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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNavarro, Luciana Jobim-
dc.contributor.authorSilva, Hiago Lacerda da-
dc.contributor.authorMendonça, Mariana Carvalho-
dc.contributor.authorLima, Samara Ramalho Menezes-
dc.date.accessioned2024-10-02T15:02:35Z-
dc.date.available2024-10-02T15:02:35Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationNAVARRO, Luciana Jobim et al. Brasília entre o real e a ficção: a fotografia como ferramenta historiográfica para uma outra história da cidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP, 5., 2023, Brasília - DF, Brasil. Anais [...]. Lisboa: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 2024. p. 779-792. Tema: Proximidades Distantes, v. 2. Disponível em: https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/PNkUBSAq6Pqt4Q4. Acesso em: 02 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50501-
dc.description.abstractA pesquisa toma corpo a partir da disponibilização do acervo fotográfico do Arquivo Público do DF, como parte do projeto Repositório Digital e inicia-se enquanto pesquisa documental, a partir da fonte primária, a imagem, se desenvolvendo enquanto pesquisa exploratória. Utilizando os dois níveis da leitura fotográfica sugeridos por Miriam Manini (2002), da conotação e da denotação, se identificam diferentes recortes para contar as histórias da construção de Brasília a partir das relações sociais que aparecem na organização do trabalho reprodutivo e que se contrapõem à cidade formal comumente retratada, objetivando assim, um escovar a história a contrapelo (Benjamin, 1987), centralizado no estudo da imagem para uma historiografia crítica da cidade. Novas tecnologias tornam cada vez mais acessíveis os diversos acervos e nesse contexto, as fronteiras entre realidade e ficção se tornam ainda mais tênues na história baseada em imagens. Nesse contexto, temos uma história da construção de Brasília geralmente reconhecida pela magnitude do projeto político de Kubitschek e das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Essa história se materializa em imagens que se consolidam no imaginário coletivo e, nessa escolha historiográfica, verifica-se o recorte contextual de uma realidade social que se apresenta centrada em figuras masculinas. No teatro da memória, as mulheres são uma leve sombra (Perrot, 1991) e investigar suas histórias a partir de ferramentas apropriadas para a análise dos acervos fotográficos, é possibilitar um novo olhar sobre a sua participação ativa na construção da cidade símbolo do modernismo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAcademia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBrasília entre o real e a ficção : a fotografia como ferramenta historiográfica para uma outra história da cidadept_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

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