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Título: Dinâmicas de identidade cidadã em contexto de formação em cinema social
Autor(es): Fernandes, Larissa Krüger
Orientador(es): Borges, Fabricia Teixeira
Castro-Tejerina, Jorge
Assunto: Cinema - aspectos sociais
Psicologia cultural
Desenvolvimento humano
Identidade (Psicologia)
Data de publicação: 8-Nov-2024
Referência: FERNANDES, Larissa Krüger. Dinâmicas de identidade cidadã em contexto de formação em cinema social. 2024. 174 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar um contexto de formação e prática em cinema social promovido por uma escola de cinema localizada no Distrito Federal-Brasil. A escola tem como proposta institucional a democratização do audiovisual e a construção de cidadania. Como foco da pesquisa, foi investigado o processo de negociação de sentidos e significados dos estudantes com a prática institucionalizada da escola no que diz respeito às dinâmicas de identidade cidadã. Compreendendo a constituição dos sujeitos a partir das teorias em Psicologia Cultural, a cidadania como parte da expressão identitária no contexto democrático e a dimensão estética do cinema como arte, a pesquisa explora o contexto de uma escola de formação em cinema social localizada em Brasília e Regiões Administrativas do Distrito Federal e propõe centrar-se nos significados que fluem e articulam a experiência individual e coletiva nesse contexto. Em um primeiro momento, foi realizada observação participante das aulas teóricas e práticas e, posteriormente, foram conduzidas entrevistas com os participantes com o intuito de investigar suas histórias de vida e seus posicionamentos em relação ao ser cidadão. Foram conduzidas entrevistas com sete participantes, entre eles estudantes, professores e coordenadores, porém foi selecionada para análise somente a entrevista com uma das estudantes que dirigiu o longa-metragem “Escuta” – trabalho final para a conclusão do curso. Também foi conduzida a análise fílmica e temática do filme “Escuta” com o objetivo de triangulação dos resultados construídos na observação participante, na análise do filme e na entrevista. Foi conduzida Análise Temática Dialógica das informações construídas junto aos participantes. Como contribuição teórica do estudo, defendemos o entendimento da identidade cidadã como artefato cultural de significação de si que vai se constituindo em um movimento contínuo com a alteridade no jogo interlocucional de posicionamentos. Dessa forma, a identidade cidadã compreendida como artefato cultural imaterial funciona como polo aglutinador de significados e, como tal, impregnado dos processos históricos e sociais. No contexto da escola de cinema, promove-se um espaço para apropriação e atualização desses significados por meio do letramento audiovisual e da construção de narrativas em que os temas sociais são abordados. Por meio da linguagem cinematográfica, a realidade é refratada transportando-a a um outro plano axiológico, a partir do qual é possível acessar diferentes pontos de vista, impulsionando novos processos de posicionamento e reorganização da composição de significados sobre o si mesmo.
Abstract: The aim of this research was to investigate a context of learning and practice in social cinema promoted by a social cinema school located in the Federal District of Brazil. The school's institutional proposal is the democratization of audiovisual language and the construction of citizenship. The focus of the research was to investigate the process of meaning negotiation of the students with the institutionalized practice of the school with regard to the dynamics of citizen identity. Understanding the conception of the subject based on theories in Cultural Psychology, citizenship as part of identity expression in a democratic context and the aesthetic dimension of cinema as art, the research explores the context of a social cinema school located in Brasília and Administrative Regions of the Federal District and proposes to focus on the meanings that flow and articulate individual and collective experience in this context. Firstly, participant observation of theoretical and practical classes was carried out and, later, interviews were conducted with the participants in order to investigate their life stories and their positions in relation to being a citizen. Interviews were conducted with seven participants, including students, teachers and coordinators, but only the interview with the student who directed the film was selected for analysis. A thematic analysis of the film "Escuta" was also carried out in order to triangulate the results of participant observation, film analysis and the interview. Dialogical Thematic Analysis was carried out on the information constructed with the participants. As a theoretical contribution to the study, we defend the understanding of citizen identity as a cultural artifact of self-meaning that is constituted in a continuous movement with otherness in the interlocutional dynamic of positioning. In this way, citizen identity functions as an agglutinating pole of meaning and, as such, is impregnated with historical and social processes. In the context of the social cinema school, the manipulation of these meanings is experimented through audiovisual literacy and the construction of narratives about social themes. In this activity, cinematographic language refracts reality, transporting it to another axiological plane, from which it is possible to access different points of view, promoting processes of positioning and reorganizing the composition of meanings about oneself.
Resumen: El objetivo de esta investigación fue investigar un contexto de formación y práctica en cine social promovido por una escuela de cine localizada en el Distrito Federal de Brasil. La propuesta institucional de la escuela es la democratización de los productos y herramientas audiovisuales, al tiempo que se promueve la construcción de ciudadanía. El foco de la investigación se centró en el proceso de negociación de sentidos y significados de alumnos a través de la práctica institucionalizada de la escuela, entendidos estos en términos de dinámicas identitarias ciudadanas. Partiendo de la constitución de los sujetos tal y como se plantean en las teorías de la Psicología Cultural, de la ciudadanía entendida como parte de la expresión de la identidad en un contexto democrático y de la dimensión estética del cine como arte, la investigación explora el contexto de una escuela de formación de cine social ubicada en Brasilia y Regiones Administrativas del Distrito Federal. El análisis se centra en los significados que fluyen y articulan la experiencia individual y colectiva en tal escuela. En primer lugar, se llevó a cabo una observación participante de las clases teóricas y prácticas y, a continuación, se realizaron entrevistas a los participantes con el fin de investigar sus historias de vida y sus posiciones en relación al ser ciudadano. Se realizaron entrevistas a siete participantes, entre ellos estudiantes, profesores y coordinadores, aunque el análisis se centró, fundamentalmente, en la entrevista con la estudiante que, como trabajo colectivo y de final de curso, dirigió el largometraje "Escuta". También se llevó a cabo un análisis temático de esta producción con el objetivo de triangular los resultados entre la observación participante, el propio análisis de la película y la entrevista con la estudiante que hizo las veces de directora. En concreto, se realizó un Análisis Temático Dialógico de la información construida con los participantes. Como contribución teórica del estudio, defendemos la comprensión de la identidad ciudadana como un artefacto cultural de auto-significación que se constituye en un movimiento continuo con la alteridad y que acontece en el juego interlocucional del posicionamiento. De este modo, la identidad ciudadana, entendida como artefacto cultural inmaterial, funciona como polo aglutinador de significados y, como tal, está atravesada por procesos históricos y sociales. En el contexto de la escuela de cine, se promueve un espacio de apropiación y actualización de estos significados a través de la alfabetización audiovisual y la construcción de narrativas en las que se abordan cuestiones sociales. En ellas, los diversos temas son abordados mediante un lenguaje cinematográfico que refracta la realidad y la transporta a otro plano axiológico. Desde él es posible acceder a diferentes puntos de vista, impulsando nuevos procesos de posicionamiento y reorganizando la composición de significados acerca del sí mismo.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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