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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50738
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dc.contributor.advisorDemo, Pedropt_BR
dc.contributor.authorRogae, Letícia Maria Mendespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T19:14:01Z-
dc.date.available2024-10-25T19:14:01Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2024-08-30-
dc.identifier.citationROGAE, Letícia Maria Mendes. Socioeducação: um estudo sobre a aprendizagem de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida de Ceilândia - Distrito Federal. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50738-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2024pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi construído com o objetivo de compreender a percepção dos socioeducandos em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida vinculados à Geama de Ceilândia Norte quanto à proposta de ensino mais adequada para a promoção efetiva da aprendizagem escolar. As estratégias metodológicas utilizadas para este fim incluíram revisão bibliográfica acerca da história da socioeducação a partir da história da educação; das legislações envolvidas no processo educativo de aprendizagem dos adolescentes em meio aberto de Ceilândia I - Norte; e dos principais autores que contribuíram para o debate e aprofundamento sobre o tema. Também foi realizada pesquisa de campo qualitativa com a realização de entrevistas individuais semiestruturadas com 10 adolescentes e grupo focal com 6 adolescentes realizadas em busca de compreender a percepção dos adolescentes sobre o tema. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se a percepção dos participantes de que há necessidade de repensar ou aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio da construção de uma escola que considere efetivamente as particularidades individuais dos alunos, promovendo a condução do ensino com atenção, respeito e efetividade da aprendizagem. Para o alcance efetivo da aprendizagem escolar se faz necessário a reformulação do currículo por meio da análise dos conteúdos propostos com reelaboração ou eliminação de conteúdos em excesso e valorização dos conteúdos mais significativos para a vida cotidiana e em sociedade. Demanda-se o aprimoramento ou superação de métodos de ensino tradicionais, tais como o procedimento de copiar conteúdo, sem a devida explicação direcionada a uma absorção concreta do conteúdo. Assim, observou-se uma sugestão dos participantes de adoção de métodos de ensino e aprendizagem mais simplificados que garantam a compreensão dos estudantes sobre os conteúdos abordados e estimulem e valorizem o pensamento criativo (autoral) em substituição ao pensamento decorado (tradicional). Espera-se que os resultados encontrados contribuam para a aprendizagem escolar dos adolescentes do universo pesquisado, bem como para a reformulação da política de educação que considere os achados dessa pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSocioeducação : um estudo sobre a aprendizagem de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida de Ceilândia - Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiberdade assistidapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study was developed with the objective of understanding the perception of socioeducational inmates serving a socio-educational measure of supervised release linked to the Geama of Ceilândia Norte regarding the most appropriate teaching proposal for the effective promotion of school learning. The methodological strategies used for this purpose included a bibliographic review on the history of socio-education based on the history of education; the legislation involved in the educational learning process of adolescents in open environments in Ceilândia I - Norte; and the main authors who contributed to the debate and in-depth analysis of the topic. Qualitative field research was also carried out with semi-structured individual interviews with 10 adolescents and a focus group with 6 adolescents, carried out in order to understand the adolescents' perception on the topic. Among the main results found, the participants' perception that there is a need to rethink or improve the teaching and learning process stands out, through the construction of a school that effectively considers the individual particularities of the students, promoting the conduct of teaching with attention, respect and effectiveness of learning. In order to effectively achieve school learning, it is necessary to reformulate the curriculum by analyzing the proposed content, reworking or eliminating excess content, and valuing the content that is most significant for everyday life and society. Traditional teaching methods, such as copying content without proper explanation aimed at concrete absorption of the content, need to be improved or overcome. Thus, participants suggested adopting more simplified teaching and learning methods that would ensure students' understanding of the content covered and encourage and value creative (authorial) thinking instead of memorized (traditional) thinking. It is expected that the results found will contribute to the school learning of adolescents in the researched universe, as well as to the reformulation of education policy that considers the research findings.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventudept_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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