Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50820
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FranciscoAbreuPereiraDeOliveira_DISSERT.pdf35,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMontandon, Maria Isabelpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Abreu Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T18:08:07Z-
dc.date.available2024-11-11T18:08:07Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2024-02-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Abreu Pereira de. Repertório para Grupo de Percussão iniciante: uma trilha por meio da música contemporânea. 2024. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50820-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo contribuir com a formação dos iniciantes em percussão e sua participação na prática de conjunto, por meio de seis obras autorais com técnicas e estéticas composicionais da música contemporânea. Como professor da disciplina Grupo de Percussão em uma escola de música de Brasília, deparei-me com a dificuldade em selecionar composições que contemplassem todo o grupo, geralmente heterogêneo em níveis de habilidades e conhecimentos musicais. O repertório usual requer domínio de leitura e controle rítmico, habilidades que são desafiadoras para muitos iniciantes. Considerando a proximidade da música para percussão com a vanguarda artística e as potencialidades que a música contemporânea pode gerar aos iniciantes, conforme apontado por Schafer (2011), Delalande (2019) e Fernandes (2020), busquei, como alternativa, possibilidades de trabalhar outras habilidades por meio de obras com grafias não convencionais e forma aberta, repertório incomum para iniciantes em música, assim como constatado por Daldegan (2009), Cuervo (2009), Schreiner (2016), Brietzcke (2018), Vertamatti (2006), Magre (2017) e Valadão (2019). Busquei referência e inspiração em obras de J. Cage, J. Antunes, M. A. Guimarães, S. Reich, J. de Oliveira, E. Zampronha, M. Ptaszynska, T. Riley, T. De Mey, D. Puig, S. Smith dentre outros que tiveram influência tanto na minha formação musical como na história da música para percussão.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepertório para grupo de percussão iniciante : uma trilha por meio da música contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGrupos musicaispt_BR
dc.subject.keywordInstrumentos de percussãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica contemporâneapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPuig, Daniel Filspt_BR
dc.description.abstract1This work aims to contribute to the training of beginners in percussion and their participation in ensemble practice, through six original works with techniques and compositional aesthetics from contemporary music. As a Percussion Group teacher at a music school in Brasília, I encountered the difficulty of selecting compositions that included the entire group, generally heterogeneous in levels of musical skills and knowledge. The usual repertoire requires mastery of reading and rhythmic control, skills that are challenging for many beginners. Considering the proximity of percussion music to the artistic avant-garde and the potential that contemporary music can generate for beginners, as pointed out by Schafer (2011), Delalande (2019) and Fernandes (2020), I sought, as an alternative, possibilities to work on other skills through works with unconventional music notation and open form, an unusual repertoire for music beginners, as found by Daldegan (2009), Cuervo (2009), Schreiner (2016), Brietzcke (2018), Vertamatti (2006), Magre (2017) and Valadão (2019). I sought reference and inspiration in works by J. Cage, J. Antunes, M. A. Guimarães, S. Reich, J. de Oliveira, E. Zampronha, M. Ptaszynska, T. Riley, T. De Mey, D. Puig, S. Smith among others which had an influence on both my musical training and the history of percussion music.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.