Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Lucas Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T16:39:35Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T16:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Lucas Costa. Uma abordagem socioconstrutivista para o ensino de termodinâmica no ensino fundamental através de PBL. 2024. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50661 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Física, embora predominantemente associado ao Ensino Médio e ao
Ensino Profissionalizante, também é encontrado nos Anos Finais do Ensino
Fundamental. No entanto, é comum que essas aulas sejam ministradas por
docentes com formação em Biologia ou Ciências Naturais, o que limita a discussão
acadêmica para esse contexto escolar. Este estudo visa preencher essa lacuna ao
desenvolver um Produto Educacional abrangente e alinhado com o rigor científico,
oferecendo uma alternativa aos professores que lecionam nesse nível de ensino e
buscam abordagens pedagógicas inovadoras. Tomamos como perspectiva que o
ensino de Física pode ser um excelente promotor de Alfabetização Científica entre
alunos desse nível escolar, e, assim, fundamentamos nossa abordagem em
perspectivas consolidadas de educação e aprendizagem, especialmente no campo
do Ensino de Física. Utilizamos o socioconstrutivismo de Vygotsky e o scaffolding
como base teórica, combinados com a Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada
em Problemas. Esses referenciais proporcionaram ferramentas fundamentais para
nossas escolhas pedagógicas. Focamos na Termodinâmica básica como matéria de
ensino, aplicada de forma prática, e implementamos nossa abordagem em oito
turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em uma rede escolar privada do Distrito
Federal. A dinâmica das aulas foi centrada no debate científico, na colaboração
entre os alunos, na realização de experimentos e na troca de conhecimento.
Utilizamos registros diários, produção textual, prática e discussões em grupo como
ferramentas de observação participante, alinhando nossa pesquisa à atuação menos
direta do professor em sala de aula. Os resultados evidenciaram alto engajamento
dos alunos, aumento na percepção da ciência como construção coletiva e
desenvolvimento satisfatório de autonomia, além de estimular debates e
questionamentos sobre conhecimentos científicos. Em suma, nossa abordagem
proporcionou experiências pedagógicas enriquecedoras e lúdicas, algo incomum
para o nível de ensino abordado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem socioconstrutivista para o ensino de termodinâmica no ensino fundamental através de PBL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Termodinâmica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching of Physics, although predominantly associated with High School and
Vocational Education, is also found in the Final Years of Elementary Education.
However, it is common for these classes to be taught by teachers with backgrounds
in Biology or Natural Sciences, which limits academic discussion for this school
context. This study aims to fill this gap by developing a comprehensive Educational
Product aligned with scientific rigor, offering an alternative to teachers who teach at
this level of education and seek innovative pedagogical approaches. We take the
perspective that the teaching of Physics can be an excellent promoter of Scientific
Literacy among students at this school level, and thus, we base our approach on
consolidated perspectives of education and learning, especially in the field of Physics
Education. We use Vygotsky's socioconstructivism and scaffolding as a theoretical
basis, combined with the Active Learning Methodology of Problem-Based Learning.
These frameworks provided fundamental tools for our pedagogical choices. We focus
on basic Thermodynamics as the subject matter, applied practically, and implement
our approach in eight classes of the 7th grade of Elementary School in a private
school franchise in the Federal District. The dynamics of the classes were centered
on scientific debate, collaboration among students, conducting experiments, and
exchanging knowledge. We used daily records, textual production, practice, and
group discussions as tools for participant observation, aligning our research with the
less direct role of the teacher in the classroom. The results evidenced high
engagement from students, an increase in the perception of science as a collective
construction, satisfactory development of autonomy, as well as stimulating debates
and questioning about scientific knowledge. In summary, our approach provided
enriching and playful pedagogical experiences, something uncommon for the level of
education addressed. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|