http://repositorio.unb.br/handle/10482/50542
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueira, Anie Caroline Afonso | - |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Pescatori Candido da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T12:50:59Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09T12:50:59Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIRA, Anie Caroline; PESCATORI, Carolina. Tawá-Tinga: o rio, a cidade e a onça: resistência cultural das mulheres do Mercado Sul em Taguatinga, Brasília. In: ANDRÉ, Paula (ed.). (2024). Antologia de Ensaios. Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. X Seminário de Investigação, Ensino e Difusão. Lisboa: DINÂMIA’CET-IUL, 2024. p. 51-62. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/32388. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50542 | - |
dc.description.abstract | O Mercado Sul é uma ocupação cultural que remonta a construção de Brasília e é constituída de pessoas que reivindicam os saberes ancestrais dos seus antepassados negros, nordestinos e indígenas que vieram em 1956 para construir a nova Capital. O objetivo é demonstrar a existência de vestígios da cultura material sertaneja como uma insurgência urbana que compõe a vida cotidiana na cidade, por meio da peça de Teatro Tawá-Tinga: O rio, a cidade e a onça. Sabemos o quanto a historiografia oficial tende a contar a história das periferias urbanas a partir das ausências- daquilo que não há nos territórios- numa perspectiva que reduz a experiência diversa e rica da vida cotidiana a um fracasso em termos de produção do espaço urbano cotidiano e coletivo. O método de pesquisa se dá em duas instâncias, a saber: 1) explicar as sobrevivências da vida cotidiana das cidade ; 2) colocando o foco sobre o âmbito da reprodução social (que problematiza e explica como o trabalho de cuidado da classe trabalhadora foi historicamente generificado e atribuído às mulheres adotar a abordagem de Lélia Gonzalez, que nos mostra os modos de trabalho impostos compulsoriamente às mulheres pretas e pardas. O argumento principal do artigo, desenvolverá as seguintes relações, está estruturado em 2 partes: 1) o conceito de sertão em Clóvis Moura e o Mercado Sul enquanto uma ocupação cultural insurgente; 2) o espetáculo da Onça Yayá, a Casa Moringa e as mulheres brincantes. A possível conclusão é a de que a produção cultural do Distrito Federal periférico, a maioria da cidade que compõe a Brasília metropolitana, é constituída das ruínas do processo colonial, da destruição dos povos quilombolas e originários e da sua sobrevivência nos traços culturais que constituem a identidade em disputa do que é ser brasiliense. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | DINÂMIA’CET-IUL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tawá-Tinga : o rio, a cidade e a onça : resistência cultural das mulheres do Mercado Sul em Taguatinga, Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taguatinga (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Insurgência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10071/32388 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
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