Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Eyben, Piero Luis Zanetti | pt_BR |
dc.contributor.author | Lobato, Lucca Marthius Reginatto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T20:24:52Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T20:24:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-25 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Lucca Marthius Reginatto. Estrutura e escritura da transgressão em Georges Bataille. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50588 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação busca compreender os conceitos de estrutura e de escritura
da transgressão na obra de Georges Bataille. Partindo do conceito de transgressão e sua
relação com o interdito, tenta-se observar uma estrutura nesses dois movimentos na obra
de Georges Bataille. Isso implica dizer que haveria um movimento estrutural entre os
conceitos que permite também pensar uma escritura da transgressão na literatura. Assim,
usando teóricos como Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Sigmund Freud e o próprio
Georges Bataille, além de escritores como Georges Perec, Raymond Queneau e Anne
Carson, busca-se entender como opera essa estrutura da transgressão. A partir dessa
estrutura, podemos observar a operação da escritura da transgressão. Para isso, faz-se a
leitura da Suma Ateológica de Georges Bataille ao lado de gêneros diversos, como o
ensaio e seus teóricos Theodor Adorno e Michel de Montaigne, e o diário, com os Diários
de Franz Kafka. Dessa forma, tenta-se compreender, na obra de Georges Bataille, as
possibilidades de uma estrutura e de uma escritura da transgressão que possa abrir o
horizonte da criação literária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estrutura e escritura da transgressão em Georges Bataille | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transgressão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bataille, Georges, 1897-1962 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bataille, Georges, 1897-1962 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis seeks to understand the concepts of structure and writing of
transgression in the work of Georges Bataille. Starting from the concept of transgression
and its relationship with the interdict, we try to observe a structure in these two
movements in the work of Georges Bataille. This implies that there would be a structural
movement between the concepts that allows also to think a writing of transgression in
literature. Thus, using theorists such as Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Sigmund Freud
and Georges Bataille himself, as well as writers such as Georges Perec, Raymond
Queneau and Anne Carson, we seek to understand how this structure of transgression
operates. From this structure we can observe the operation of the writing of transgression.
For this, the Summa Atheologica of Georges Bataille is read alongside several genres,
such as the essay and its theorists Theodor Adorno and Michel de Montaigne, and the
diary, with the Diaries of Franz Kafka. Thus, we try to understand, in the work of Georges
Bataille, the possibilities of a structure and a scripture of transgression that can open the
horizon of literary creation. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le présent mémoire cherche à comprendre les concepts de structure et d’écriture
de la transgression dans l’œuvre de Georges Bataille. Partant du concept de transgression
et de son rapport avec l’interdit, on tente d’observer une structure de ces deux
mouvements dans l’œuvre de Georges Bataille. Cela implique de dire qu’il y aurait un
mouvement structurel entre les concepts qui permet aussi de penser une écriture de
transgression dans la littérature. Aussi, en utilisant des théoriciens comme Jacques
Derrida, Gilles Deleuze, Sigmund Freud et Georges Bataille lui-même, ainsi que des
écrivains comme Georges Perec, Raymond Queneau et Anne Carson, on cherche à
comprendre comment fonctionne cette structure de la transgression. A partir de cette
structure, nous pouvons observer le fonctionnement de l’écriture de la transgression. Pour
cela, on fait la lecture de la Somme Athéologique de Georges Bataille aux côtés de genres
divers, comme l’essai et ses théoriciens Theodor Adorno et Michel de Montaigne, et le
journal avec les Journaux de Franz Kafka. De cette façon, on essaie de comprendre, dans
l’œuvre de Georges Bataille, les possibilités d’une structure et d’une écriture de
transgression qui puisse ouvrir l’horizon de la création littéraire. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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