Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50779
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANAIS_IIEncontrodeCorruptione-atas.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: II Encontro De Corruptione : atas
Autor(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3433-7459
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Corrupção na política - aspectos históricos
Data de publicação: 2024
Editora: Universidade de Brasília, Departamento de História
Referência: ENCONTRO DE CORRUPTIONE, 2., 2023, Brasília. Atas [...]. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de História, 2024. 140 p. (Coleção Medioevum). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/598. Acesso em: 06 nov. 2024.
Resumo: O II Encontro De Corruptione, realizado em dezembro de 2023, e cujas atas apresentamos, contou com 23 comunicações de jovens pesquisadores em diferentes etapas da vida acadêmica e oriundos de várias universidades brasileiras e estrangeiras. Diferentemente, do arranjo temático e problematizador que tínhamos proposto no I Encontro, optamos desta vez por organizar as sessões de modo cronológico e, quando possível, geográfico, para tentar perceber até que ponto as interpretações historiográficas eram marcadas por esses aspectos. Assim, o Encontro foi dividido em 5 sessões, da alta Idade Média, ao Brasil Colônia. Em princípio, notou-se, nos trabalhos dedicados a épocas medievais, uma tendência a alargar o campo semântico da corrupção, mais de acordo com a concepção clássica, enquanto para o período colonial percebeu-se maior circunscrição do conceito, aproximando-se da visão contemporânea. De toda forma, destaca-se a qualidade de todas as apresentações, na medida em que seus autores se esforçaram por deixar claros os problemas inerentes a uma temática de grande impacto na história do presente, que exige cuidado metodológico e reflexão teórica. Tal como nos anteriores encontros/jornadas, destacam-se, principalmente, dois aspectos: primeiro, o desafio de interpretar circunstâncias políticas que envolvem os casos de corrupção, para além das linguagens e retóricas mobilizadas pelos atores históricos e, em segundo lugar, a própria definição de corrupção que parece sempre excessivamente plástica, fluída e casuística. Há, certamente, um caminho ainda a percorrer, mas promissor.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Licença: (CC BY NC ND) Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.