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Título: Corporeidade e sensibilização ecológica : uma pesquisa vivencial com crianças e adolescentes
Autor(es): Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
Orientador(es): Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto: Corporeidade
Educação ambiental
Transdisciplinaridade
Crianças e adolescentes
Data de publicação: 26-Set-2024
Referência: PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de. Corporeidade e sensibilização ecológica: uma pesquisa vivencial com crianças e adolescentes. 2024. 230 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é uma concepção político-pedagógica necessária no tempo presente caracterizado por uma forte crise ambiental e, acima de tudo, por uma crise de valores. Ela foi problematizada na perspectiva da Ecologia Humana (EH) em interação com a Psicologia Ambiental (PA). O presente trabalho defende a coexistência de todas as formas de vida e a interdependência das dimensões individual, social e ambiental, destacando a corporeidade como um aspecto basilar para a formação de um ser humano ecológico. Neste sentido, vislumbramos que a experiência corporal possa colaborar para a reconexão do ser humano com a natureza. Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um projeto de intervenção transdisciplinar, baseado em experiências corporais, para promover a sensibilização ecológica de crianças e adolescentes de uma escola da rede municipal de Educação da cidade de AnápolisGO, por meio da conectividade com a natureza e dos valores ecológicos. Foi realizado um survey diagnóstico com os estudantes de duas turmas de quarto ano e de duas turmas do quinto ano do ensino fundamental que tinham entre 10 e 13 anos de idade (N = 103), constituindo uma amostra de 48,5% do sexo masculino e de 51,5% do feminino, com média de idade de 10,5 anos (σ = 0,81). O survey foi composto por um questionário de variáveis sociodemográficas e de perguntas abertas e por duas escalas: Conectividade com a natureza (INS) e Valores para Préadolescentes (EVP). Inicialmente, os resultados apontaram que os estudantes da turma 5° ano II obtiveram menor média dos valores de autotranscendência entre as turmas (4,07), sendo selecionada para participar das intervenções pedagógicas na segunda etapa da pesquisa. Para promover a sensibilização ecológica foram realizadas oficinas corporais em parques públicos e em espaço arborizado da escola investigada. Participaram 20 estudantes da etapa interventiva. Os principais resultados sugerem que as oficinas colaboraram, em relação aos educandos, para: possíveis aprendizados para zelar em grupo da natureza; comportamentos de cuidado e de defesa pela natureza; sensações e sentimentos positivos sentidos ao estarem em ambientes naturais, tais como paz, tranquilidade, felicidade e liberdade. Em acréscimo, os resultados ressaltaram a necessidade do fortalecimento das experiências corporais em ambientes naturais, com um aumento do número de ações, para favorecer os processos sensibilizadores, uma vez que os valores e a conectividade com a natureza são estruturas cognitivas profundas que requerem maior impacto para uma mudança substancial.
Abstract: Environmental Education (EA) is a necessary political-pedagogical conception in the present time characterized by a strong environmental crisis and, above all, by a crisis of values. It was problematized from the perspective of Human Ecology (EH), in an interaction with Environmental Psychology (AP). This research defends the coexistence of all forms of life and the interdependence of individual, social and environmental dimensions, emphasizing corporeality as a fundamental aspect for the formation of an ecological human being. In this sense, we see that bodily experience can contribute to the reconnection of human beings with nature. This research aimed to develop a transdisciplinary intervention project, based on bodily experiences, to promote the ecological awareness of children and adolescents of a school in the municipal education network in the city of Anápolis-GO, through connectivity with nature and ecological values. A diagnostic survey was carried out with students from two fourth-year classes and two fifth-year classes of elementary school who were between 10 and 13 years old (N=103), constituting a sample of 48.5% male and 51.5% were female, with average age of 10.5 years (σ = 0.81). The survey consisted of a questionnaire of sociodemographic variables and open questions and two scales: Connectivity with nature (INS) and Values for Preadolescents (EVP). Initially, the results showed that students from the 5th year II class had the lowest average self-transcendence values between the classes (4.07), being selected to participate in the pedagogical interventions in the second stage of the research. To promote ecological awareness, body workshops were realized in public parks and in wooded areas of the investigated school. 20 students participated in the intervention stage. The main results suggest that the workshops contributed, in relation to the students, to: possible learning to take care of nature in groups; behaviors of care and defense for nature; positive sensations and feelings felt when being in natural environments, such as peace, tranquility, happiness and freedom. In addition, the results evidence the necessity to strengthen bodily experiences in natural environments, with an increase in the number of actions, to benefitsensitizing processes, since values and connectivity with nature are deep cognitive structures that require greater impact for substantial change.
Resumen: La Educación Ambiental (EA) es una concepción político-pedagógica necesaria en la actualidad caracterizada por una fuerte crisis ambiental y, sobre todo, por una crisis de valores. Fue problematizado desde la perspectiva de la Ecología Humana (HE), en interacción con la Psicología Ambiental (AP). Esta obra defiende la convivencia de todas las formas de vida y la interdependencia de las dimensiones individual, social y ambiental, destacando la corporalidad como aspecto fundamental para la formación de un ser humano ecológico. En este sentido, vemos que la experiencia corporal puede contribuir a la reconexión del ser humano con la naturaleza. Esta investigación tuvo como objetivo desarrollar un proyecto de intervención transdisciplinario, basado en experiencias corporales, para promover la conciencia ecológica de niños y adolescentes de una escuela de la red educativa municipal de la ciudad de AnápolisGO, a través de la conectividad con la naturaleza y los valores ecológicos. Se realizó una encuesta diagnóstica a estudiantes de dos promociones de cuarto año y dos promociones de quinto de primaria que tenían entre 10 y 13 años (N=103), constituyendo una muestra de 48.5% hombres y 51.5% mujeres. , con una edad media de 10,5 años (σ = 0,081). La encuesta estuvo compuesta por un cuestionario de variables sociodemográficas y preguntas abiertas y dos escalas: Conectividad con la naturaleza (INS) y Valores para Preadolescentes (EVP). Inicialmente, los resultados mostraron que los estudiantes de la promoción de 5to año II tuvieron los valores promedio de autotrascendencia más bajos entre las clases (4,07), siendo seleccionados para participar de las intervenciones pedagógicas en la segunda etapa de la investigación. Para promover la conciencia ecológica, se realizaron talleres corporales en parques públicos y en zonas boscosas de la escuela investigada. En la etapa de intervención participaron 20 estudiantes. Los principales resultados sugieren que los talleres contribuyeron, en relación con los estudiantes, a: posible aprendizaje del cuidado de la naturaleza en grupo; conductas de cuidado y defensa de la naturaleza; sensaciones y sentimientos positivos que se sienten al estar en entornos naturales, como paz, tranquilidad, felicidad y libertad. Además, los resultados resaltaron la necesidad de fortalecer las experiencias corporales en ambientes naturales, con un aumento en el número de acciones, para favorecer procesos de sensibilización, ya que los valores y la conectividad con la naturaleza son estructuras cognitivas profundas que requieren de mayor impacto para un cambio sustancial.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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