Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Jaime Gonçalves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimentel, Luciana Sofia França Caldas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T18:54:49Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T18:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-23 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Luciana Sofia França Caldas. Estratégias educativas para a elaboração de projetos de Arquitetura e Urbanismo a partir das habilidades da autoconsciência: um estudo multimétodo. 2024. 197 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50505 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa e avalia o ensino-aprendizagem nas atividades de projeto a partir
da aplicação de técnicas para desenvolvimento das habilidades da autoconsciência (HAuto).
Compreende-se que a autoconsciência é um processo mental estável o suficiente para ser visto
como uma expressão pessoal (FENIGSTEIN, SCHEIER, & BUSS, 1975). Sob esta
abordagem é apresentada uma intervenção nas atividades de ensino-aprendizagem, em
especial aos exercícios de projeto e nos momentos de desenvolvimento para elaboração de
projeto de arquitetura e urbanismo com a utilização das habilidades da autoconsciência
(HAuto), destacando três: o autoconhecimento, a Teoria de Mente (ToM) e a percepção visual.
Esta pesquisa é de natureza qualitativa e comparativa, classificada como um quaseexperimento, em que é utilizado a medida de testagem T conforme sugerido por Shadish,
Cook e Campbell (2002) e em dois tempos T1 e T2, pré e pós teste (CRESWELL, 2010).
Além de comparar o resultado entre dois grupos, um grupo experimental e o outro grupo de
controle, através da Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R, Scheier & Carver, 1985),
houve cruzamento dos dados em que foi utilizado a entrevista semiestruturada nas equipes de
estudantes do grupo experimental e avaliação de professores externos sobre os projetos finais
de ambos os grupos (experimental e de controle). Parte da premissa que investigar as
atividades de projeto nas disciplinas tronco dos cursos de AU levanta questões acerca da
amplificação e qualidade para a formação do estudante e para a capacitação do professor.
Após a coleta e cruzamento dos dados concluiu-se que a EAC-R e a avaliação dos professores
externos não possibilitaram verificar a hipótese, mas indicou a possibilidade de elaboração de
uma escala de avaliação direcionada para estudantes de AU que estejam utilizando as HAuto
em seus projetos. As análises da entrevista semiestruturada foram positivas o que sugere que
as HAuto utilizadas no desenvolvimento de projeto de AU pode ampliar a formação dos
estudantes e a capacitação dos professores de projeto de AU. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estratégias educativas para a elaboração de projetos de Arquitetura e Urbanismo a partir das habilidades da autoconsciência : um estudo multimétodo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura - projetos e plantas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expressão corporal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia socialTeoria da mente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work analyzes and evaluates teaching-learning in project activities based on the
application of techniques for developing self-awareness skills (HAuto). It is understood that
self-awareness is a mental process stable enough to be seen as a personal expression
(FENIGSTEIN, SCHEIER, & BUSS, 1975). Under this approach, an intervention is presented
in teaching-learning activities, especially in design exercises and in moments of development
for the elaboration of architectural and urban planning projects using the skills of selfawareness (HAuto), highlighting three: self-knowledge, Theory of Mind (ToM) and visual
perception. This research is qualitative and comparative in nature, classified as a quasiexperiment, in which the testing measure T is used as suggested by Shadish, Cook and
Campbell (2002) and in two times T1 and T2, pre and posttest (CRESWELL , 2010). In
addition to comparing the results between two groups, one experimental group and the other
control group, using the Revised Self-Consciousness Scale (EAC-R, Scheier & Carver, 1985),
data was crossed using semi-structured interviews in the teams of students from the
experimental group and evaluation by external teachers on the final projects of both groups
(experimental and control). It starts from the premise that investigating project activities in the
core disciplines of AU courses raises questions about amplification and quality for student
training and teacher training. After collecting and crossing the data, it was concluded that the
EAC-R and the evaluation of external teachers did not make it possible to verify the
hypothesis, but indicated the possibility of developing an evaluation scale aimed at AU
students who are using HAuto in their projects. The analyzes of the semi-structured interview
were positive, which suggests that the HAuto used in the development of AU projects can
expand the training of students and the training of teachers in AU projects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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