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2024_WallaceFabioRodriguesSantos_DISSERT.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMedina, Gabriel da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Wallace Fábio Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-10-14T15:50:38Z-
dc.date.available2024-10-14T15:50:38Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Wallace Fábio Rodrigues. O marketplace e os seus impactos no agronegócio: estudo de uma plataforma digital brasileira. 2024. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50575-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA disseminação generalizada da tecnologia da internet deu origem a uma nova modalidade econômica centrada em plataformas digitais que influenciou vários segmentos, dentre eles o agronegócio. Esta dissertação tem como objetivo identificar oportunidades para a comercialização de produtos oriundos do agronegócio em plataformas digitais. Para obtenção deste propósito, realizou-se primeiramente uma revisão da literatura com o uso da metodologia Prisma, englobando publicações nas bases de dados Web of Science (WoS), Scopus, Scielo, Science Direct e Periódicos Capes; em seguida, analisaram-se os dados dos vendedores (sellers) participantes do marketplace examinado e, posteriormente, efetuou-se uma pesquisa on-line com estas 1481 empresas e com 06 executivos que com compõem a direção do marketplace pesquisado, obtendo-se 162 respostas, amostra de 10,94% do público alvo. Nesta pesquisa com os sellers foram avaliadas cinco questões conceituais oriundas dos artigos revisados: (i) eliminação de intermediários, (ii) marketplace agropecuários no Brasil, (iii) vantagens competitivas dos marketplaces agropecuários, (iv) resistência aos marketplaces e (v) influência do capital externo). A análise do perfil dos sellers e as entrevistas efetuadas indicaram que existem particularidades nas vendas digitais, notadamente na comercialização de itens mais caros, como máquinas e equipamentos, uma vez que essas operações ainda despertam o interesse de um contato físico mais direto com o produto. O estudo ratificou que os marketplaces reduzem intermediários, encurtam as cadeias de negócios e melhoram os preços, confirmando as afirmações dos estudiosos de que a confiança é o maior fator limitador de vendas on-line e que o modelo convencional de comercialização está migrando de venda de produtos, isoladamente, para venda de serviços tecnológicos acoplados aos itens transacionados. Mais de 90% das vendas da plataforma analisada foram oriundas de máquinas e equipamentos agrícolas, sendo uma das poucas plataformas de comércio eletrônico especializadas nesse setor no mundo, o que a tornou uma referência na área pelo volume de vendas e por agregar em seu ambiente os principais fabricantes do mercado. Os resultados do estudo foram comunicados aos gestores do marketplace, os quais reconheceram a importância de concentrar ainda mais esforços na dinâmica de comercialização de máquinas agropecuárias, dada a vantagem competitiva única desenvolvida neste quesito pelo marketplace pesquisado, fato, até então, não observado em outras plataformas digitais semelhantes em diferentes países. Concluindo, além de referendar as constatações dos artigos da revisão literária, o estudo trouxe novas contribuições para o assunto ao separar o material existente em (i) 5 eixos temáticos, facilitando o entendimento das plataformas como diferencial competitivo; verificou que há uma (ii) réplica do perfil digital dos sellers com o modelo físico, onde cerca de 5 grandes marcas e/ou grupos econômicos, centralizam em torno de 80% das vendas, (iii) apurou os motivos que levam as empresas a ingressarem em um marketplace, percebeu (iv) o interesse corporativo nos dados da pesquisa com a descoberta de que uma plataforma nacional desenvolveu uma singularidade na venda digital de máquinas agropecuários e (v) trouxe evidências sobre a comercialização de produtos agropecuários em marketplace, temática ainda pouco explorada academicamente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO marketplace e os seus impactos no agronegócio : estudo de uma plataforma digital brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciospt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordMarketing no agronegóciopt_BR
dc.subject.keywordAgriculturapt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The widespread dissemination of internet technology gave rise to a new economic modality centered on digital platforms that influenced several segments, including agribusiness. This dissertation aims to identify opportunities for the commercialization of products from agribusiness on digital platforms. To achieve this purpose, a literature review was first carried out using the Prisma methodology, encompassing publications in the databases Web of Science (WoS), Scopus, Scielo, Science Direct and Periódicos Capes; then, data from sellers participating in the examined marketplace were analyzed and, subsequently, an online survey was carried out with these 1481 companies and with 06 executives who make up the management of the researched marketplace, obtaining 162 responses, sample of 10.94% of the target audience. In this survey with sellers, five conceptual questions arising from the reviewed articles were evaluated: (i) elimination of intermediaries, (ii) agricultural marketplace in Brazil, (iii) competitive advantages of agricultural marketplaces, (iv) resistance to marketplaces and (v) influence of external capital). The analysis of the sellers' profiles and the interviews carried out indicated that there are particularities in digital sales, notably in the sale of more expensive items, such as machines and equipment, since these operations still arouse the interest in more direct physical contact with the product. The study confirmed that marketplaces reduce intermediaries, shorten business chains, and improve prices, confirming scholars' assertions that trust is the biggest limiting factor for online sales and that the conventional marketing model is migrating from selling products, separately, for the sale of technological services coupled to the items transacted. More than 90% of the sales of the analyzed platform came from agricultural machinery and equipment, being one of the few e-commerce platforms specialized in this sector in the world, which made it a reference in the area due to its sales volume and for adding to its environment the main manufacturers on the market. The results of the study were communicated to the marketplace managers, who recognized the importance of concentrating even more efforts on the dynamics of commercialization of agricultural machinery, given the unique competitive advantage developed in this regard by the researched marketplace, a fact, until then, not observed in other similar digital platforms in different countries. In conclusion, in addition to endorsing the findings of the literary review articles, the study brought new contributions to the subject by separating the existing material into (i) 5 thematic axes, facilitating the understanding of platforms as a competitive differentiator; verified that there is a (ii) replica of the sellers' digital profile with the physical model, where around 5 large brands and/or economic groups, centralize around 80% of sales, (iii) investigated the reasons that lead companies to joining a marketplace, noticed (iv) the corporate interest in the research data with the discovery that a national platform developed a uniqueness in the digital sale of agricultural machinery and (v) brought evidence on the commercialization of agricultural products in the marketplace, a topic still little explored academically.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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