http://repositorio.unb.br/handle/10482/50748
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_AdrianaFerreiraCoelhoLodi_TESE.pdf | 14,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Poéticas e pedagogias cênico-performativas feministas - autobiograficções como dispositivo de invenção |
Autor(es): | Lodi, Adriana Ferreira Coelho |
Orientador(es): | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de |
Coorientador(es): | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Assunto: | Teatro - educação Autobiografia Feminismo |
Data de publicação: | 29-Out-2024 |
Data de defesa: | 25-Jul-2024 |
Referência: | LODI, Adriana Ferreira Coelho. Poéticas e pedagogias cênico-performativas feministas - autobiograficções como dispositivo de invenção. 2024. 390 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a potência de processos e procedimentos artísticos e pedagógicos que usufruem de autobiograficções como dispositivo de invenção nas artes da cena a partir de uma performatividade crítico feminista que têm a cartografia como procedimento metodológico. Explora esta hipótese num movimento teórico-prático, artístico-pedagógico no ensino superior, com duas turmas do curso de Artes Cênicas da UnB, e também no processo de criação autoral do espetáculo Senhora P, que aborda as questões de violência contra a mulher e que encorpa o objeto desta tese. Em cinco trilhas e com metodologia cartográfica de abordagem, a pesquisa se funda na urgência da incorporação das pedagogias feministas nos campos da educação principalmente no que tange às artes da cena. Aponta noções e entendimentos dos engendramentos possíveis entre a educação, os territórios cênico-performativos e o feminismo para apresentá-los numa organização conceitual estética, ética e sócio-política adequada e relevante para a formação de estudantes de teatro da educação básica e superior. Os conceitos investigativos sobre ensino e aprendizagem estão ancorados principalmente no pensamento crítico feminista de bell hooks, na cognição inventiva de Virgínia Kastrup, na noção de experiência de Jorge Larrosa Bondía, na pedagogia crítica de Paulo Freire e bell hooks, na filosofia da diferença na perspectiva de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Suely Rolnik; bem como no pensamento feminista negro com Aundre Lorde, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, entre outras. Os estudos da performance e suas distintas dimensões processuais, liminares, de intervenção na realidade, são importantes aqui para pensar e fomentar territórios de práticas pedagógicas e de pesquisa expandidos, em diálogo com distintas/os pesquisadores dentre as/os quais Richard Schechner, Diana Taylor, Eleonora Fabião e Elyse Lamm Pineau. Observa ainda as tensões entre realidade e ficção, estruturais para os teatros do real, e conjectura a partir daí que explorar processos e procedimentos de criação autobiograficcionais favorecem processos de autonomia, resistência, compreensão e reconhecimento das opressões e dominações hegemônicas nos campos das artes e da educação. |
Abstract: | This research investigates the potential of artistic and pedagogical processes and procedures which use autobiografiction as an inventive device in the performing arts, based on critical feminist performativity, and with cartography as a methodological approach. It explores this hypothesis in two classes from the Performing Arts course at the University of Brasília as a theoretical-practical, artistic-pedagogical dialogue in higher education, and also in the process of authorial creation of the spectacle Senhora P, which addresses issues of violence against women embodying the object of this thesis. With five chapters and a cartographic approach, this research is based on the urgency of incorporating feminist pedagogies in the fields of education, especially regarding the performing arts. It highlights concepts and perspectives of the possible engendering between education, scenic-performative territories and feminism to present them in an aesthetic, ethical and socio-political conceptual organization suitable and relevant for the training of theater students in basic and higher education. The investigative notions about teaching and learning are anchored mainly in the feminist critical thinking of bell hooks, in the inventive cognition of Virgínia Kastrup, in the theory of experience of Jorge Larrosa Bondía, in the critical pedagogy of Paulo Freire and bell hooks, in the philosophy of difference in perspective by Gilles Deleuze, Félix Guattari and Suely Rolnik; as well as in black feminist thought by Aundre Lorde, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, amongst others. Performance studies and their distinct procedural, liminal, and intervention dimensions are important to elaborate and foster expanded territories of pedagogical and research practices, in dialogue with different researchers, including Richard Schechner, Diana Taylor, Eleonora Fabião and Elyse Lamm Pineau. The research also observes the tensions between reality and fiction, structural for the theaters of the real, and conjectures from there that exploring autobiografictional creation processes and procedures favours individual and collective autonomy, resistance, understanding and recognition of oppressions and hegemonic dominations in the fields of arts and education. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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