Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Isabella Maria de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T19:20:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T19:20:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Isabella Maria de Oliveira. Homens de pensamento e homens de ação: os colaboradores do SPHAN na formação de um cenário museológico no Brasil. 2024. 227 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50684 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese é uma investigação sobre a atuação da figura do colaborador nas primeiras
décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Formado no ano de
1937, o SPHAN, tornou-se o órgão centralizador das práticas preservacionistas nacionais.
Contando com a participação de alguns intelectuais modernistas, o órgão concentrou e
coordenou as práticas de mapeamento, descrição, preservação e conservação dos bens
nacionais, respaldado pelo Decreto-Lei nº25/1937, que regulamenta a prática do
tombamento. Nesse cenário preservacionista, a instituição contava com a atuação de
agentes – denominados como colaboradores, para realização das práticas de salvaguarda
desses bens. Os colaboradores do SPHAN, prática de notoriedade entre 1937 e 1967,
durante a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade, atuavam em diversas esferas, entre
a descrição de bens, tombamento arquitetônico, tombamento de coleções e a formação de
novas instituições museológicas. É nessa esfera que o presente trabalho se encaixa, na
investigação da atuação de alguns desses colaboradores na formação de acervos
museológicos. Como espaço de análise, a tese se concentra em três museus criados na
região de Minas Gerais, sendo eles: Museu da Inconfidência (1944), Museu do Ouro
(1946) e Museu do Diamante (1954), abarcando o espaço temporal entre as décadas de
1940 e 1950. O objetivo é rastrear a atuação desses colaboradores frente ao processo de
musealização e coleta de acervo, investigando o modus operandi de cada um deles, de
forma individual e frente as práticas institucionais. Partindo da prerrogativa de que a
memória institucional do SPHAN (atual IPHAN), construída ao longo dessas oito
décadas, valorizou a participação de intelectuais proeminentes no cenário cultural entre
as décadas de 1930/1940, objetiva-se entender como a atuação desses “outros” agentes,
colaboradores responsáveis pela formação de acervos museológicos, contribuiu para
formação de uma nova perspectiva museológica no país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Homens de pensamento e homens de ação : os colaboradores do SPHAN na formação de um cenário museológico no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - formação de acervos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is a research on the role of collaborators of The National Historic and Artistic
Heritage Institute (SPHAN) in its first decades. Created in 1937, SPHAN centralized the
national preservationist practices. Counting on the cooperation of some modernist
intellectuals, the institute concentrated and coordinated mapping, description and
preservation of national heritage in compliance to Decree-Law no. 25/1937, which rules
the practices of registering heritage. In this preservationist scenario, the institution
counted on its agents – deemed as collaborators – to protect such heritage. The
collaborators of SPHAN, an acknowledged work during the management of Rodrigo
Melo Franco de Andrade, worked in areas such as description of heritage, architectonic
registering, listing of collections and creation of new museums. This thesis focuses on the
latter area by investigating the role of some of these collaborators in the formation of
museum collections. The analyses for this research was held in three museums created in
the state of Minas Gerais: Museu da Inconfidência (Museum of the Inconfidencia), 1944;
Museu do Ouro (The Museum of Gold), 1946; and Museu do Diamante (The Museum of
Diamonds), 1954, embracing the time period between the decades of 1940 and 1950. The
aim of this thesis is to track the role of these collaborators in face of the process of
musealization and formation of collections, observing their individual and institutional
modus operandi. Considering that the institutional memory of SPHAN (currently
addressed as IPHAN) built over the last eight decades valued the participation of
notorious intellectuals between the decades of 1930 and 140, the aim is to understand
how the work of these “other” agents responsible for making museum collections has
contributed to a new museum perspective in the country. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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