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2024_JoaoPauloMarquesDeFreitas_DISSERT.pdf23,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorFreitas, João Paulo Marques de-
dc.date.accessioned2024-10-16T17:24:40Z-
dc.date.available2024-10-16T17:24:40Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-06-25-
dc.identifier.citationFREITAS, João Paulo Marques de. Gênero na educação física escolar a partir das representações sociais de estudantes do ensino fundamental. 2024. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50605-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga as representações sociais de gênero na Educação Física escolar a partir das percepções de estudantes do ensino fundamental. O objetivo principal é analisar a mediação docente fundamentada na Didática da Pedagogia Histórico-Crítica para suscitar as representações sociais de gênero e esporte condizentes com as diretrizes educacionais de respeito à diversidade. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida no Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I, envolvendo 42 alunos(as). A metodologia incluiu a aplicação de questionários de associação livre, análise de dados demográficos e implementação de uma intervenção educacional baseada na didática da pedagogia histórico-crítica, estruturada em cinco etapas: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final. Os resultados mostraram que a intervenção pedagógica promoveu mudanças significativas nas percepções dos(as) alunos(as) sobre gênero e esporte, destacando a importância de uma abordagem crítica e reflexiva no ensino da Educação Física. Conclui-se que a mediação docente, quando orientada pela didática da pedagogia histórico-crítica, pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero e para a promoção da igualdade de oportunidades no contexto escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGênero na educação física escolar a partir das representações sociais de estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordEsportespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study investigates the social representations of gender in school Physical Education from the perceptions of elementary school students. The main objective is to analyze teacher mediation based on the Didactics of Historical-Critical Pedagogy to evoke social representations of gender and sports consistent with educational guidelines for respect for diversity. Using a qualitative approach, the research was conducted at Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I, involving 42 students. The methodology included the application of free association questionnaires, analysis of demographic data, and the implementation of an educational intervention based on the didactics of historical-critical pedagogy, structured in five stages: Initial Social Practice, Problematization, Instrumentalization, Catharsis, and Final Social Practice. The results showed that the pedagogical intervention promoted significant changes in students' perceptions of gender and sports, highlighting the importance of a critical and reflective approach in teaching Physical Education. It is concluded that teacher mediation, when guided by the didactics of historical-critical pedagogy, can contribute to the deconstruction of gender stereotypes and the promotion of equal opportunities in the school context.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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