Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Felipe Canova | pt_BR |
dc.contributor.author | Macedo, Wandilene | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-23 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Wandilene. A produção de videoclipes em vivências musicais a partir do repertório musical do PAS (UnB): um estudo de caso com estudantes do Novo Ensino Médio em Taguatinga - DF. 2023. 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50828 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado investiga uma abordagem pedagógica que integra a vivência
musical à produção de videoclipes, envolvendo estudantes do Novo Ensino Médio de
escolas públicas em Taguatinga - DF, nos anos de 2022 e 2023. O tema da pesquisa surge
da minha própria experiência pessoal com os videoclipes, que me proporcionaram
entretenimento e inspiração artística na juventude. A pesquisa se justifica pela carência
de projetos educacionais que abordem a vivência musical na produção de videoclipes em
escolas públicas, especialmente pelo déficit de professores licenciados em música
atuando em escolas públicas da periferia de Brasília e pela falta de enfoque pedagógico
na musicalidade dos videoclipes. O objetivo geral da pesquisa é o desenvolvimento de
uma proposta pedagógica com a produção de videoclipes que pode ser uma estratégia
valiosa para a aprendizagem musical. A metodologia adotada na pesquisa é a pesquisaação, que envolve os estudantes na produção de videoclipes musicais como um meio de
aprendizado e expressão. A contribuição esperada da pesquisa é oferecer práticas
pedagógicas mais inclusivas e criativa, empoderando os estudantes a explorarem sua
musicalidade e expressão por meio do meio audiovisual, conduzindo-os para um possível
ingresso na universidade e/ou no mundo do trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A produção de videoclipes em vivências musicais a partir do repertório musical do PAS (UnB) : um estudo de caso com estudantes do Novo Ensino Médio em Taguatinga - DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Videoclipe | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's thesis investigates a pedagogical approach that integrates the musical
experience with the production of music videos, involving New High School students from
public schools in Taguatinga - DF, in the years 2022 and 2023. The research theme arises
from my own personal experience with music videos, which provided me with
entertainment and artistic inspiration in my youth. The research is justified by the lack of
educational projects that address the musical experience in the production of music
videos in public schools, especially due to the lack of teachers licensed in music working
in public schools on the outskirts of Brasília and the lack of pedagogical focus on the
musicality of music videos. The general objective of the research is the development of a
pedagogical proposal with the production of music videos that can be a valuable strategy
for musical learning. The methodology adopted in the research is action research, which
involves students in the production of music videos as a means of learning and expression.
The expected contribution of the research is to offer more inclusive and creative
pedagogy, empowering students to explore their musicality and expression through the
audiovisual medium, leading them to possible entry into university and/or the world of
work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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