proveniente da missão SRTM, condizente com a escala 1:50.000 e o MNT elaborado pela interpolação de curvas de nível disponíveis na base cartográfica digital do Distrito Federal, na escala 1:10.000. A metodologia de elaboração das cartas baseou-se em procedimentos já conhecidos na cartografia geotécnica, utilizando álgebra de mapas. Como resultados, foram obtidas diversas cartas analíticas derivadas dos MNT, a compartimentação fisiográfica da área de estudo e os zoneamentos de suscetibilidade aos fenômenos de inundação e movimentos gravitacionais de massa, nas escalas 1:50.000 e 1:25.000. A metodologia utilizada mostrou-se satisfatória e concluiu-se que a diferença de resolução entre os MNT acarreta uma perda importante de informação nos produtos derivados, diminuindo a qualidade das cartas de suscetibilidade elaboradas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.