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Título: Construção do Projeto Pedagógico Gira Mundo : correndo escolas e entendendo os mundos : reflexões críticas entre Bioética e Educação Pública
Autor(es): Silva, Mariana Siqueira
Orientador(es): Holanda, Marianna Assunção Figueiredo
Assunto: Educação pública
Interseccionalidade
Educação superior - acesso
Questões de gênero
Questões raciais
Data de publicação: 14-Out-2024
Referência: SILVA, Mariana Siqueira. Construção do Projeto Pedagógico Gira Mundo: correndo escolas e entendendo os mundos. Reflexões críticas entre Bioética e Educação Pública. 2024. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho versa sobre a construção do “Projeto Pedagógico Gira Mundo: correndo escolas e entendendo os mundos” através de reflexões bioéticas críticas sobre as lacunas de acesso de estudantes de escolas públicas às instituições de ensino superior públicas no Brasil. O objetivo principal desse trabalho foi trazer reflexões críticas sobre educação pública e a bioética. Foram utilizadas metodologias de revisão bibliográfica, pesquisa-ação e autoetnografia com a realização de dois grupos focais: um com estudantes do ensino médio e outro com professores do ensino fundamental, como instrumento de coleta de dados. Esta dissertação está dividida em três partes, a primeira é composta pela revisão bibliográfica e outros dados secundários: sobretudo estatísticas e publicações governamentais. O segundo momento trata das “Memórias de equívocos pedagógicos” que são relatos e experiências do cotidiano da vida da pesquisadora, também professora de escola pública, e é dividido em três textos: i) Olhando nos olhos da Ceilândia; ii) O Gira Mundo, as pombas giras e o Programa Mulheres Inspiradoras; iii) O Gira Mundo, o giro contracolonial e o Fórum Saúde e Sociedade. Por fim, a terceira parte é a “Boca que tudo fala” na qual constam os dados da pesquisa empírica realizada pelos grupos focais contendo as falas e as imagens produzidas por estudantes e professoras/es e está composta por quatro textos: i) Pode um estudante falar? ii) A revolta das bananadas; iii) Azkaban e os dementadores da educação: diálogos entre bioética narrativa e a saga de Harry Potter; iv) Necroeducação, sofrimento e políticas de morte. Como resultado temos “O corpo do Gira Mundo” que é a proposta de projeto pedagógico para ser apresentada e implementada em escolas públicas do Distrito Federal e entorno.
Abstract: This work addresses the development of the "Gira Mundo Pedagogical Project: running throughout schools and understanding worlds" through critical bioethical reflections on the gaps in the access of public school students to public higher education institutions in Brazil. Methodologies used include literature review, action research and autoethnography with the implementation of two focus groups: one with high school students and another with elementary school teachers, as data collection instruments. This dissertation is divided into three parts. The first consists of the literature review and other secondary data, especially statistics and government publications. The second part deals with the "Memories of pedagogical mistakes," which are accounts and experiences from the researcher's daily life, also a public school teacher, and is divided into three texts: i) Looking into Ceilândia’s eyes; ii) Gira Mundo, the pombas giras and the Inspiring Women Program; iii) Gira Mundo, the counter-colonial turn and the Health and Society Forum. Finally, the third part is the "Mouth that speaks everything," which contains data from the empirical research conducted by the focus groups, including all speeches and images produced by students and teachers, and consists of four texts: i) Can a student speak up?; ii) The revolt of the banana trees; iii) Azkaban and the dementors of education: dialogues between narrative bioethics and the Harry Potter saga; iv) Necroeducation, suffering and death policies." As an outcome, we have "The body of Gira Mundo," which is the proposal for a pedagogical project to be presented and implemented in public schools in the Federal District and surrounding areas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Bioética
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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