Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50758
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BrendaKellenDeAlmeidaOliveira_DISSERT.pdf60,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Valério Augusto Soares dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Brenda Kellen de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T18:45:36Z-
dc.date.available2024-10-29T18:45:36Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Brenda Kellen de Almeida. Regiões Metropolitanas brasileiras: um estudo configuracional no contexto da divisão do território nacional. 2024. 318 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50758-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa é de natureza exploratória e propõe a análise configuracional das Regiões Metropolitanas (RMs) e Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) legalmente instituídas, no contexto da divisão do território nacional brasileiro. O estudo ampara-se, complementarmente, na investigação comparativa a outros recortes oficiais, como as Aglomerações Urbanas, e categorias espaciais urbanas definidas para fins de estudo, como os Arranjos Populacionais, Concentrações Urbanas e Unidades Territoriais de Planejamento (UTPs). A estratégia teórica, metodológica e técnica é prioritariamente configuracional, por meio da representação linear da rede de deslocamentos das RMs e RIDEs brasileiras, segundo a Sintaxe do Espaço (Teoria da Lógica Social do Espaço). Investiga-se a contribuição da abordagem para a compreensão do fenômeno urbano, interpretado em questões de transporte e mobilidade, para fins de planejamento regional. Para tanto, são duas as questões de pesquisa: 1) Em busca de uma identificação tipológica, quais são as características configuracionais das RMs/RIDEs?; e 2) O quanto há de sincronia entre as divisões territoriais, articulando RMs/RIDEs, UTPs, Arranjos Populacionais, Concentrações Urbanas e Aglomerações Urbanas? A partir dos resultados obtidos foi possível não apenas identificar as diferenças relacionadas aos limites de cada estrutura metropolitana, a partir de aspectos populacionais, econômicos e de mobilidade, mas também similaridades que permitiram a caracterização de um tipo configuracional predominante de RM brasileira. Em relação à discussão, propõe-se que as entidades públicas e instituições de pesquisa empreendam esforços para padronizar as nomenclaturas, considerando as coincidências existentes e fortalecendo, assim, o delineamento das Regiões Metropolitanas (RMs), a fim de desenvolver estratégias mais eficazes de planejamento urbano e regional em escala adequada. Por fim, identificou-se a contribuição da Sintaxe do Espaço como abordagem para o planejamento regional, em escala territorial ampla, numa visão complementar e não concorrente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRegiões Metropolitanas brasileiras: um estudo configuracional no contexto da divisão do território nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.keywordSintaxe espacialpt_BR
dc.subject.keywordRegiões metropolitanaspt_BR
dc.subject.keywordUnidades Territoriais de Planejamentopt_BR
dc.subject.keywordTransporte interurbanopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research has an exploratory nature and proposes a configurational analysis of the legally established Metropolitan Regions (RMs) and Integrated Development Regions (RIDEs), in the context of the division of the Brazilian national territory. The study is supported, in addition, by comparative research with other official sections, such as Urban Agglomerations, and urban spatial categories defined for study purposes, such as Population Arrangements, Urban Concentrations and Territorial Planning Units (UTPs). The theoretical, methodological and technical strategy is primarily configurational, through the linear representation of the displacement network of Brazilian RMs and RIDEs, according to Space Syntax (Theory of the Social Logic of Space). The approach contribution to understanding the urban phenomenon, interpreted in terms of transport and mobility, for regional planning purposes is investigated. To this end, there are two research questions: 1) In search of a typological identification, what are the configurational features of RMs/RIDEs?; and 2) How synchronic is there between territorial divisions, articulating RMs/RIDEs, UTPs, Population Arrangements, Urban Concentrations and Urban Agglomerations? From the results obtained, it was possible not only to identify the differences related to the limits of each metropolitan structure, based on population, economic and mobility aspects, but also similarities that allowed the characterization of a predominant configurational type of Brazilian RM. In relation to the discussion, it is proposed that public entities and research institutions undertake efforts to standardize nomenclatures, considering existing coincidences and thus strengthening the delineation of Metropolitan Regions (RMs), in order to develop more effective planning strategies urban and regional on an appropriate scale. Finally, the contribution of Space Syntax was identified as an approach to regional planning, on a broad territorial scale, in a complementary and not competing vision.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.