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Título: Filhos do tempo : ares da narrativa de filiação na prosa brasileira contemporânea
Autor(es): Lima, Carlos Eduardo Bione Sidrônio de
Orientador(es): Mata, Anderson Luís Nunes da
Assunto: Literatura brasileira contemporânea
Memória
Narrativa
Data de publicação: 14-Out-2024
Referência: LIMA, Carlos Eduardo Bione Sidronio de. Filhos do tempo: ares da narrativa de filiação na prosa brasileira contemporânea. 2024. 254 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A partir do conceito “narrativa de filiação”, récit de filiation, a sua caracterização e contextualização, teorizado notadamente pelos professores Dominique Viart, Laurent Demanze, Mathieu Gillot e pela professora Aurélie Adler, esta pesquisa propõe uma leitura de quatro romances brasileiros contemporâneos: A resistência (FUKS, 2015), Desesterro (SMANIOTO, 2015), Mauricéa (MYRTES, 2018), O amor dos homens avulsos (HERINGER, 2016). Pretendeu-se não exatamente buscar possíveis espelhamentos de um modelo literário estrangeiro ao nosso contexto social e de produção cultural específico. Mas, sim, tentar entender como a demanda por elaborações de memórias familiares difíceis tem sido tematizada com frequência na nossa prosa contemporânea. Buscou-se, assim, num primeiro momento, proceder a um levantamento teórico acerca da tipificação dessa forma literária, a narrativa de filiação, suas características, traços marcantes, efeitos resultantes alcançados por esse tipo de escrita, bem como a sua contextualização enquanto ferramenta crítico-teórica produto de um espaço e tempo específicos. Definidos esses elementos instrumentais, propomos então, na segunda parte da tese, uma leitura de cada obra que compõe o nosso corpus. Para além de um simples mecanismo de causa e efeito, buscamos entender a presença das memórias familiares, tematizadas em narrativas a partir da perspectiva filial, no nosso contexto literário, como o produto de um Zeitgeist. Para tanto, adotamos a noção de airs du récit de filiation, ares da narrativa de filiação na literatura brasileira contemporânea, a fim de evitarmos a impressão de simples cotejo entre modelos literários e obras produzidas lá e cá. Interessou-nos entender como essa demanda por um discurso narrativo a partir da perspectiva do filho, de um locus filial, é respondida pelas jovens autorias brasileiras. Por fim, constatamos um tensionamento nas linhas de força que conduzem as formas de representação da personagem de tipo filho e propomos a percepção de uma mudança de forma representacional, de um topos da filiação em direção a um ethos da filiação.
Abstract: Having as a starting point the concept of the “filiation narrative”, récit de filiation, its contextualization and description, as theorized notably by Professors Dominique Viart, Laurent Demanze, Mathieu Gillot, and Aurélie Adler, this thesis proposes a reading of four contemporary Brazilian novels: A resistência (FUKS, 2015), Desesterro (SMANIOTO, 2015), Mauricéa (MYRTES, 2018), O amor dos homens avulsos (HERINGER, 2016). It is worth noticing that in this endeavour our primary objective was not to search for potential similarities between this foreign literary model and our social context and specific cultural production. It was rather to try to understand how a narrational demand for the elaboration of difficult family memories was being incorporated, in a subtle way and with certain frequency, into our contemporary prose. In this vein, we made an effort, in the first place, to provide a theoretical overview of this type of literary form, the filiation narrative, by presenting its characteristics, most marked traits, and its effects on literary writing, while at the same time contextualizing it as a concrete theoretical and critical toolbox within a specific space and time. Once these instrumental elements were delineated, we proposed, at the thesis’s second part, a reading of each one of the works that constitute our corpus. Much more than a simple cause and effect mechanism, we tried to determine to what extent the presence of family memories as a narrative topic from a filiation perspective, within our particular literary context, was a product of a Zeitgeist. It is exactly under this prism that we adopted the notion of airs du récit de filiation, ‘scents of the filiation narrative’ in the contemporary Brazilian literature, in order to avoid giving the impression of a simple juxtaposition of literary models and works that were produced here and there. What was of interest for our study was to understand how such a demand for a narrative discourse from a filial perspective, i.e. from a locus filial, had been answered by young Brazilian authors. In the end, we reached the conclusion that there seemed to be a sort of an overarching power struggle governing the representational forms of son-like characters and we proposed a different perception of this representational form, moving away from the topos of filiation towards an ethos of filiation.
Résumé: À partir du concept de récit de filiation, sa caractérisation et sa contextualisation, théorisés notamment par les académiciens Dominique Viart, Laurent Demanze, Mathieu Gillot et Aurélie Adler, cette recherche propose une lecture de quatre romains brésiliens contemporains : A resistência (FUKS, 2015), Desesterro (SMANIOTO, 2015), Mauricéa (MYRTES, 2018), O amor dos homens avulsos (HERINGER, 2016). Dès le début, notre intention n’a pas été d’y chercher d’éventuels effets miroir d’un modèle littéraire, celui du récit de filiation, étranger à notre contexte social et de production culturelle. Il s’agissait plutôt de comprendre comment la demande narrative pour l’élaboration de mémoires familiales difficiles fut mise en exergue, avec une certaine fréquence, dans notre prose contemporaine. Ainsi, dans un premier temps, nous procédâmes à fournir un éventail théorique de la typologie de cette forme littéraire, le récit de filiation, tout en présentant ses caractéristiques, ces traits les plus marquants, les effets provoqués par ce type d’écriture, ainsi que sa contextualisation en tant qu’outil de théorie littéraire dans un espace et temps donnés. Une fois définis ces éléments, nous proposâmes, dans la seconde partie de la thèse, une lecture de chaque pièce qui constitua notre corpus. Au-delà d’un simple mécanisme de cause et effet, nous essayâmes de comprendre la présence, dans notre contexte littéraire, des mémoires familiales comme thématique narrative à partir de la perspective de la filiation en tant que produit d’un Zeitgeist. Pour cela nous adoptons la notion d’airs du récit de filiation dans la littérature brésilienne contemporaine pour éviter l’impression d’une simple quête de similitudes parmi les différents modèles littéraires produits çà et là. Ce qui nous intéressa fut d’entendre comment cette demande pour un discours narratif du point de vue du fils, i.e. d’un locus filial, fut répondue par les jeunes écrivains brésiliens. À la fin, nous arrivâmes au constat qu’il existerait une tension dans le jeu de forces qui mène aux représentations des personnages de type ‘fils’ et nous proposâmes une interprétation de ce que nous considérâmes comme un changement de la forme de représentation, qui s’éloignerait d’un topos de la filiation et se dirigerait vers un ethos de la filiation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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