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Título: Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem
Outros títulos: Perception of teachers who teach mathematics about emergency remote teaching and the teaching-learning process
Autor(es): Teixeira, Cristina de Jesus
Fraz, Joeanne Neves
Ferreira, Weberson Campos
Moreira, Geraldo Eustáquio
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8174-3735
https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Assunto: Ensino remoto emergencial
Ensino-aprendizagem
Professores de matemática
Covid-19
Data de publicação: 26-Jun-2021
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
Referência: TEIXEIRA, Cristina de Jesus et al. Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 966–991, 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p966-991. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11784. Acesso em: 20 out. 2024.
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar as percepções de professores que ensinam Matemática, sobre o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial e as possibilidades e desafios no contexto pós-pandêmico. A pesquisa de natureza qualitativa com delineamento exploratório teve como participantes 42 professores de escolas públicas do Distrito Federal que responderam um questionário aberto. As respostas foram tratadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes tem expectativas quanto à possibilidade de melhorias para o cenário pós-pandêmico, embora ressaltem que há problemas que devem ser abordados, em especial, aqueles relacionados às diferenças de apropriação tecnológica pelos professores e à disparidade de acesso dos estudantes.
Abstract: The aim of this article was to analyze the perceptions of teachers who teach Mathematics about the teaching-learning process in Emergency Remote Teaching and the possibilities and challenges in the post pandemic context. The qualitative research with an exploratory design had as participants 42 teachers from public schools in the Federal District who answered an open questionnaire and the answers were treated through Content Analysis. The results revealed that most participants have expectations about the possibility of improvements for the post-pandemic scenario, although they emphasize that there are problems that must be addressed, especially those related to the differences in technological appropriation by teachers and the disparity of access by students.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Licença: (CC BY NC ND) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p966-991
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