Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Medeiros, Valério Augusto Soares de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Brenda Kellen de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T18:45:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T18:45:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Brenda Kellen de Almeida. Regiões Metropolitanas brasileiras: um estudo configuracional no contexto da divisão do território nacional. 2024. 318 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50758 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa é de natureza exploratória e propõe a análise configuracional das
Regiões Metropolitanas (RMs) e Regiões Integradas de Desenvolvimento
(RIDEs) legalmente instituídas, no contexto da divisão do território nacional
brasileiro. O estudo ampara-se, complementarmente, na investigação
comparativa a outros recortes oficiais, como as Aglomerações Urbanas, e
categorias espaciais urbanas definidas para fins de estudo, como os Arranjos
Populacionais, Concentrações Urbanas e Unidades Territoriais de Planejamento
(UTPs). A estratégia teórica, metodológica e técnica é prioritariamente
configuracional, por meio da representação linear da rede de deslocamentos das
RMs e RIDEs brasileiras, segundo a Sintaxe do Espaço (Teoria da Lógica Social
do Espaço). Investiga-se a contribuição da abordagem para a compreensão do
fenômeno urbano, interpretado em questões de transporte e mobilidade, para
fins de planejamento regional. Para tanto, são duas as questões de pesquisa: 1)
Em busca de uma identificação tipológica, quais são as características
configuracionais das RMs/RIDEs?; e 2) O quanto há de sincronia entre as
divisões territoriais, articulando RMs/RIDEs, UTPs, Arranjos Populacionais,
Concentrações Urbanas e Aglomerações Urbanas? A partir dos resultados
obtidos foi possível não apenas identificar as diferenças relacionadas aos limites
de cada estrutura metropolitana, a partir de aspectos populacionais, econômicos
e de mobilidade, mas também similaridades que permitiram a caracterização de
um tipo configuracional predominante de RM brasileira. Em relação à discussão,
propõe-se que as entidades públicas e instituições de pesquisa empreendam
esforços para padronizar as nomenclaturas, considerando as coincidências
existentes e fortalecendo, assim, o delineamento das Regiões Metropolitanas
(RMs), a fim de desenvolver estratégias mais eficazes de planejamento urbano
e regional em escala adequada. Por fim, identificou-se a contribuição da Sintaxe
do Espaço como abordagem para o planejamento regional, em escala territorial
ampla, numa visão complementar e não concorrente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Regiões Metropolitanas brasileiras: um estudo configuracional no contexto da divisão do território nacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sintaxe espacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regiões metropolitanas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidades Territoriais de Planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte interurbano | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research has an exploratory nature and proposes a configurational analysis
of the legally established Metropolitan Regions (RMs) and Integrated
Development Regions (RIDEs), in the context of the division of the Brazilian
national territory. The study is supported, in addition, by comparative research
with other official sections, such as Urban Agglomerations, and urban spatial
categories defined for study purposes, such as Population Arrangements, Urban
Concentrations and Territorial Planning Units (UTPs). The theoretical,
methodological and technical strategy is primarily configurational, through the
linear representation of the displacement network of Brazilian RMs and RIDEs,
according to Space Syntax (Theory of the Social Logic of Space). The approach
contribution to understanding the urban phenomenon, interpreted in terms of
transport and mobility, for regional planning purposes is investigated. To this end,
there are two research questions: 1) In search of a typological identification, what
are the configurational features of RMs/RIDEs?; and 2) How synchronic is there
between territorial divisions, articulating RMs/RIDEs, UTPs, Population
Arrangements, Urban Concentrations and Urban Agglomerations? From the
results obtained, it was possible not only to identify the differences related to the
limits of each metropolitan structure, based on population, economic and mobility
aspects, but also similarities that allowed the characterization of a predominant
configurational type of Brazilian RM. In relation to the discussion, it is proposed
that public entities and research institutions undertake efforts to standardize
nomenclatures, considering existing coincidences and thus strengthening the
delineation of Metropolitan Regions (RMs), in order to develop more effective
planning strategies urban and regional on an appropriate scale. Finally, the
contribution of Space Syntax was identified as an approach to regional planning,
on a broad territorial scale, in a complementary and not competing vision. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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