Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50801
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AlexandreDavidZeitune_DISSERT.pdf58,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria do Socorro Ferreira da-
dc.contributor.authorZeitune, Alexandre David-
dc.date.accessioned2024-11-07T15:10:50Z-
dc.date.available2024-11-07T15:10:50Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.date.submitted2024-07-18-
dc.identifier.citationZEITUNE, Alexandre David. Aprendizagem ativa com alunos de altas habilidades ou superdotação: a influência dos condicionantes socioambientais na proliferação de mosquitos transmissores de doenças. 2024. 279 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50801-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver estratégias didático-pedagógicas a partir da aprendizagem ativa com alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e buscou ainda despertar nesses alunos uma consciência crítica quanto às questões socioambientais, pois este público do ensino especial necessita de estratégias de enriquecimento educacional pautadas em seus interesses, habilidades e estilos de aprendizagem específicos, fundamentais para a construção do conhecimento a partir de suas realidades. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas reuniões prévias com os professores e alunos participantes, elaboração e aplicação de questionário, diagnóstico inicial e final. Desenvolveram-se estratégias didático-pedagógicas para a aprendizagem ativa, contendo os cinco estágios para a análise socioambiental e o entendimento de condicionantes socioambientais na proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Por meio de abordagens da aprendizagem ativa, tais como saídas de campo, debates em sala de aula, resolução de problemas, experimentos práticos em laboratório, os alunos demonstraram autonomia e reflexões críticas sobre as influências socioambientais relacionadas aos mosquitos de interesse sanitário. Essas estratégias foram fundamentais para ampliar o entendimento dos alunos sobre a temática de modo que pudessem construir seus conhecimentos sobre o aumento da população de mosquitos em suas comunidades. O desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, inovação, comunicação e trabalho em equipe foram fundamentais para que, ao término do estudo, os alunos pudessem apresentar os seus próprios projetos científicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem ativa com alunos de altas habilidades ou superdotação : a influência dos condicionantes socioambientais na proliferação de mosquitos transmissores de doençaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordSuperdotadospt_BR
dc.subject.keywordInseto como transmissor de doençaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoLayrargues, Philippe Pomier-
dc.description.abstract1This research aimed to develop didactic-pedagogical strategies, based on active learning, with students with Talented Students or Giftedness. The project also sought to awaken in these students a critical awareness of socio-environmental issues, since this special education group needs educational enrichment strategies based on their interests, abilities and specific learning styles, which are fundamental to the construction of knowledge based on their realities. As methodological procedures, prior meetings were held with the teachers and students who participated in the reasearch, the preparation and application of a diagnostic and final questionnaire, the development of didactic-pedagogical strategies for active learning containing the five stages for socio-environmental analysis and the understanding of socio-environmental conditioning factors in the proliferation of diseasetransmitting mosquitoes. Through active learning approaches, such as field trips, classroom debates, problem-solving and practical experiments in the laboratory, the students demonstrated autonomy and critical thinking about the socio-environmental influences related to mosquitoes of health interest. These strategies were fundamental in broadening the students' understanding of the subject so that they could collaborate and share valuable information with their communities. The development of skills such as critical thinking, problem-solving, innovation, communication and teamwork were fundamental so that, at the end of the study, the students could present their own scientific projects.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.