Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Garcia, Gehysa Lago | - |
dc.contributor.author | Bomfim, Vanessa Martins Farias Alves | - |
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T15:31:54Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T15:31:54Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Gehysa Lago; BONFIM, Vanessa Martins Farias Alves; SOUZA, Rodrigo Matos de. As narrativas (auto)biográficas como Pedagogia de Resistência. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE METODOLOGÍA DE LAS CIENCIAS SOCIALES, 8., 2023, Salto, Uruguay. Actas […]. Disponível em: https://memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.17278/ev.17278.pdf. Acesso em: 30 set. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50475 | - |
dc.description.abstract | O artigo propõe o uso de narrativas (auto)biográficas na formação de docentes que atuam na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) em prisões, como uma estratégia de reflexão sobre o ofício
docente em ambientes desafiadores para a educação emancipadora. Essas narrativas permitem
que os participantes compartilhem suas experiências de aprendizado, promovendo uma
compreensão mais profunda do conhecimento e criando um ambiente colaborativo para
compartilhar e ressignificar experiências. No artigo, também se discute a importância de ouvir
e valorizar as histórias daqueles que foram silenciados, especialmente em contextos de privação
de liberdade, permitindo-lhes pensar em uma atuação como protagonistas e não como
reprodutores de uma epistemologia hegemônica e excludente. Isso permite uma análise crítica
das respostas trazidas pelas informantes, no questionário e na entrevista narrativa que
participaram, como reflexos de processos sociais e históricos mais amplos, bem como uma
reflexão sobre a construção da identidade e do poder nas narrativas (auto)biográficas no
processo formativo. Em última análise, a (auto)biografia é apresentada como uma formação
para a resistência que promove a humanização, a libertação e a emancipação em contextos que
tendem a esquecer o lado subjetivo e social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As narrativas (auto)biográficas como Pedagogia de Resistência | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas (auto)biográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Populações vulneráveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação emancipadora | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC SA) Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.description.abstract1 | El artículo propone el uso de narrativas (auto)biográficas en la formación de docentes que
trabajan en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en prisiones como una estrategia de
reflexión sobre el trabajo docente en entornos desafiantes para la educación emancipadora.
Estas narrativas permiten que los participantes compartan sus experiencias de aprendizaje,
fomentando una comprensión más profunda del conocimiento y creando un ambiente
colaborativo para compartir y resignificar experiencias. En el artículo también se discute la
importancia de escuchar y valorar las historias de aquellos que han sido silenciados,
especialmente en contextos de privación de libertad, permitiéndoles pensar en un rol como
protagonistas y no como reproductores de una epistemología hegemónica y excluyente. Esto
permite un análisis crítico de las respuestas proporcionadas por las informantes, tanto en el
cuestionario como en la entrevista narrativa en la que participaron, como reflejos de procesos
sociales e históricos más amplios, así como una reflexión sobre la construcción de la identidad
y el poder en las narrativas (auto)biográficas en el proceso formativo. En última instancia, la
(auto)biografía se presenta como una formación para la resistencia que promueve la
humanización, la liberación y la emancipación en contextos que tienden a olvidar el lado
subjetivo y social. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | - |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | - |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
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