Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nasuti, Stéphanie | - |
dc.contributor.author | Aquino, Juami Antonio de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T15:22:18Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T15:22:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Juami Antonio de. Educação escolar quilombola: o ensino de matemática escolar como ferramenta de educação em direitos humanos. Lições a partir da Comunidade Kalunga Vão do Moleque (Maiadinha), Goiás. 2024. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50847 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da minha atuação como estagiário no Instituto de Estudos Socioeconômicos
(INESC), vim a entender que ampliar a compreensão sobre orçamentos pode ser uma
ferramenta poderosa para compreender e defender os direitos humanos. Assim, escolhi
incorporar essa dimensão à minha pesquisa sobre o ensino da matemática. A minha
dissertação, “Educação escolar quilombola: o ensino de matemática escolar como
ferramenta de educação em direitos humanos. Lições a partir da Comunidade Kalunga
Vão do Moleque (Maiadinha), Goiás”, visa investigar como o ensino da matemática pode
mediar o acesso ao conhecimento sobre direitos humanos, notadamente por meio da
análise do orçamento público. Para tanto, foi necessário buscar referências e elaborar uma
síntese sobre a relação entre orçamentos e direitos humanos, e construir uma sequência
didática a partir do orçamento escolar adequado para uma turma de 1a série do ensino
médio. As atividades da pesquisa incluíram a aplicação desta sequência didática junto aos
estudantes de 1a série do ensino médio do Colégio Estadual Quilombola Professor José
Cabral de Araújo (sede) do município de Cavalcante-GO. Nessa perspectiva, realizei uma
pesquisa tendo como base o conceito de pesquisa-ação proposto por Michel Thiollent que
envolve a realização de uma pesquisa orientada para a resolução de problemas coletivos e
o desenvolvimento de ações concretas para promover mudanças na realidade investigada.
Os teóricos que forneceram base para o desenvolvimento da pesquisa contribuíram para
compreensão sobre educação e educação matemática, direitos humanos, orçamento
público e metodologias de ensino, auxiliando na elaboração da sequência didática
proposta. Diante disso, verifiquei que, apesar da infraestrutura moderna do Colégio
Estadual Quilombola Professor José Cabral de Araújo (sede), há desafios como a falta de
recursos na biblioteca. Com base na aplicação e análise crítica da sequência didática (SD),
percebe-se o engajamento dos alunos e a conexão com temas como orçamento e
cidadania, o que impõe a constatação de que há necessidade de melhorias para garantir
qualidade educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação escolar quilombola : o ensino de matemática escolar como ferramenta de educação em direitos humanos. Lições a partir da Comunidade Kalunga Vão do Moleque (Maiadinha), Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orçamento público | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | From my work as an intern at the Institute of Socioeconomic Studies (INESC), I came to
understand that expanding understanding about budgets can be a powerful tool for
understanding and defending human rights. Therefore, I chose to incorporate this
dimension into my research on mathematics teaching. My dissertation, “Quilombola school
education: teaching school mathematics as a tool for human rights education. Lessons from
the Kalunga Vão do Moleque Community (Maiadinha), Goiás”, aims to investigate how
the teaching of mathematics can mediate access to knowledge about human rights, notably
through the analysis of the public budget. To this end, it was necessary to seek references
and prepare a synthesis on the relationship between budgets and human rights, and build a
didactic sequence based on the appropriate school budget for a 1st grade high school class.
The research activities included the application of this didactic sequence with 1st grade
high school students at Colégio Estadual Quilombola Professor José Cabral de Araújo
(headquarters) in the municipality of Cavalcante-GO. From this perspective, I carried out
research based on the concept of action research proposed by Michel Thiollent, which
involves carrying out research aimed at solving collective problems and developing
concrete actions to promote changes in the reality under investigation. The theorists who
provided the basis for the development of the research contributed to the understanding of
education and mathematics education, human rights, public budget and teaching
methodologies, helping to develop the proposed didactic sequence. Given this, I found that,
despite the modern infrastructure of Colégio Estadual Quilombola Professor José Cabral de
Araújo (headquarters), there are challenges such as the lack of resources in the library.
Based on the application and critical analysis of the didactic sequence (SD), students'
engagement and connection with topics such as budget and citizenship can be seen, which
imposes the realization that there is a need for improvements to guarantee educational
quality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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