http://repositorio.unb.br/handle/10482/50811
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ThathyaraDantasMaia_DISSERT.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Minha casa não é mais a mesma: mudanças das dinâmicas familiares na perspectiva das crianças em processo de escolarização |
Autor(es): | Maia, Thathyara Dantas |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz De Castillo Dourado |
Data de publicação: | 8-Nov-2024 |
Data de defesa: | 28-Fev-2024 |
Referência: | MAIA, Thathyara Dantas. Minha casa não é mais a mesma: mudanças das dinâmicas familiares na perspectiva das crianças em processo de escolarização. 2024. 109f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | As consequências da crise sanitária de COVID-19 sobre os processos psicológicos das pessoas e seus modos de viver ainda são objeto de estudo pelas ciências sociais. Entretanto, uma revisão bibliográfica narrativa, realizada para esta dissertação, aponta para a lacuna de trabalhos relacionando as consequências advindas desse cenário para as crianças no ambiente escolar. O presente trabalho utiliza o momento pós-pandêmico como linha temporal histórica para analisar a relação casa – escola, com o objetivo de investigar as narrativas de crianças em relação às reconfigurações familiares vivenciadas por elas em processos de escolarização, na perspectiva de um grupo de cinco estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I, no retorno à escola de forma presencial. Sob o olhar da Psicologia Cultural, o trabalho compreende família como um ser coletivo que partilha experiências, signos e cultura a todo momento em contato com os indivíduos — que, embora também façam parte desse sujeito coletivo, são subjetivos e possuem outras aprendizagens fora do seu núcleo familiar. A pesquisa empírica utilizou uma metodologia qualitativa, orientada pelos seguintes objetivos específicos: (1) Analisar as informações fornecidas pela orientadora educacional e pela pedagoga do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA); (2) Analisar as narrativas das crianças sobre suas respectivas famílias, em situação de diálogo no grupo focal mediado pela leitura de livros infantis previamente selecionados; (3) Investigar a(s) relação(ões) entre as mudanças nas dinâmicas familiares e a vida escolar do grupo pesquisado. Foram realizadas sessões de grupo focal com as crianças e entrevistas semiestruturadas com as pedagogas. Mediante a análise das narrativas na comunicação oral e escrita das crianças, os resultados indicam que é possível identificar diferentes posicionamentos de si, e até significações divergentes entre irmãos acerca da relação entre a experiência de ruptura familiar e a vivência escolar. Observou-se que as reconfigurações familiares interferem com o rendimento escolar apenas em alguns casos. Em outros, os processos socioemocionais implicados nas mudanças domésticas podem levar a criança a se vincular à escola de variadas formas. Os resultados mostram a necessidade de novas produções científicas que abordem o tema sendo capaz de compreender os novos contextos vivenciados pelas famílias e crianças pós-pandemia. |
Abstract: | The consequences of the COVID-19 health crisis on people’s psychological processes and ways of living are still the subject of study by social sciences. However, a narrative bibliographic review carried out for this dissertation points to a lack of work exposing the consequences of this scenario for children in the school environment. This work focuses on the post-pandemic moment as the historical timeline to analyze the home – school relationship, investigating children’s narratives concerning the family reconfigurations they experienced during schooling processes, from the points of view of a group of five students from the 3rd to 5 th year of elementary school, upon returning to school in person. From the perspective of Cultural Psychology, the work understands family as a collective being that shares experiences, signs, and culture at all times in contact with individuals — who, although they are part of this collective subject, are also subjective beings and experience other types of learning outside the family nucleus. The empirical research employed a qualitative methodology, guided by the following specific objectives: (1) Analyze the information provided by the educational counselor and the pedagogue from the Specialized Learning Support Service (SEAA); (2) Analyze the children’s narratives about their respective families, in a dialogue situation in the focus group mediated by the reading of previously selected children’s books; (3) Investigate the relationship between changes in family dynamics and their effects on the school life of the researched group. In addition to the children, the school’s educational advisor (OE) and the pedagogue from the Specialized Learning Support Service (SEAA) participated in the field procedures. Focus group sessions were held with the children, and semi-structured interviews were conducted with the pedagogues. Through the analysis of narratives in children’s oral and written communication, the results allow us to identify different self-positionings and even divergent meanings between siblings regarding the relationship between the experience of family disruption and the school experience. It was observed that family reconfigurations interfere with school performance only in some cases. In others, the socio-emotional processes involved in domestic changes can lead the child to connect with school in different ways. The results show the need for new scientific productions that address the topic, being able to understand the new contexts experienced by families and children post-pandemic. |
Resumen: | Las consecuencias de la crisis sanitaria del COVID-19 en los procesos psicológicos de las personas y sus formas de vida siguen siendo objeto de estudio por parte de las ciencias sociales. Sin embargo, un estudio de revisión bibliográfica narrativa realizado para esta tesis, señala una falta de trabajos que demuestren las consecuencias que se derivan de este escenario para los niños en el ámbito escolar. Este trabajo utiliza el momento pospandemia como línea de tiempo histórica para analizar la relación hogar – escuela, con el objetivo de investigar las narrativas infantiles en relación a las reconfiguraciones familiares que vivieron durante sus procesos de escolarización, desde la perspectiva de un grupo de cinco estudiantes de 3º a 5º año primarios, al regresar presencialmente a la escuela. Desde la mirada de la Psicología Cultural, el trabajo entiende a la familia como un ser colectivo que comparte en todo momento experiencias, signos y cultura en contacto con los individuos — quienes, si bien forman parte de este sujeto colectivo, también son subjetivos y experimentan otros aprendizajes fuera de su núcleo familiar. La investigación empírica utilizó una metodología cualitativa, orientada por los siguientes objetivos específicos: (1) Analizar la información ofrecida por la orientadora educativa y la pedagoga del Servicio Especializado de Apoyo al Aprendizaje (SEAA); (2) Analizar las narrativas de los niños sobre sus respectivas familias, en una situación de diálogo en el grupo focal mediada por la lectura de libros infantiles previamente seleccionados; (3) investigar la relación entre los cambios en la dinámica familiar y sus efectos en la vida escolar del grupo investigado. Además de los niños, en los procedimientos de campo participaron la asesora educativa (OE) de la escuela y la pedagoga del Servicio Especializado de Apoyo al Aprendizaje (SEAA). Se realizaron sesiones de grupos focales con los niños y entrevistas semiestructuradas con los pedagogos. A través del análisis de narrativas en la comunicación oral y escrita de los niños, los resultados permiten identificar diferentes posiciones del yo y significados divergentes entre hermanos respecto de la relación entre la experiencia de ruptura familiar y la experiencia escolar. Se observó que las reconfiguraciones familiares interfieren en el desempeño escolar sólo en algunos casos. En otros, los procesos socioemocionales involucrados en los cambios domésticos pueden llevar al niño a conectarse con la escuela de diferentes maneras. Los resultados muestran la necesidad de nuevas producciones científicas que aborden el tema, logrando comprender los nuevos contextos que viven las familias y los niños pospandemia. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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