Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50807
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EdileusaBorgesPortoOliveira_TESE.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Criatividade no Ensino Fundamental: formação continuada com ênfase no professor
Autor(es): Oliveira, Edileusa Borges Porto
Orientador(es): Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
Assunto: Professores - criatividade
Professores - formação continuada
Ensino fundamental
Data de publicação: 8-Nov-2024
Referência: OLIVEIRA, Edileusa Borges Porto. Criatividade no Ensino Fundamental: formação continuada com ênfase no professor. 2024. 199 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O estudo em questão investigou a percepção de educadores, profissionais da equipe pedagógica e gestores sobre a criatividade do professor, em contexto de formação continuada. Reconhece-se o potencial desse espaço no desenvolvimento individual e de grupo, visto que nele ocorrem práticas colaborativas e dialógicas, interações e trocas entre os profissionais. Estes exercem influência sobre as práticas colaborativas e por elas são influenciados; confrontam ideias e ações; e mobilizam recursos pessoais e sociais, internos e externos para alcançar objetivos. Assim, a pesquisa foi realizada em uma escola pública dos anos iniciais do ensino fundamental, de Brasília - DF, sendo desenvolvida em duas etapas. A etapa de observação foi realizada durante os encontros de formação continuada, dos quais participaram 24 profissionais da escola. A etapa de entrevistas contou com uma amostra composta de 10 profissionais da equipe gestora, equipe pedagógica e do corpo docente. O objetivo geral da tese foi investigar a percepção de profissionais da equipe gestora/pedagógica e de professores sobre a criatividade do professor no contexto de formação continuada, bem como, o potencial de emergência da criatividade durante a comunicação entre esses profissionais. Os objetivos específicos foram: a) Investigar a percepção dos professores sobre o estímulo à sua criatividade no contexto de formação continuada; b) Investigar a percepção dos profissionais da equipe gestora/pedagógica sobre o estímulo que eles, eventualmente, promovam à criatividade dos professores no contexto de formação continuada; c) Analisar o potencial de emergência da criatividade do professor durante situações de comunicação entre gestores e professores. Para tanto, foi usada a abordagem qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, onde se buscou compreender a criatividade em seu sentido coletivo, sem menosprezar a criatividade individual, mas enxergá-la como um fenômeno distribuído, que conecta pessoas a outras pessoas, à sua comunidade e ao mundo. Como estratégias de investigação foram utilizadas: entrevista semiestruturada, observação e diário de campo. Foi adotada a análise temática, por possibilitar flexibilidade na identificação, na análise e no relato de padrões (temas), dentro dos dados qualitativos. Os resultados do estudo indicam que o ambiente de formação continuada pode contribuir para a criatividade do professor, e abrem espaço para um olhar mais atento às práticas colaborativas que acontecem dentro desse processo. No caso do contexto de formação investigado, a criatividade é estimulada, principalmente, movida por uma ação que vai do nível individual, para uma construção coletiva e, por conseguinte, do ambiente, que novamente alimentará a ação individual. O diálogo apareceu como a principal forma de comunicação, potencialmente capaz de impulsionar a ação individual e coletiva, movida por intenções que se somam e se fortalecem no cotidiano escolar. Contudo, existem desafios relacionados ao professor e, também, ao ambiente.
Abstract: This study investigated educators, professionals from the pedagogical team and managers perceptions on teachers´ creativity, in a continuous education context. The potential of this space for individual and group development is recognized, once one may observe practices that are collaborative and dialogical, as well as interactions and exchanges among professionals. These interactions influence collaborative practices and are influenced by them; confront ideas and actions; and mobilize personal and social, internal, and external resources to achieve objectives. Therefore, this research was carried out in a public school in Brasília - Federal District, in the early years of elementary school, and it was developed in two stages. The observation stage was carried out during continuous education meetings, with the presence of 24 school professionals. The interview stage included a sample of 10 professionals from the management and pedagogical teams, and teachers. The general objective of the thesis was to investigate the perception of professionals from the management/pedagogical team and teachers on teacher´s creativity in the context of continuous education, as well as the potential emergence of creativity during communication among these professionals. The specific objectives were: a) Investigate teachers' perception in relation to the incentive to their creativity in the context of continuous education; b) Investigate the perception of professionals from the management/pedagogical team regarding the incentive they eventually promote to teachers' creativity in the context of continuous education; c) Analyze the potential emergence of teachers' creativity during communication situations between managers and teachers. Thus, a qualitative research approach of an exploratory and descriptive nature was applied, in which we sought to understand creativity in its collective sense, without underestimating individual creativity, but seeing creativity as a spread phenomenon, which connects people to other people, to their community and the world. The following research strategies were used: semi-structured interviews, observation, and a field diary. Thematic analysis was adopted, as it allows flexibility in identifying, analyzing and reporting patterns (themes) within qualitative data. The results of the study indicate that the continuous education environment can contribute to teacher´s creativity, and open space for a closer look at the collaborative practices that take place within this process. In the case of the investigated context, creativity is stimulated, mainly, driven by an action that goes from the individual level to a collective construction and, therefore, the environment, which will again feed individual action. Dialogue appeared as the main form of communication, potentially capable of boosting individual and collective action, driven by intentions that add up and strengthen themselves during the regular, everyday school life. However, one may not disregard challenges related to the teacher and the environment. Keywords: teacher´s creativity, continuous education, communication, elementary education, collaborative practice.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.