Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Montandon, Maria Isabel | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Abreu Pereira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:07Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisco Abreu Pereira de. Repertório para Grupo de Percussão iniciante: uma trilha por meio da música contemporânea. 2024. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50820 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo contribuir com a formação dos iniciantes em percussão e sua
participação na prática de conjunto, por meio de seis obras autorais com técnicas e estéticas
composicionais da música contemporânea. Como professor da disciplina Grupo de Percussão
em uma escola de música de Brasília, deparei-me com a dificuldade em selecionar
composições que contemplassem todo o grupo, geralmente heterogêneo em níveis de
habilidades e conhecimentos musicais. O repertório usual requer domínio de leitura e controle
rítmico, habilidades que são desafiadoras para muitos iniciantes. Considerando a proximidade
da música para percussão com a vanguarda artística e as potencialidades que a música
contemporânea pode gerar aos iniciantes, conforme apontado por Schafer (2011), Delalande
(2019) e Fernandes (2020), busquei, como alternativa, possibilidades de trabalhar outras
habilidades por meio de obras com grafias não convencionais e forma aberta, repertório
incomum para iniciantes em música, assim como constatado por Daldegan (2009), Cuervo
(2009), Schreiner (2016), Brietzcke (2018), Vertamatti (2006), Magre (2017) e Valadão
(2019). Busquei referência e inspiração em obras de J. Cage, J. Antunes, M. A. Guimarães, S.
Reich, J. de Oliveira, E. Zampronha, M. Ptaszynska, T. Riley, T. De Mey, D. Puig, S. Smith
dentre outros que tiveram influência tanto na minha formação musical como na história da
música para percussão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Repertório para grupo de percussão iniciante : uma trilha por meio da música contemporânea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grupos musicais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instrumentos de percussão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música contemporânea | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Puig, Daniel Fils | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to contribute to the training of beginners in percussion and their participation
in ensemble practice, through six original works with techniques and compositional aesthetics
from contemporary music. As a Percussion Group teacher at a music school in Brasília, I
encountered the difficulty of selecting compositions that included the entire group, generally
heterogeneous in levels of musical skills and knowledge. The usual repertoire requires
mastery of reading and rhythmic control, skills that are challenging for many beginners.
Considering the proximity of percussion music to the artistic avant-garde and the potential
that contemporary music can generate for beginners, as pointed out by Schafer (2011),
Delalande (2019) and Fernandes (2020), I sought, as an alternative, possibilities to work on
other skills through works with unconventional music notation and open form, an unusual
repertoire for music beginners, as found by Daldegan (2009), Cuervo (2009), Schreiner
(2016), Brietzcke (2018), Vertamatti (2006), Magre (2017) and Valadão (2019). I sought
reference and inspiration in works by J. Cage, J. Antunes, M. A. Guimarães, S. Reich, J. de
Oliveira, E. Zampronha, M. Ptaszynska, T. Riley, T. De Mey, D. Puig, S. Smith among others
which had an influence on both my musical training and the history of percussion music. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|